Meditação Ch’an
A Meditação é um sistema milenar de purificação mental, praticado por várias tradições, em várias épocas e lugares. A Meditação Ch’an, praticada e ensinada pelo Buda Shakyamuni, tem suas raízes na Índia. Bodhidharma, monge budista, ao deixar a Índia em direção à China, no séc. VI d.C., para ensinar o Dharma, tornou-se o primeiro patriarca Ch’an nesse país e levou com ele a prática da Meditação.
A Meditação Ch’an nos permite afrontar todas as tensões e problemas da vida de maneira calma e equilibrada. A prática contínua da Meditação é capaz de eliminar as tensões que vão se desenvolvendo na vida diária, desfazendo os nós que foram atados por nosso velho hábito de reagir de forma desequilibrada tanto às situações negativas, quanto às positivas.
Meditar é uma maneira de fugir da pressão do dia-a-dia?
A Meditação é uma experiência de viver a vida na sua plenitude, não importando se é dolorosa ou prazerosa.
É abraçar a realidade e mergulhar tão profundamente no ato de viver, rompendo a barreira dos desejos materialistas.
A Meditação Ch’an é um treinamento com a finalidade de absorver a realidade, as dificuldades e o estresse do dia-a-dia, vivenciando plenamente a vida, tentando resolver seus problemas.
Ch’an não é uma tentativa de fuga da pressão do cotidiano, nem de disfarçar as dificuldades que surgem, é um aprendizado, um ShiouHsing, de observar como nosso comportamento reage a obstáculos e como somos, aceitando-nos para fazermos a transformação definitiva.
Meditar é só para religiosos? Meditar é religião?
Meditação não é religião, nem é só para religiosos, mas a figura do Mestre no Oriente é muito comum entre os monges ou sábios e eles são muito reverenciados por serem representantes de instituições, templos ou escolas de artes marciais, de pintura, escultura e de filosofia.
Sobretudo no costume oriental a imagem de Mestre, Shi Fu, é de alguém que indica o caminho que você deve seguir e não na figura de pai bondoso que te dá conforto e proteção.
E se eu descobrir que minha vida está errada? A Meditação é perigosa? Pode mudar a nossa vida? O que faço com o medo?
Tudo na vida é perigoso e cheio de riscos.
Viver é perigoso.
Dirigir na rua, voar de avião , viajar no mar é arriscado. Mesmo em casa você pode tropeçar e cair.
Tudo na vida envolve riscos, de sincronicidade condicional e causa e efeito, o YingUen.
Muitas vezes emoções encobertas por muitos anos podem provocar o medo de perder o controle, incapacidade de se defender, a mudança drástica do rumo de nossa vida.
O Ch’an é um processo suave e gradual que corrige devagar o rumo da nossa vida, que traz conscientização sobre nossa verdadeira natureza e realidade.
Entretanto, se quiser acelerar o processo de transformação, é conveniente buscar orientação individual.
Meditação é uma técnica de relaxamento?
Uma das conseqüências da Meditação Ch’an é um estado de relaxamento e tranqüilidade da Mente.
O relaxamento das tensões do cotidiano, a dissolução do stress e das mágoas do nosso coração são resultados perceptíveis.
Mas a proposta do Ch’an vai mais além.
Ch’an é Iluminação, a compreensão da vacuidade,a libertação do Ego.
É caminho de interiorização, da atentividade.
Na realidade, há procedimentos de relaxamento que enfocam a concentração da Mente, e a conduzem a repousar num objeto, numa imagem ou num tipo de pensamento.
Se a prática for adequada, o Meditante consegue tranqüilidade e paz interior muito grande, podendo atingir o êxtase
É por aqui que a maioria dos outros sistema ou técnicas estacionam e não avançam mais.
Meditação é entrar em transe?
Talvez em outros tipos de Meditação, mas não se aplica à Meditação Ch’an, ao treinamento Ch’an, ao ShiouHsing.
É uma interiorização, uma focalização para dentro do nosso Self, por isso não é hipnose, nem obliteração da Mente, muito menos, dispersão dos sentidos.
No ShiouHsing, nossa consciência se torna mais nítida e límpida, temos maior controle sobre as alterações emocionais do dia-a-dia, nos tornamos mais precisos e perspicazes.
Na auto-sugestão ou hipnose, a pessoa está sobre controle do outro, e como no Ch’an ocorre uma profunda observação de si, a pessoa fica sobre seu próprio controle, em estado de Kuang (atentividade).
Entretanto, se durante a Meditação você perder o controle ou sentidos, é porque não está treinando de acordo com a definição do sistema Ch’an.
Ch’an é o cultivo da atentividade e da observação da própria interiorização.
Meditação significa isolamento, afastar-se do mundo materialista?
Aparentemente, o Meditante está isolado, passando horas sozinho, ele e a sua almofadinha, fugindo da realidade.
Será que ele não deveria estar fazendo obras de caridade, ajudando vítimas da guerra, vítimas da fome e v’timas do capitalismo selvagem, não deveria estar cuidando dos velhos e das crianças abandonadas?
O Meditante não está isolado e nem quer fugir do mundo materialista.
Ele está motivado pelo ShiouHsing, que significa purificar-se e harmonizar-se; sua vontade é Mahayana, o grande Veículo de travessia do sofrimento humano.
Mas antes de partir para obras sociais ou ajudar o próximo, o Meditante precisa controlar seu Ego, assim suas atitudes não se transformarão em ampliação do próprio prestígio e poder do Objeto Referência em ação.
O propósito do Meditante é dissolver da sua Mente sentimentos difíceis como desejo, rancor, impulso, preconceito, mágoa, lassidão.
Trabalhar duro na Meditação para conseguir abandonar a cobiça, a insensibilidade e o medo.
Enquanto não se desprender desses sentimentos primitivos, os empreendimentos feitos para os outros, muitas vezes, se transforma em negócio próprio.
Meditação favorece nobreza de pensamento e atitude sublime?
Não, a Meditação Ch’an não traz nenhum tipo de pensamento nobre ou sublime,Ch’an é a própria nobreza.
Existem alguns sistemas de Meditação de contemplação que focalizam a nobreza de atitude e nobreza de espírito como objetivo.
Na linhagem Ch’an, a nobreza de espírito e atitude são apenas um meio, não são finalidade.
Não podemos evitar que esses pensamentos apareçam, mas também não podemos nos apegar a eles.
Ch’an é prática, é ShiouHsing, apenas isso, nada mais.
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