sexta-feira, 12 de abril de 2013

CUIDANDO DA PELE - Água termal: um santo remédio para a pele

Água termal: um santo remédio para a pele

Quando a umidade relativa do ar chega em torno de 30%, coloca a cidade e a pele de muita gente em alerta. Para a saúde em geral a indicação é ingerir muita água e, para a pele, a regra não muda. Mas o líquido em questão é de um tipo ainda mais especial: a água termal.

       O ideal é não esperar que o clima fique seco ou muito quente para usufruir dos benefícios da água termal, que é 100% pura e nutritiva. Segundo especialistas, basta algumas borrifadas para hidratar, acalmar e até equilibrar o pH da pele. ´´Por ter propriedades terapêuticas e conter nutrientes e oligoelementos, seu efeito geralmente é imediato, mesmo após um peeling, queimadura ou outra ação irritante´´, diz a dermatologista Flávia Addor, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

      A dermatologista Carolina Ferolla, especialista em clínica médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, explica que a água termal é indicada até para as peles mais sensíveis, podendo ser aplicada inclusive nas assaduras de bebês. ´´O produto também é indicado para o ano todo. Além de evitar aquele ressecamento característico do inverno, ameniza os males do verão, como queimaduras de sol, sem contar que as borrifadas em dias de calor refrescam muito´´, indica Carolina. A especialista ainda acredita que o maior benefício do produto é o equilíbrio da hidratação da pele. ´´A água termal hidrata as mais ressecadas e diminui a oleosidade das mais oleosas. O produto, inclusive, auxilia nos tratamentos médicos desses dois problemas´´, esclarece.

A dermatologista Carla Vidal explica que a água termal é um importante coadjuvante em tratamentos estéticos, sobretudo por que, além de suas propriedades calmantes e minerais, não tem efeitos colaterais. ´´Nesses casos, borrife antes de aplicar o cosmético em questão. E, se possível, converse com o médico sobre a melhor forma de uso´´, sugere.

       A água termal, além de ser encontrada em spray, também pode estar nas composições de alguns cremes hidratantes faciais e corporais. ´´Neste caso, vai estar descrito no rótulo. As empresas têm apostado muito neste componente. A água termal ainda pode reforçar o efeito dos ativos presentes nos cosméticos´´, avalia Carla.

      Os benefícios estéticos da água termal já foram comprovados cientificamente, mas para chegar ao consumidor com essas vantagens, o líquido precisa ser extraído por meio de uma tecnologia especial. ´´A água precisa ser extraída de forma intacta para chegar ao consumidor pura e com seus minerais preservados´´, diz o diretor de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, Paschoal Rossetti Filho.

DICAS DE USO

      A água termal pode ser usada a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Ela pode, inclusive, ser levada na bolsa. ´´Apesar de não ter nenhum cuidado específico em relação ao seu armazenamento, deve ser abrigada do calor e da pressão, por estar contida em lata´´, alerta Flávia Addor, da SBD.

- Borrife pela manhã, ao acordar. Pode ser antes da maquiagem e de outros cosméticos.
- À noite, borrife novamente, após limpar a pele e antes de aplicar outro hidratante.
- No verão, deixe o frasco na geladeira para conferir ainda mais refrescância ao aplicar.
- Na praia, borrife após ou durante a exposição solar.


Fonte: FOLHA DE LONDRINA - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário