quarta-feira, 12 de setembro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - SHIATSU: EQUILÍBRIO GLOBAL

SHIATSU: EQUILÍBRIO GLOBAL


Resultado de imagem para Conheça importantes conceitos do shiatsu e da medicina oriental
Conheça importantes conceitos do shiatsu e da medicina oriental e entenda a importância de se manter um saudável circuito de energia para deixar corpo e mente nos eixos
Resultado de imagem para Conheça importantes conceitos do shiatsu e da medicina oriental
Insônia, ansiedade, estresse, dores nas costas, enxaqueca... Nenhum destes vilões é páreo para o shiatsu, esta massagem que nasceu na China, ganhou fama no Japão e conquistou o mundo. Irmão da acupuntura, o shiatsu é um poderoso tratamento coadjuvante indicado para amenizar ou combater diversos males. 

Esta terapia segue os princípios da medicina chinesa que defende que, no corpo, existem pontos chamados de meridianos, que formam um trajeto por onde circula energia. Quando este fluxo não acontece de forma livre e saudável, o resultado é um organismo desequilibrado ou doente. Na acupuntura, usa-se agulhas em pontos específicos para reequilibrar o circuito energético. Já no shiatsu é por meio da pressão dos dedos que os meridianos são ativados e todo o equilíbrio energético é restabelecido.
 
Texto • William Yoji Miwa

O que é shiatsu e como a terapia funciona

Shiatsu é uma palavra japonesa em que “shi” significa dedos e “atsu” significa pressão, ou seja, em tradução literal, shiatsu é realizar pressão com os dedos.
Ele associa as técnicas manuais de massagem japonesa com a teoria dos meridianos da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) segundo a qual existem linhas longitudinais pelo corpo que se conectam com pontos sensíveis ao toque. Esses pontos, ao serem estimulados, proporcionam uma sensação de conforto, tranquilidade e bem-estar.
Em outras palavras, o shiatsu baseia-se na ideia de que todos nós possuímos um corpo energético com canais pelos quais flui a energia vital ki, que é distribuída para diversos pontos do corpo e por segmentos específicos chamados meridianos.
O objetivo do shiatsu é perceber em quais pontos do corpo há acúmulo (jitsu) ou carência (kyo) de energia e atuar balanceando este fluxo energético a fim de restabelecer a saúde física, emocional e espiritual do paciente.
Resultado de imagem para Conheça importantes conceitos do shiatsu e da medicina oriental

A aplicação da técnica

A aplicação do shiatsu é feita através de movimentos de pressão realizados com os dedos, polegares e palma das mãos em pontos localizados ao longo dos canais energéticos (meridianos).
Em alguns casos, pode-se utilizar também os cotovelos e joelhos na aplicação da técnica, no entanto, nunca se deve usar aparelhos mecânicos.
Essa pressão aplicada sobre a pele em uma sessão de shiatsu corrige o mau funcionamento do organismo, promovendo e mantendo a saúde.
Apesar de parecer uma simples massagem, o shiatsu é muito mais que isso. Enquanto uma massagem relaxante foca em um problema ou queixa específica do paciente, o shiatsu analisa todo o contexto de vida de quem recebe a terapia (como sua rotina, alimentação, estilo de vida) para proporcionar um atendimento que cuide do ser de forma integral.

Indicações e benefícios do shiatsu

Os benefícios do shiatsu vão desde a manutenção da saúde até a prevenção de doenças, integrando corpo, mente e espírito por meio de uma visão holística.
O foco do shiatsu – assim como o das práticas complementares e integrativas de saúde – é tentar retomar o estado de equilíbrio do organismo e não somente eliminar sintomas.
Por isso, ele pode ser utilizado de forma complementar no tratamento de diversas doenças, sendo especialmente indicado em casos de:
  • Doenças renais;
  • Desequilíbrios intestinais;
  • Problemas digestivos;
  • Depressão e ansiedade;
  • Problemas de autoestima;
  • Insônia e outros distúrbios do sono.
Veja os principais benefícios da técnica:
  • Redução do estresse e tensão;
  • Alívio de dores de cabeça;
  • Alívio de dores musculares;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Melhora da circulação linfática;
  • Sensação de bem-estar;
  • Prevenção de doenças.

Contraindicações do shiatsu

Como todo tratamento, o shiatsu também suas contraindicações.
Não é recomendado realizar o tratamento nos seguintes casos:
  • Mulheres até o terceiro mês de gestação
  • Pessoas com osteoporose
  • Pacientes com câncer
  • Sobre fraturas, edemas ou varizes;
  • Pessoas com processos inflamatórios agudos internos ou externos;
  • Pacientes em período pós-cirúrgico.
Se você se interessou pelo shiatsu, essa terapia pode ser encontrada facilmente em clínicas de massagem oriental e até em spas. No entanto, é essencial buscar um profissional qualificado neste tipo de massagem oriental para garantir que os resultados do tratamento sejam satisfatórios.
Você já conhecia o shiatsu? Se você se interessou pelo assunto e quer conhecer outras terapias leia nosso post sobre Medicina Tradicional Chinesa!
Imagem relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário