quinta-feira, 28 de março de 2013

TRANSTORNO BIPOLAR

Transtorno Bipolar, oscilações ou mudanças cíclicas de Humor












transtorno Bipolar do humor, antigamente denominado como de psicose maniaco-depressiva, apresenta-se hoje como oscilações ou mudanças cíclicas de humor.  Estas oscilações podem ser mais leves ou mais acentuadas dependendo da pessoa e do grau de transtorno bipolar que que envolve a pessoa. Estas mudanças ciclicas de humor, designadas como transtorno bipolar do humor, podem variar desde oscilações normais, como nos estados de alegria e tristeza, até mudanças patológicas muito acentuadas diferentes do normal. Algumas das manifestações patológicas do transtorno bipolar podem apresentar-se sobre a forma de episódios de mania, hipomania, depressão e seus sintomas ou ambas.

“A depressão altera a forma como a pessoa vê o mundo e sente a realidade”

O transtorno bipolar tem um impacto nefasto sobre a vida da pessoa, da sua familia e mesmo da sociedade, que trás ruturas, destabilizações, danos, muitas vezes irreversíveis, em todas as áreas de vida de quem sofre de transtorno bipolar. Este é um transtorno, que por vezes pode ser tão destabilizador que pode levar a pessoa a situações extremo como, transtorno bipolar e suicídio.
Áreas como as finanças, relacionamentos, saúde e também o desgaste e sofrimento psicológico são áreas que podem ficar muito afetadas devido ao transtorno bipolar.
O transtorno Bipolar é diferente de transtorno depressivo, no sentido em que envolve mudanças de humor entre mania e depressão. O aspeto maniaco do transtorno bipolar pode ter estado em desenvolvimento por algum tempo e pode tornar-se muito sério antes que alguém se aperceba do real problema. Por exemplo uma pessoa que passe por uma fase depressiva, e receba um diagnóstico de depressão, e muitos anos depois apresente um episódio maníaco tem na verdade um transtorno bipolar, mas até que as atitudes maníacas surjam é difícil perceber o verdadeiro diagnostico.

O inicio do Transtorno Bipolar

Normalmente o transtorno bipolar, começa a manifestar-se entre os 20 e 30 anos, no entanto existem casos em que começa em idade madura, inclusivé após os 70 anos de idade. A fase inicial pode se manifestar por um estado depressivo, como logo por manifestações maniacas, manifestando-se gradualmente (dias, meses ou anos) ou abruptamente, consoante os casos. As manifestações dos sintomas psicoticos  do transtorno bipolar, podem ser confundidos comsindromes psicoticas.

Cada vez mais a recorrência a terapias alternativas se torna uma solução mais credível para a cura de doenças e distúrbios comportamentais. A terapia e a massagem Ayurveda são cada vez mais uma alternativa de cura da depressão e do transtorno bipolar. O transtorno bipolar é um outro nome que se atribui à tão conhecida doença maníaco-depressiva, que é responsável por comportamentos de grandes oscilações de humor muito perturbadoras. Comportamentos que oscilam entre o comportamento de estados de euforia e a depressão, os estados maníaco-depressivos são por vezes perigosos porque algumas pessoas a agem de forma impulsiva e imprudente e podem até mesmo recorrer às tentativas de suicídio. Muitos médicos prescrevem medicamentos, e esta dependência química que cria a ilusão que altera o humor como tratamento convencional para a desordem bipolar e os sintomas de depressão. No entanto, Ayurveda como um tratamento para a depressão bipolar, é uma medicina alternativa derivada da medicina tradicional muito usada na Índia, e bem direccionado e paralelamente a outras práticas pode ser fundamental para ajudar a regular a depressão bipolar em muitos pacientes.

Ayurvéda, massagem e óleos aromáticos para tratar a depressão e o transtorno bipolar

 
Os métodos ayurvédicos focalizam-se no uso de ervas, na massagem e em exercícios de respiração para ajudar alcançar equilíbrio físico e mental. A ayurveda, a massagem e os óleos são especialmente úteis para acalmar e aliviar a depressão bipolar. Um tratamento conhecido como Shirodhara acalma o corpo, esfregando o óleo de gergelim, o leitelho ou água de coco na testa, estes procedimentos activam alguns nervos na cabeça e ajudam a melhorar a circulação. Abhyanga, ou a aplicação de óleos de massagem aromáticos para o corpo, produzem uma sensação serena, que eleva o espírito. A Ayurveda representa uma das muitas soluções naturais para a depressão, outras formas de complemento a esta terapia é a recorrência à meditação, música e passar o tempo ao ar livre, junto da natureza na luz do sol.

Ayurveda, Ervas e depressão bipolar

Musta (Cyperus rotundus) é uma planta usada em quantidades muito reduzidas para controlar a letargia e a depressão causada pela doença bipolar. Como a maioria das ervas usadas na medicina ayurvédica, que podem ser triturados em pó e misturado com água ou outros líquidos, como bebidas, fabricado como um chá ou tomado como um suplemento em cápsulas. Outras ervas recomendadas são a Vacha Rasayana, que está disponível como um suplemento alimentar usada para combater a debilidade da mente e do corpo e prevenir infecções.

Ayurveda e uma vida em harmonia

Tratar a depressão bipolar com a medicina ayurvédica implica equilíbrio diárias dos três doshas —, pitta e kapha vata. Os doshas são o corpo de três sistemas de energia. Vata (ar), Pitta (bile) e kapha (catarro) que devem ser mantidos em equilíbrio. Este estado é conseguido através de uma dieta adequada consiste na ingestão de frutas e vegetais frescos, frutos secos, mel, leite e frutas secas. É importante ter atenção aos alimentos prejudiciais e tentar Evitar o chocolate, açúcar, carne e picantes ou fritos alimentos para ajudar a equilibrar os doshas e melhorar o estado mental e emocional. A respiração profunda abdominal (respiração aumento do abdómen para os pulmões) e posturas de pilates e yoga para acalmar o corpo são essenciais, independentemente do indivíduo, o estado de espírito.Pessoas que sofrem de depressão bipolar podem beneficiar destas acalmar e equilibrar asanas (exercícios).

















Nenhum comentário:

Postar um comentário