domingo, 9 de setembro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - Suco para cálculos na vesícula ou pedras na vesícula

Suco para cálculos na vesícula ou pedras na vesícula


A vesícula biliar é um órgão pequeno, com aproximadamente 7cm, localizado entre o fígado e o estômago, podendo variar de tamanho e forma, de acordo com o peso e altura da pessoa. Tem o formato de uma pequena pera e é responsável pelo armazenamento da bílis. A bílis, também conhecida como bili, fel ou suco biliar, é um líquido extremamente amargo, produzido pelo fígado e enviado à vesícula. Este suco é responsável pela digestão de gorduras, microrganismos e pela absorção de nutrientes no intestino.
O fígado envia a bílis para a vesícula. Quando a gordura é ingerida, a vesícula se contrai, jogando a bile no intestino através de dutos que são, na verdade, pequenos tubos que transportam o líquido. Quando um destes tubos encontram-se obstruídos o suco biliar fica no fígado. Desta forma, a gordura não é digerida e a pele fica amarela. Esta obstrução pode ser causada por um tumor, um cisto, ou, na maioria das vezes por um cálculo biliar, mais conhecido como pedra na vesícula

















As pedras ou cálculos na vesícula são formações de elementos tóxicos, principalmente de cristais de colesterol e de sais de cálcio. Esses elementos, através do tempo, se infiltram no fígado e acumulando-se na vesícula (uma pequena bolsa regada ao fígado que acumula os sucos biliares).
Sintomas: quando uma das pedrinhas obstruem um dos condutos biliares que vão ao intestino, se produz uma forte eólica biliar, começando na parte superior do abdome.

Limão e azeite de oliva

10g de limão
2 limões (suco)
1 colher de azeite de oliva
1 copo de água
2 colheres de sopa de lecitina granulada de soja

Dose recomendada: tomar duas vezes ao dia.

Principais elementos terapêuticos
Grânulos de lecitina de soja: começam a trabalhar e a dissolver as pedras de colesterol. O ideal também é tomar bastante água durante o dia, cerca de 2 a 3 litros.

O que são pedras na vesícula?

As pedras aparecem, geralmente pelo excesso de cálcio e colesterol no suco biliar, ou pela retenção da bílis na vesícula por um longo período.
O principal sintoma é uma dor forte e repentina do lado direito do abdômem. As dores acontecem geralmente entre 30 minutos e 1 hora após as refeições, por conta das contrações da vesícula na tentativa de liberar a bílis. Como o canal está obstruído pela pedra, o líquido não é expelido.
As dores passam quando termina o processo digestivo, retornando a cada alimentação. Além disso, podem ocorrer febres, calafrios, vômitos, náuseas e diarreias associadas.

Como evitar

Vesícula biliar
Vesícula biliar com cálculos
Fonte: melhorcomsaude.com
Alguns cuidados podem ser tomados na tentativa de se evitar um cálculo biliar:
  • Estabeleça uma dieta rica em frutas, verduras cruas e alimentos integrais.
  • Pratique atividades físicas regularmente
  • Evite o cigarro
  • Evite o uso prolongado de anticoncepcionais, optando por métodos contraceptivos alternativos. As mulheres tem mais probabilidade de adquirir cálculos, por questões hormonais.
  • A hereditariedade também influencia, por tanto, cuidando dobrado se houver muitos casos na família.

Tratamento

O tratamento de cálculos biliares pode ser realizado com medicação, cirurgia ou ondas de choque que quebram as pedras em partículas menores. O tipo de terapia necessária deverá ser avaliada por um médico, de acordo com o tamanho da pedra, localização e sintomas.

Tratamento auxiliar alternativo

Vale sempre lembrar que doenças devem ser tratadas com orientações e procedimentos médicos. A sabedoria popular, no entanto, nos ensina que algumas ervas possuem propriedades terapêuticas que podem auxiliar no combate às doenças ou aliviar os sintomas. Entre as ervas indicadas para o tratamento de pedra na vesícula, encontramos a bardana e o boldo.
Chá bardana e boldo

Chá de bardana e boldo para pedra na vesícula
bardana, planta medicinal utilizada pelos gregos, desde muitos anos, possui propriedades antibióticas e anti-inflamatórias, hipoglicemiantes, antisséptica, sudorífera e age como tônico capilar. Pode auxiliar no tratamento de pedras na vesícula e bexiga, inibindo a inflamação e induzindo a contração do órgão para expelir o cálculo. A planta também é utilizada no tratamento de  dermatose, furúnculo, bronquite, cálculos da bexiga e biliar, reumatismo, prisão de ventre, queda de cabelo, afecções cutâneas como dermatite, eczema e dermite e hidropisia.
boldo, por sua vez, tem propriedades digestivas que agem diretamente no fígado, auxiliando as funções hepáticas e a formação da bílis. O suco das folhas também é útil no alívio das cólicas.
A combinação dos destes dois elementos, portanto, servirá de reforço aos tratamentos convencionais, contribuindo para a eliminação das pedras. As ervas podem ser encontradas in natura, em hortas e jardins em lojas de produtos naturais ou até mesmo em mercados, em embalados em sachês. O ideal, no entanto, é que as plantas sejam frescas, já que os princípios ativos serão extraídos do suco das folhas.

Chá de bardana e boldo

  • 5 folhas de boldo
  • 1 colher de chá de raiz de bardana
  • 500 ml de água mineral ou filtrada
Obs: Caso não seja possível a utilização das folhas frescas, substitua por um sachê de chá.
Como fazer o chá: Macere as folhas de boldo em um recipiente. Acrescente a raiz de barbana e a água em ponto de fervura. Deixe descansar por 10 minutos. Coloque em um recipiente de vidro tampado.
Modo de usar: 2 copos ao dia, após o almoço e o jantar
fonte:100 sucos com poderes medicinais / Lelingron Lobo Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário