quarta-feira, 30 de outubro de 2013

DICAS TERAPÊUTICAS - Sementinha do bem. Os benefícios da Chia

Sementinha do bem. Os benefícios da Chia

" O médico do futuro não dará medicamentos mas envolverá os pacientes no cuidado da constituição física e da dieta e na causa e prevenção das doenças" Thomas Edison

Em todo esse processo, gradualmente estou adotando hábitos e vontades de alimentos diferentes e que estão aí pra ajudar na eliminação das gordurinhas, na aceleração do metabolismo e na busca por uma alimentação mais saudável. 

Um desses "alimentos" que tenho usado bastante é a Chia, Pelo excelente conteúdo nutricional, a chia ganhou a atenção de pesquisadores do mundo inteiro e entrou na dieta das pessoas que se preocupam com a boa forma física e a perda de peso. Conheça alguns dos seus benefícios:

– É grande aliada nas dietas de emagrecimento ou na manutenção do peso ideal, por ser fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso  no estômago, tornando a digestão mais lenta e  resultando num aumento de saciedade. Isso favorece uma melhor seleção dos alimentos nas refeições seguintes, bem como redução nas quantidades, uma vez que reduz apetite.

– Tem compostos bioativos com forte ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e também resultam no desenvolvimento de algumas doenças.

– Combate a constipação, ajudando com a boa saúde intestinal, isso também pela quantidade de fibras que fornece.

– A presença do ômega 3 também faz com que a chia seja um bom alimento para a saúde cerebral, já que esses ácidos graxos poli-insaturados são componentes da estrutura das células nervosas, podendo também melhorar a memória, reduzir a ansiedade e depressão.

– Ajuda a melhorar a resistência e rendimento de atletas, além da recuperação muscularno pós treino, isso por causa da presença de proteínas vegetais, ômega 3 e também a presença de minerais que são perdidos pelo suor.

Agora que você também já sabe os benefícios, que tal uma receitinha de uma vitamina diferente pro lanche da tarde usando a Chia?

Vitamina de Uva
Ingredientes:
200 ml de suco de uva integral 
50 ml de água
1 colher de sopa de chia
2 colheres de sopa de iogurte grego

Modo de preparo:
Hidrate a chia no suco de uva por 20 minutos.
Acrescente o restante dos ingredientes, bata no mixer ou liquidificador e delicie-se!



A chia pode ser encontrada em lojas de produtos naturais a granel ou supermercados. Estão disponíveis à venda em forma de sementes, farinha ou 
óleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário