domingo, 23 de setembro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - Processo terapêutico Comportamental – Uma reflexão!

O processo terapêutico tem por objetivo a mudança comportamental.

Resultado de imagem para DICAS TERAPÊUTICAS - 12 Qualidades que todos precisamos ter num relacionamento

Todos que pretenderem encontrar em si qualidades como segurança, autonomia, responsabilidade, tranquilidade, amorosidade e outras que – com certeza trarão uma maior qualidade de vida – podem buscar o processo terapêutico e a mudança comportamental.
Cada um possui dificuldades que precisam ser tratadas de maneira individual (as demandas que são trazidas por vocês), porém durante o processo terapêutico podemos nos deparar com a responsabilização, aceitação emocional, autoconhecimento e a mudança de comportamento.  
1. Responsabilização
“Como culpar o vento pela desordem feita, se fui eu quem esqueceu a janela aberta”.
Por mais que existam justificativas plausíveis para se inconformar com uma determinada situação e pessoa, sempre é possível identificar em si atitudes e comportamentos que favoreceram tal situação acontecer.
A psicoterapia e o processo terapêutico ajudarão a colocar o foco em si e não no outro.

2. Aceitar as emoções
“As emoções causam problemas em sua vida?”
Através da aceitação emocional pode-se desenvolver tolerância, perseverança e coragem para criar novas possibilidades para enfrentar a vida.
Reconhecer as emoções também contribui para acolher as dores que são fundamentais para passar a agir de forma mais inteira e madura na vida.
No processo terapêutico, você é colocado aos poucos frente a frente com suas emoções e aprende a manejá-las coerentemente.

3. Autoconhecimento
“Até onde você se conhece?”
O ser humano consciente de si consegue planejar a vida e estabelecer relações interpessoais mais sólidas, afetuosas e prazerosas.
Autoconhecimento oferece compreensão e autodomínio sobre a própria vida.

4. Mudanças
“Se você continuar fazendo o que sempre fez, vai continuar sendo o que sempre foi”.
Após responsabilizar-se pela própria vida e pelas dificuldades que levam a vivenciar situações conflitantes, chega o momento de refletir sobre o que pode ser feito para que a mudança externa aconteça.
Em outras palavras, de que maneira é adequado agir para experimentar aquilo que realmente deseja.

O consultório é apenas um laboratório onde é possível experimentar de forma intensiva as situações da vida.
Grandes mudanças podem e ocorrem neste ambiente, mas o mais importante é que essas mudanças, consolidadas internamente, reverberem em mudanças diárias no comportamento cotidiano, conduzindo você a mais momentos de tranquilidade, prazer e liberdade com responsabilidade.
Por fim, vale destacar que no processo terapêutico não importa mudar a vida das pessoas imediatamente, mas fazê-lo bem e para o bem.
Espero com este artigo tornar a psicologia acessível a todos de forma a esclarecer como o psicólogo pode atuar para promover o bem-estar das pessoas. 

Ana Paula Durante

Nenhum comentário:

Postar um comentário