sábado, 25 de agosto de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - O QUE FAZER SE VOCÊ RETIROU A VESÍCULA BILIAR

O QUE FAZER SE VOCÊ RETIROU A VESÍCULA BILIAR
Resultado de imagem para O QUE FAZ BEM PARA O FÍGADO, FAZ BEM PARA VIDA!! - Ervas , frutas para o FÍGADO,e para a VESÍCULA BILIAR
A cirurgia para retirar a vesícula biliar, tecnicamente chamada de colecistectomia, está indicada no caso de vesícula inflamada, pedras na vesícula ou no caso de câncer. Ela pode ser feita através de um corte no abdômen, sendo chamada de cirurgia convencional ou através de uma cirurgia menos invasiva, chamada de laparoscopia, em que são feitos apenas 4 furos no abdômen.
Tanto a cirurgia de vesícula por laparoscopia como a convencional são feitas com anestesia geral, porém a cirurgia por laparoscopia é mais vantajosa, pois o paciente sente menos dor após a cirurgia, tem alta do hospital mais cedo, pode retornar às suas atividades mais rapidamente e a cicatriz é menor.

O paciente geralmente necessita ficar internado cerca de 1 dia, no caso da cirurgia por laparoscopia ou 2 dias, no caso da cirurgia com corte e pode retornar às suas atividades normais em 1 a 2 semanas.
No entanto, se ficar mais de 3 dias de repouso na cama, o médico pode indicar que seja realizada fisioterapia ainda no hospital para garantir a boa movimentação do corpo e para prevenir complicações respiratórias que podem acontecer após qualquer cirurgia.
A cirurgia para retirar a vesícula não tem nenhuma relação com a perda de peso. O paciente pode emagrecer mas devido à dieta pobre em gorduras que deve fazer após a cirurgia. Com a retirada da vesícula, a bile que é produzida no fígado, vai continuar sendo produzida, mas em vez de ficar armazenada na vesícula, vai logo para o intestino para eliminar a gordura dos alimentos e não a gordura do corpo. Mas se após a cirurgia o emagrecimento estiver presente assim como a diarreia, deve-se falar com o médico.
Vesícula Biliar
O jornal New York Times entrevistou o Dr. Joseph Mercola sobre o tema vesícula biliar e eu achei que seria útil falar sobre esse problema comum. Já vi centenas de pacientes que retiraram a vesícula e não me lembro de nenhum deles me dizer que seu cirurgião o tenha alertado para fazer algo que compensasse a remoção desse órgão importante.
Quase todos eles foram informados de que não precisavam da vesícula biliar e que não havia problema algum em removê-la. Isso é uma ignorância repreensível, pois condena o paciente a uma deficiência permanente de ácidos graxos essenciais.
Por quê? Porque depois que seu fígado produz a bile, que emulsifica as gorduras para melhor digestão dessa gordura, metade dela vai para o intestino delgado e a outra metade é armazenada na vesícula até que seja necessária. Cerca de 500.000 vesículas são retiradas todos os anos nos Estados Unidos, geralmente devido às pedras, que afetam cerca de 15% dos americanos.
As pedras na vesícula se formam quando a bile fica muito tempo na vesícula e acaba se alojando ali. Embora a maioria das pedras de vesícula se dissolva naturalmente e não cause sintomas, se a pessoa ignorar os sintomas de alerta e não tratar os motivos por que a vesícula não está funcionando corretamente, então a doença poderá avançar até o ponto em que o pâncreas fique inflamado ou a vesícula seja gravemente infectada e possa ter que ser removida para salvar sua vida.
SINAIS DE DOENÇA NA VESÍCULA BILIAR
Pedras na Vesícula Biliar
Se você tem algum dos sintomas a seguir, então sua vesícula pode não estar funcionando corretamente:
Dor ao pressionar a vesícula, logo abaixo da última costela no lado direto, no mesmo eixo do mamilo. Isso ocorre normalmente devido à “lama biliar” (bile espessa) presente na vesícula.
Pedra detectada em ultrassonografia da vesícula.
Fezes gordurosas e soltas que tendem a flutuar no vaso sanitário. Isso indica absorção inadequada de gordura.
MÉTODOS DE TRATAMENTO
Como disse na entrevista, O Dr. Joseph Mercola lembra que o exercício físico regular é uma das melhores coisas que você pode fazer para tratar a disfunção da vesícula biliar.
Esse é um excelente passo proativo de prevenção, mas a maioria das pessoas não se preocupa com a vesícula até que tenha um problema. Infelizmente, quando isso acontece, só o exercício já não resolve.
Nesse momento, uma lavagem da vesícula biliar pode oferecer alívio e, depois que os sintomas diminuírem, um programa intenso de exercícios cardiovasculares pode ajudar, melhorando permanentemente a vesícula.
Também é fundamental que você melhore a sua alimentação. É preciso parar de comer açúcares, reduzir ou eliminar os grãos e eliminar todos os líquidos, exceto água. Você pode consultar meu plano nutricional para garantir que esteja comendo a quantidade suficiente de alimentos saudáveis.
Além disso, a vesícula geralmente fica infectada quando está doente e a ingestão de grandes quantidades de probióticos de alta qualidade também ajudará a corrigir o problema.
O QUE FAZER SE VOCÊ RETIROU A VESÍCULA BILIAR
Resultado de imagem para O QUE FAZ BEM PARA O FÍGADO, FAZ BEM PARA VIDA!! - Ervas , frutas para o FÍGADO,e para a VESÍCULA BILIAR
As gorduras de alta qualidade, principalmente as gorduras ômega 3, são essenciais para a boa saúde e se você não tiver uma vesícula, sua capacidade de absorção será deficiente. Tentar digerir a gordura sem a bile é como tentar lavar pratos gordurosos sem detergente – não funciona direito.
Se sua vesícula foi retirada, então você precisa oferecer um nível maior de enzimas digestivas de gordura (lipases) para compensar isso.
A menos que você tenha feito um transplante de vesícula biliar, o que é improvável, será preciso continuar tomando as enzimas pelo resto da vida para garantir que as gorduras possam ser absorvidas e usadas pelo corpo em suas várias funções importantes.
RECUPERAÇÃO APÓS A VIRURGIA DE VESÍCULA
Após a cirurgia para retirada da vesícula, o paciente poderá voltar ao trabalho, a dirigir e a fazer exercícios leves dentro de 1 semana, no caso de cirurgia por laparoscopia ou após 2 semanas, no caso da cirurgia convencional.
É também importante que o paciente evite ficar muito tempo sentado ou deitado e, por isso, deve andar várias vezes ao dia.
A alimentação após a cirurgia de vesícula deve ser pobre em gorduras, por isso o paciente deve evitar ingerir embutidos ou frituras, por exemplo. Para saber mais sobre o que pode e o que não pode comer assista:
RISCOS DA CIRURGIA DE VESÍCULA
Os riscos da cirurgia de vesícula são mínimos, no entanto os mais graves são a hemorragia ou a infecção que podem ocorrer em qualquer intervenção cirúrgica.
Desta forma, o paciente deve ir imediatamente ao pronto-socorro se tiver febre superior a 38ºC, se a ferida operatória estiver com pus, se a pele e os olhos ficarem amarelos, ou se tiver com falta de ar, vômitos ou dor que não melhoram com os remédios indicados pelo médico.
O Nutrição e Vida Saudável é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui em hipótese alguma um especialista. Consulte sempre seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário