sexta-feira, 22 de março de 2013

COLUNA VERTEBRAL - Conhecendo um pouco mais....

COLUNA VERTEBRAL

O nosso "tronco mágico", de onde partem todos os "ramos" do nosso corpo. É a coluna vertebral.
A coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal, é responsável por dois quintos do peso corporal total e é composta por tecido conjuntivo e por uma série de ossos, chamados vértebras, as quais estão sobrepostas em forma de uma coluna, daí o termo coluna vertebral.

As principais funções da coluna vertebral são:
  • Proteger a medula espinhal e os nervos espinhais;
  • Suportar o peso do corpo;
  • Fornecer um eixo parcialmente rígido e flexível para o corpo e um pivô para a cabeça;
  • Exercer um papel importante na postura e locomoção;
  • Servir de ponto de fixação para as costelas, a cintura pélvica e os músculos do dorso;
  • Proporcionar flexibilidade para o corpo, podendo fletir-se para frente, para trás e para os lados e ainda girar sobre seu eixo maior.
A coluna é composta de vértebras, sendo que cada uma tem um papel bem preciso. e serve de "patamar de distribuição" dos dados vibratórios que vêm do cérebro. São . 7 cervicais, 12 dorsais, 5 vértebras lombares e  5  vértebras sacras
Uma observação digna de referência sobre o número das nossas vértebras que eu li algures um dia:
“São 5 (3+2) vértebras sacras, 5 vértebras lombares, 12 dorsais e 7 cervicais. Já podemos começar a constatar a lógica da construção do corpo humano. O número 5 é aquele que carrega a simbólica do homem, da horizontalidade, da matéria, da base das coisas (5 Princípios, 5 sentidos, 5 dedos etc.). O número 7 é o que carrega a simbólica da espiritualidade, do divino, do que é elaborado (7 chacras, 7 planetas, 7 cores do arco-íris, 7 notas, 7 braços do "candelabro" judaico etc... Ora, são 5 as vértebras sacras e 5 as lombares que constituem as duas bases da nossa coluna (uma fixa, a "fonte", e a outra móvel, a "base"). As nossas cervicais constituem o nosso pescoço. Elas carregam o que há de mais elaborado em nós, ou seja, nossa cabeça junto com o nosso cérebro. Elas são 7. Enfim, as dorsais, que sustentam o nosso busto, são 12, ou seja, a soma dos dois (5 + 7 = 12, como os 12 signos do zodíaco, as 12 horas do dia, os 12 sais homeopáticos, os 12 apóstolos etc.). A meu ver, é muito difícil de acreditar que isso tenha a ver com o acaso”.- Michael Odoul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário