quarta-feira, 20 de março de 2013

AURICULOTERAPIA - Conhecendo um pouco mais...

O QUE É ACUPUNTURA AURICULAR?

O QUE É ACUPUNTURA AURICULAR?
Também chamada de Auriculoterapia ou Auriculopuntura,
é uma técnica de tratamento que consiste no estímulo de pontos  determinados  da orelha. Podem ser utilizados neste  processo agulhas, esferas, sementes, magnetos, ponto cristal, eletroestímulos, outros).



É  um sistema independente dentro da acupuntura e a aplicação  atual da auriculoterapia não  se restringe apenas ao tratamento  das enfermidades através dos pontos auriculares. Este microsistema também tem-se  desenvolvido em relação ao diagnóstico  em  muitas patologias.

PAVILHÃO AURICULAR
O pavilhão auricular é considerado uma parte muito importante do corpo humano por constituir um microsistema, capaz de funcionar como um receptor de sinais de alta especificidade, podendo refletir todas as mudanças fisiopatológicas dos órgãos e vísceras, dos quatro membros, do tronco, dos tecidos, dos órgãos dos sentidos, enfim, de todo o organismo. Quando se produz um estado patológico em qualquer parte do corpo humano, este é refletido na orelha com reações positivas de caracteres e localidades diferentes, específicos a cada enfermidade em particular, e deixando relações muito estreitas entre os locais reativos e as partes do organismo implicadas na patologia.






                                                                                



PONTOS AURICULARES


Os pontos auriculares funcionam como uma memória do histórico patológico da pessoa, por isso  o diagnóstico através destes, nos fornece o desenvolvimento cronológico das enfermidades e a preparação para processos
patológicos que ainda não se manifestaram clinicamente. O diagnóstico auricilar tem valor semiológico tão importante quanto o diagnóstico através do pulso e da observação  da língua na Medicina Tradicional Chinesa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário