terça-feira, 13 de agosto de 2013

SE LIBERTANDO - Culpas & Doenças 1

Culpas & Doenças 1


-CULTURA E RELIGIÃO  CENTRADAS NA CULPA E PUNIÇÃO
-FALTA DE COMPREENSÃO DE SI MESMO
-TENTATIVA DE SUFOCAR O EU-ESPIRITUAL

Dentro do processo de "manter-se em equilíbrio" interior, que é o mínimo necessário, para que possamos almejar viver bem e produtivamente, precisamos urgentemente pararmos de remoer culpas. Nossa mente nos coloca no banco dos réus e a mensagem "culpado" passa a irradiar constantemente bombardeando nossas estruturas: psíquica, emocional, energética e biológica, provocando silenciosamente um grande estrago.
Esse estrago vai de angústias a doenças. De uma enxaqueca a um tumor. Precisamos prestar muita atenção às doenças frequentes, repititivas e de difícil diagnóstico e tratamento.
Uma definição para "sentimento de culpa", quando se viola a consciência moral pessoal (ou seja, quando pecamos e erramos), surge o sentimento de culpa. E o que dizer de uma cultura que criou uma moral encima do pecado e da punição?
O sentimento de culpa, a severidade do superego, é, portanto, o mesmo que a severidade da consciência. É a percepção que o ego tem de estar sendo vigiado dessa maneira, a avaliação da tensão entre os seus próprios esforços e as exigências do superego. É o ponto-chave do texto "Mal estar na civilização" de Sigmund Freud.

Culpa é o sentimento de ser indigno, mau, ruim. A culpa é o resultado de muita raiva guardada que se volta contra nós mesmos.
Raiva + mágoas reprimidas = culpa = auto punição
Esse sentimento que corrói nossa alma e que muitas vezes nos impede de sermos felizes, e a auto punição pode se manifestar através de doenças no corpo físico, de estados emocionais de infelicidade, de sentimentos de inadequação e de não merecimento. Uma insatisfação existencial generalizada.
Quem sente culpa, sente-se observado. Auto pune-se por que auto julga-se em relação as leis -Naturais gravadas em seu coração (Consciência):
"Estabelecerei com a casa de Israel uma aliança nova [...] Hei-de imprimir as minhas leis no seu espírito e gravá-las-ei no seu coração. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo" (Heb 8, 8-10) 
Admitamos ou não, nossa natureza Divina, tem a Lei natural, a Moral natural, gravada no mais profundo do nosso ser, e nos julgamos a cada instante perante ela.
Quanto mais andarmos em paz com essa "consciência divina", em maior equilíbrio viveremos, ou ao contrário, em verdadeiro inferno viveremos.
Observe que tudo isso se manifesta em forma de:
- Preocupação excessiva com a opinião dos outros, como que estivéssemos sendo observados de dentro para fora.
- Sente-se mal quando recebe algo de bom, em todos os níveis, pois não sente merecedor. Isso vai desde o nível afetivo, trabalho, estudos e etc. Nada merecemos e e nada pode dar certo, justamente como autopunição, nos transformamos em auto-sabotadores.
Isso explica o por que de tudo começar a dar certo na vida depois que determinadas pessoas passam a se dedicar à determinadas religiões e seus preceitos com seriedade: Elas sentem-se justificadas e se perdoam.

- Sente-se rejeitado, impuro, indigno, mesmo que inconscientemente, auto-sabotando situações e perspectivas.
- Geralmente se pune ficando doente, ou sendo vítima frequente de acidentes, ou seja, auto punições constantes;
- Necessidade em agradar, para compensar suas culpas.
Neste aspecto até a caridade perde o sentido, pois não é feita pelo "outro", mas para si mesmo. Funciona sim como terapia, pois ao fazer sente-se justificada.
-Baixa auto estima e falta de amor próprio, na realidade, no mais profundo de si mesmo, se detesta, se rejeita.
A culpa pode ser gerada pela ignorância, pela forma errada de compreender o sentido do que ocorre na vida ou por opções que afrontam a si mesmo, e as consequências são inevitáveis.
Os dois pilares da formação da culpa são:
1-Moral Religiosa ( pecado)
2-Sexo (impureza)
Procure ter a consciência exata da origem do seu sentimento de culpa. Explore um pouco mais sobre o que gerou em você a culpa. Comece perguntando-se: O que me faz sentir culpa? De não ter sido amado? Ter sido rejeitado, abandonado? Ter acreditado que recebia amor, quando na verdade  recebia apenas o que acreditava ser amor? Ter sido vítima de maus tratos e abuso sexual ainda criança? Terem me ocultado a verdade, o que me obrigou a acreditar e conviver com a mentira? De não ter sido amado? 
Consequências da culpa
- Auto punição;
- Medo;
- Sofrimento;
- Remorso;
- Estagnação;
- Doença - segundo alguns estudos, a culpa está presente em praticamente a maioria das pessoas portadoras de câncer;
- Tristeza/depressão;
- Submissão;
- Prisão emocional;
- Solidão;
- Dificuldade em impor limites, dizer não;
- Fuga através do álcool, drogas;
- Compulsão alimentar;
- Conflitos internos e nas relações ;
- Dificuldade em sentir prazer;
- Destruição da auto estima e amor-próprio.
As consequências da culpa são muitas, isso ocorre porque com a culpa está sempre presente a necessidade, ainda que inconsciente, de autopunição. É certo que a culpa pode ser um sinal de alerta sobre falta de limite e respeito pelo outro; ou a indicação que é preciso mudar algum padrão de comportamento. Caso contrário, poderá continuar machucando aqueles que lhes são mais caros e a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário