domingo, 7 de outubro de 2018

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - ÁRVORE DA VIDA – um resumo pra entender Daath

ÁRVORE DA VIDA 

Resultado de imagem para DESPERTANDO O CONHECIMENTO - A ÁRVORE DA VIDA CABALA A PALAVRA CABALA, EM HEBRAICO SIGNIFICA “RECEBER”
A Cabala eh um dos sistemas de estudo e pratica de magia-mística que mais nos oferece recursos de desenvolvimento espiritual, tanto que a maioria das escolas  ou Ordens Iniciaticas desenvolveram sua pratica baseadas na Cabala.
No sistema ocidental de iniciação, a Cabala tem sido usada com sucesso por muitos séculos, ela contem o mais seguro e conveniente corpo de correspondências jamais concentrado em um só  diagrama: A Arvore da Vida.  A Arvore da Vida eh o diagrama das energias de formação da própria vida.

Os Quatro Mundos

Resultado de imagem para DESPERTANDO O CONHECIMENTO - A ÁRVORE DA VIDA CABALA A PALAVRA CABALA, EM HEBRAICO SIGNIFICA “RECEBER”


As Sephiroth se manifestam em quatro diferentes planos, interconectando as dez Sephiroth em camadas cada vez mais densas.

Atziluth o Mundo Arquetípico – Kether
Briah o Mundo Criativo – Chochmah e Binah
Yetzirah o Mundo Formativo – Chesed (Hesed) à YesodArvore
Assiah o Mundo Material – Malkuth
Assim temos: Atziluth: Kether a coroa ocupando sozinha um plano inteiro, eh o mundo arquetipico, o domínio do Logos.
Briah: A segunda e a terceira Sephiroth, o Pai e a Mae supremos constituem o mundo criativo, recebendo e executando a divina imaginação.
Yetzirah: O terceiro plano ou mundo formativo, o plano astral eh compreendido pelas seis Sephroth seguintes, em cujo  mundo tudo eh preparado para a manifestação visível.
Assiah: Malkuth, o reino, eh o mundo físico.

Os Pilares

A Árvore também pode ser dividida em três pilares:
  • Pilar da Severidade – esquerdo (Binah, Geburah e Hod)
  • Pilar do Equilíbrio – centro (Kether, Tiphereth, Yesod e Malkuth)
  • Pilar da Misericórdia – direito (Chokmah, Chesed e Netzach)
No topo do Pilar da Severidade, o pilar feminino e negativo, esta  Binah a Grande Mae. Esta esfera eh atribuída a Saturno, e Saturno eh o doador da vida. No topo do Pilar da Misericórdia estah Chokmah, o Pai Supremo, potência masculina; e temos aqui nesses dois pilares a oposição entre a forma e a forca. Verificamos que essa oposição entre os sephiroth continua entre  Geburah e Chesed e entre Hod e Netzach. No topo do Pilar do Equilibrio  ou Meio se encontra Kether, a coroa.
Kether eh a coroa que estah acima do sistema de emanação, eh o ápice da Arvore da Vida que tem suas raízes nos ceus, descendo em desenvolvimento a terra, Kether constitui o substrato da consciência humana e a raiz ultima da substancia. Esse ponto central, sensível e espiritual, este centro ou monada metafísica de consciência,  existe como a real individualidade e a divisão ultima da materia. Da monada brota a dualidade, dois princípios distintos de atividade permanente atraves de um período inteiro de manifestação, co-existente e co-eterno. Trata-se da consciência e da base substantiva metafísica sobre a qual a consciência sempre atua, substancia da raiz cósmica. Um eh chamado Chokmah – sabedoria,  e ao outro atribui-se o título de Binah – compreensão. Nota-se que a manifestação não pode ocorrer antes da diferenciação dos pares de opostos.
A Chokmah eh dado o título de Pai, e a Binah o de Mae. Todas as sephiroth, como são chamadas essas emanacoes, abaixo daquela que eh chamada Coroa, recebem atribuicoes masculinas e femininas, e a atividade entre sephiroth masculinas e femininas em “reconciliação” eh um “filho” por assim dizer, uma sephirah “neutra” atuando em equilíbrio. Assim a Arvore da Vida, compreendendo essas dez emanacoes, se desenvolve a partir da mais elevada abstracao ateh o mais concreto material em varias triades de potências e forcas espirituais. Masculino, feminino e criança; positivo, negativo e sua resultante mescla num terceiro fator reconciliador.
Segundo Dion Fortune, somos originados por Kether, a Energia ou Espírito Único, nos formamos pelo Pai e pela Mãe Celestiais ( Chockmach e Binah ) e saímos para a vida física através de Daath.
Daath paira sobre o abismo, na fronteira entre os mundos da criação e da formação. Acima de Daath estah a Triade Suprema e Divina o plano arquetipico, o mundo sem forma, abaixo de Daath estah o microcosmo, os sete sephiroth que constituem o homem.
Mas antes de entar nos detalhes de Daath, eh necessário conhecermos mais sobre Binah a Grande Mae.
Binah estah cercada de muitos símbolos e representacoes que serao como uma chave para entender Daath. Binah representa a potência feminina do universo, e Chockmah a potência masculina do universo. Chokmah eh atividade, forca dinâmica e Binah estah eternamente ocupada em encerrar a forca na forma, isto eh, Binah eh a estabilidade da forca.
A Binah atribui-se o deus  Saturno, Pai do tempo. Saturno eh o doador da vida, mas com sua foice também estah associado a morte. Binah a Grande Mae, chamada as vezes de Marah o Grande Mar, eh, naturalmente a Mae de toda a vida. Ela eh o utero arquetipico por meio do qual a vida vem a manifestação. Como Grande Mar,  tem como simbolo a propria Lua com sua faculdade reprodutora e geradora da natureza. Eh Isis dos egípcios. Todas as Deusas Lunares tinham um aspecto dual: divino e infernal. Todas eram as Virgens-Maes de um filho nascido de modo imaculado, o Sol. Nas escrituras hindus equivale  a Maya, que quer dizer ao mesmo tempo “ilusão” e o poder criador de “Brahman”, ou seja a Deusa Kundalini, que se encontra aprisionada no corpo na forma de uma serpente enrodilhada. Eh o Espírito Santo, a Anima Mundi.
Para os antigos pagãos, Semele a esposa de Júpiter e Mae de Baco, o Sol, eh também conduzida ao Ceu depois de sua morte (ascensão), e ali se acha presidindo, sob o nome de “Rainha do Mundo” ou do universo, e ao seu nome, assim como aos de Hathor, Hecate e outras deusas infernais, “todos os demônios tremem”.
Dai o culto simbólico do Sol e da Lua, culto idêntico ao dos gnósticos.
Binah eh o doador da forma primordial, sendo Malkuth a esfera da forma. O que se iniciou em Binah encontra sua culminação em Malkuth.
Malkuth representa em forma concreta todas as qualidades dos planos precedentes. A própria palavra significa reino, o reino do mundo físico e o cenário das encarnacoes, eh a morada do Espírito Santo. Malkuth eh chamada de Filha, sendo o reflexo mundano de Binah que eh a Mae. Essa decima sephira eh chamada de Noiva, de Filha e de Virgem do Mundo.
E eh em Malkuth que começa o trabalho interior do despertar da Centelha Divina em sentido contrario, ascendendo as sephiroth ateh chegar em Daath novamente, e eh isso que veremos no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário