sexta-feira, 26 de abril de 2013

O PODER DOS SIMBOLOS DO REIKI

SIMBOLOS DO REIKI


O entendimento sobre os símbolos do Reiki se desenvolveu a partir de múltiplas fontes de diferentes caminhos de busca, assim como de experiências de trabalho com eles por muitos mestres. Durante este tempo, foi refletido sobre os símbolos a partir de perspectivas metafísicas e também científicas e examinadas bem de perto as experiências pessoais de cada um, bem como aquelas relatadas por estudantes e outras pessoas que os experimentaram. Também houve dialogo com aqueles dotados de grande intuição e clarividência sobre o que eles vivenciaram quando os símbolos do Reiki eram usados e como eles perceberam esse trabalho.


A descrição a seguir é baseada em como os símbolos do Reiki atuam: os símbolos do Reiki atuam num plano transcendental diferentemente de muitos símbolos em outros contextos. Freqüentemente a finalidade de símbolos não associados ao Reiki é de trazer informações. Exemplos comuns são os semáforos e outros símbolos de sinalização, ícones de computador e símbolos científicos.


Outros símbolos não reikianos, como os religiosos e metafísicos, podem criar mais efeitos emocionais e espirituais entre as pessoas. Tais símbolos emocionais e espirituais freqüentemente criam seus efeitos automaticamente baseados no processo de condicionamento das pessoas que vivenciaram coletivamente o símbolo.


Este condicionamento tem lugar no mecanismo de estímulo-resposta que funciona dentro do sistema nervoso simpático. (O físico russo Ivan Pavlov descobriu o funcionamento deste mecanismo em experimento com cães). O mecanismo sobreviveu provavelmente como uma necessidade de sobrevivência, capacitando uma pessoa ou animal a ter uma reação imediata ao serem confrontados a uma experiência anteriormente vivenciada. Isso ajuda as pessoas nas ações rotineiras da vida, como dirigir, trabalhar ou praticar esportes sem haver a necessidade de se pensar sobre cada uma dessas ações.


O mecanismo de estímulo-resposta é freqüentemente usado em publicidade. Por exemplo, uma televisão exibe imagens de pessoas aproveitando um dia de verão, se divertindo, cheias de satisfação e alegria, mergulhando na água, nadando, e aparentando sentir-se refrescada. Então as pessoas aparecem bebendo algum refrigerante. A imagem e o anúncio são mostrados repetidamente. A intenção é que através da exposição repetida, o telespectador que esteja se sentindo cansado, pra baixo ou deprimido, automaticamente pense naquele refrigerante específico como forma de se sentir melhor. A alteração do comportamento habitual, associado à saúde ou à falta dela, ocorre em parte devido à atividade do mecanismo de estímulo-resposta.


Os símbolos do Reiki usam o mecanismo de estímulo-resposta. No entanto, devido à natureza do estímulo (a energia de sintonização), o tempo necessário para criar o processo de estímulo-resposta é enormemente reduzido. Além disso, a resposta à sintonização tem lugar junto a uma maior parte do campo de energia do estudante, uma parte que normalmente está muito além da maioria dos estímulos. Isto ocorre porque o processo é de natureza transcendental e transcende nossos níveis de consciência usuais.


Antes ou durante as aulas, o estudante é exposto aos símbolos do Reiki. Eles são mostrados e normalmente pede-se que sejam memorizados. Então os estudantes recebem a sintonização. (Alguns professores mostram os símbolos depois da sintonização. Isto é uma exceção, mas devido à natureza transcendental do Reiki e a sua habilidade de transmitir informação diretamente ao sistema nervoso e ao campo de energia do estudante, o efeito é o mesmo). Durante a sintonização, os símbolos e as energias do Reiki a eles associadas são registradas na Medula Oblongata, que é localizada na parte inferior do cérebro.


Essa parte do cérebro atua como um caminho condutor, enviando impulsos para muitos reflexos automáticos como as batidas do coração, respiração, deglutição, etc e por isso é um local ideal para a implantação dos símbolos.


O processo de sintonização cria um mecanismo de reflexo automático ou um processo de estímulo-resposta entre a medula oblongata e outras partes do sistema nervoso simpático que fazem ligação com níveis mais elevados do campo de energia. Assim que o estudante intencionar utilizar um símbolo, seja através de desenho, visualização ou pronunciando seu nome (estímulo) seu campo de energia automaticamente responde (resposta) abrindo e trazendo energias espirituais de energia mais elevada que o símbolo representa. Assim, com o uso dos símbolos do Reiki e a sintonização por eles ativada, o praticante tem acesso mais amplo, numa escala mais eficaz de freqüências do Reiki do que teriam de outra maneira.


Este é um dos milagres do Reiki. O processo de estímulo-resposta para os símbolos é criado muito rapidamente durante a sintonização e não requer repetidas exposições aos estímulos que são usualmente necessários. Também, a resposta acontece dentro de uma parte mais elevada do sistema energético da pessoa, além do ego e da mente consciente, numa área normalmente inacessível para a maioria das pessoas, a não ser que tenham muitos anos de treinamento. Por causa disso, a sintonização permite que qualquer um tenha acesso ao Reiki. Podemos somente termos gratidão por tão maravilhosos presentes, disponíveis para nós utilizarmos em momentos em que seja importante ter acesso a recursos para podermos solucionar problemas de todos nós, habitantes da terra, enfrentamos agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário