sábado, 30 de março de 2013

SUPERANDO OS MEDOS E AS DÚVIDAS

Medos e dúvidas, como libertar?


Os medos e dúvidas interferem com a nossa capacidade de definir e atingir metas na nossa vida. Ter medos e dúvidas, é como ter vozes internas que se manifestam constantemente através de pensamentos que se manifestam em crenças internas como: “Nunca vou conseguir, e assim não merece a pena tentar”, “Ninguém me valoriza”, “Todos estão sempre a criticar-me”, “Ninguém me compreende”, “Só atraio problemas”. Estas são verdades internas que se vão programando na nossa mente e que vão tomar as rédeas da nossa vida e são o reflexo de uma baixa Auto-Estima. O medo e a dúvida são programações neurológicas resultantes de verdades pessoais que ecoam de vozes internas que nos impelem a decidir e muitas vezes a desistir de algo antes mesmo de sequer tentar.

Crenças limitadoras

Há muitos de nós que sentem que a sua vida é manipulada por inseguranças e medos, que nos condicionam e que nos limitam completamente em determinadas áreas e momentos específicos da nossa vida.  É necessário libertar a negatividade e ter força interior e vontade de ir mais longe, as nossas iniciativas podem ajudar-nos a transcender e transformar os nossos medos e dúvidas em potencias aliados à sabedoria. No entanto, muitos de nós permanecemos presos às nossas crenças limitadoras e medos, afirmando a nós mesmos que não vamos conseguir e que não somos capazes de sair deste registo e assim conseguir mudar de atitude. Pode acontecer também haver confiança em apenas uma única área de sua vida, como trabalho e refugiar-nos nessa área de vida para compensar o vazio e o medo que se instala no seu ser em outras áreas de vida. Sentimos enormes medos e dúvidas de tentar e experimentar coisas novas, tais como voltar a estudar, de iniciar novos relacionamentos ou aprender novas habilidades devido a um enorme medo de fracassar que se instala no seu ser.

Libertar o medo pelo auto-conhecimento

Enquanto não nos libertamos da dúvida e do medo de assumirmos o controle e a responsabilidade pelas nossas vidas, perdemos oportunidades atrás de oportunidades.  A crença que assombra o nosso subconsciente de que nada de bom nos pode acontecer e que é sempre tudo igual, cria um medo incrível de rejeição, de falhar e de sofrer que não nos permite tentar de novo, e se recusamo-nos a assumir os riscos, até aqueles que há partida são facilmente superáveis.

PNL – Programação Neuro Linguística na Libertação do medo e dúvidas

Uma forma muito interessante de entendimento, do funcionamento da nossa mente e respectiva realidade interna e de quais as crenças que nos limitam, é o curso de PNL – Programação Neurolinguística. A PNL  pode-nos ajudar também a reprogramação Neurológica e  recriar uma nova realidade interna bem diferente e positiva que se irá reflectir na nossa realidade exterior. Uma forma de libertar os medos e dúvidas de uma forma muito interessante.
É importante que aprendamos a fazer um processo de auto-motivação e aprendamos a libertar os medos, as dúvidas e  a negatividade, procurando fazer um processo de transformação interno e também procurando as pessoas ou situações que possam nos ajudar a alcançar  objetivos. Os medos e dúvidas podem vir em diferentes formas e de diferentes fontes no entanto podem ser aliados ao crescimento interno e tornarem-se desafios muito úteis para a vida ao  aprender como enfrenta-los e desafia-los.






Texto original de Love Dolhpin para o site www.tratamentodadepressao.org
“Reprodução permitida desde que citada autoria e fonte com hiperligação (link)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário