sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

SAÚDE E EQUILÍBRIO - DICAS TERAPÊUTICA - Substância da amora preta pode curar leucemia. A amora preta também é efetiva na luta contra outros tipos de câncer, como o de cólon, de próstata e esôfago.

Substância da amora preta pode curar leucemia

Substância-da-amora-preta-pode-curar-leucemia2.jpg
Com a descoberta desta substância da amora que pode curar a leucemia, espera-se encontrar um tratamento não tóxico para este tipo de câncer. O estudo foi realizado pela University of Pittsburgh, School of Medicine, e publicado no respeitado periódico americano, Journal of Biological Chemistry.
Para a leucemia, há duas alternativas. Ou se faz o transplante da medula óssea, ou se recorre ao tratamento feito através de radiação e quimioterapia, onde há o efeito colateral de que os tecidos saudáveis do organismo acabam danificados.
O autor da pesquisa, Xiao-Ming Yin, médico Ph.D., especialista em diagnósticos (como o Dr House, da série), conta que para fazer o experimento foram isoladas substâncias da amora preta, e, basicamente, observado seu efeito sobre as células cancerígenas, tanto da leucemia, quanto do linfoma.
A reação identificada foi a morte de metade das células no tumor em cerca de 18 horas. Duplicando a dose, a ação foi fatal.
Substância-da-amora-preta-pode-curar-leucemia3.jpg
A substância usada pela equipe de pesquisadores foi a antocianidina, uma espécie de flavonoide solúvel em água. É este flavonoide o responsável pela cor dos vegetais e frutas, e o que atrai as abelhas para as plantas, sendo abundante na amora.
O resultado do estudo tem maior relevância em relação a pesquisas anteriores porque, desta vez, conseguiu-se comprovar que este flavonoide ataca somente as células que fazem parte do tumor, deixando as saudáveis intactas. O médico comentou que este resultado traz uma nova luz para a comunidade científica, e vai proporcionar uma abordagem totalmente nova para o tratamento da leucemia e do linfoma.
A leucemia ocupa cerca de 2% dos casos de câncer no Brasil. Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer, o INCA, a estimativa é de que mais de 5 mil casos tenham surgido a cada ano desde 2009.
A amora preta também é efetiva na luta contra outros tipos de câncer, como o de cólon, de próstata e esôfago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário