quinta-feira, 30 de agosto de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - O PODER DE CURA DO JASMIM

Propriedades do Jasmim 

O jas­mim, con­hecido cien­tifi­ca­mente como Jas­minum offic­i­nale, é um arbusto de flo­rescên­cia que é nativo do Mediter­râ­neo.

Um arbusto de cresci­mento rápido, o jas­mim tem flo­res bran­cas ou amare­las, que pro­duzem um óleo per­fumado que tem sido usado há sécu­los dev­ido às pro­priedades med­i­c­i­nais.
A pesquisa mod­erna sobre jas­mim con­fir­mou os seus bene­fí­cios para a saúde. 
Con­sulte o seu médico antes de ini­ciar um regime de auto-tratamento com jas­mim ou qual­quer outro remé­dio herbal.

Os bene­fí­cios de saúde do óleo essen­cial de Jas­mim podem ser atribuí­dos às suas pro­priedades anti-depressivas, anti-sépticas, anti-espasmódicas, afrodis­ía­cas, cica­trizantes, expec­to­rantes, galac­to­gogas, eme­na­gogas, par­turi­entes, seda­ti­vas e uterinas.
O óleo essen­cial de jas­mim é extraído das flo­res de jas­mim, com os seus nomes cien­tí­fi­cos Jas­minum Gran­di­flora (Jas­mim real) e Jas­minum Offic­i­nale (Jas­mim comum). 
O óleo é extraído prin­ci­pal­mente da segunda planta. Os seus com­po­nentes prin­ci­pais são ácido ben­zóico, ben­zaldeído, acetato ben­zílico, álcool ben­zílico, indole, ben­zoato de ben­zila, ben­zoato cis-3-hexenyl, cis-jasmone, ceosol, eugenol, far­nesol, geran­iol, linalol, antrani­lato de metil, p-cresol, nerol, gamma ter­pi­neol, neroli­dol, iso­hy­tol, fitol, etc.
O jas­mim é uma flor muito famosa. Tem uma fra­grân­cia forte mas doce, agradável e român­tica, que é muito comum nas flo­res que flo­rescem à noite. 
As meni­nas são muitas vezes chamadas de “Jas­mim”, par­tic­u­lar­mente na região do Ori­ente Médio e do sub­con­ti­nente indi­ano e tam­bém noutras partes do mundo. 
Esta flor é fre­quente­mente asso­ci­ada ao romance e ao amor. Os heróis em nov­e­las român­ti­cas e filmes podem ser encon­tra­dos abor­dando as suas heroí­nas pelo nome de Jas­mim. 
Em tem­pos, o jas­mim inspi­rava poetas tam­bém por ser român­tico. Esta flor flo­resce à noite e enche o ambi­ente com a sua fra­grân­cia típica.
Mas esta flor tem muito mais a ofer­e­cer do que ape­nas o cheiro doce e os sen­ti­men­tos român­ti­cos. 
Por isso, vamos man­ter os nos­sos sen­ti­men­tos poéti­cos de lado por um tempo e dar uma olhada no que ele tem disponível para nós.

Anti­de­pres­sivo: O aroma deste óleo tem um agradável efeito de ele­var a mente e lutar con­tra a depressão. Isso faz com que você se sinta feliz e des­perta em você sen­ti­men­tos român­ti­cos e poéticos.

Anti-séptico: É um anti-séptico e desin­fe­tante muito bom. Os seus com­po­nentes como o ben­zaldeído, ácido ben­zóico e ben­zoato de ben­zila têm pro­priedades ger­mi­ci­das, bac­te­ri­ci­das, fungi­ci­das e anti-virais. Quando apli­cado exter­na­mente em feri­das, impede que se tornem sép­ti­cas e elim­ina efe­ti­va­mente as infecções por tétano.

Anti-espasmódico: O óleo essen­cial de jas­mim é bom no trata­mento de espas­mos e é relax­ante. Alivia rap­i­da­mente a tosse espas­módica, as cóli­cas, os con­ges­tion­a­men­tos, a asma, a falta de ar e até mesmo a cólera espas­módica, assim como as cóli­cas intesti­nais e as dores resul­tantes de espasmos.

Afrodis­íaco: Na ver­dade, é a pro­priedade afrodis­íaca do óleo de jas­mim que faz você se sen­tir român­tico. Este óleo envolve-o num clima amoroso e tam­bém mel­hora a sua libido. 
Dev­ido a esta pro­priedade aromática do óleo de jas­mim e à fra­grân­cia das suas flo­res, que esteve em uso o sub­con­ti­nente indi­ano durante a primeira noite nup­cial, onde é a prática cor­rente dec­o­rar a noiva e o quarto nup­cial com estas flo­res e usar o seu óleo para pul­verizar o quarto. 
Este óleo tam­bém ajuda a curar prob­le­mas de caris sex­ual como ejac­u­lação pre­coce, frigidez, impotên­cia, etc.

Cica­trizante: Pre­ocu­pado com as cica­trizes e mar­cas deix­adas por furún­cu­los, acne, feri­das, varíola, etc? Dê uma hipótese ao óleo de jas­mim. 
Sendo um cica­trizante, pode aju­dar a fazer desa­pare­cer as mar­cas das cica­trizes e man­chas que per­manecem na pele. 
Ele tam­bém pode aju­dar con­tra as mar­cas de estrias.

Expec­to­rante: A pro­priedade expec­to­rante do óleo essen­cial de jas­mim pode ajudá-lo a ter um sono mel­hor e mais pro­fundo mesmo quando você está sofrendo de tosse e con­sti­pações. Alivia a tosse, aju­dando limpar o acú­mulo de catarro nas vias res­pi­ratórias, bem como o ressonar, limpando a con­gestão nasal e as vias res­pi­ratórias. Assim você não pre­cisa manter-se acor­dado a tossir sem parar a meio da noite, nem vai ressonar durante o sono.

Eme­na­gogo: Esta pro­priedade é des­ti­nada a dar relevo às mul­heres que sofrem de men­stru­ações irreg­u­lares e dolorosas ou de menopausa pre­matura. 
A pro­priedade eme­na­goga do óleo de jas­mim torna os perío­dos men­stru­ais reg­u­lares, cer­tos e menos dolorosos e tam­bém atrasa a chegada da menopausa. Ele tam­bém alivia out­ros prob­le­mas asso­ci­a­dos com a men­stru­ação, tais como fadiga, irri­tação, náuseas, etc.

Galac­to­gogo: Aumenta as secreções de leite das mamas e é assim muito bom para as mães lac­tantes e para a ali­men­tação dos bebés. 
Essa pro­priedade tam­bém ajuda a pro­te­ger a mul­her dos tumores e can­cêr da mama.

Par­turi­ente: O óleo essen­cial de jas­mim reduz a dor do parto e facilita o nasci­mento. Este recurso pode ser muito bené­fico no cenário de hoje, onde um parto nor­mal é uma visão rara e a maio­ria dos casos são resolvi­dos através do método de cesariana.

Seda­tivo: Ele acalma a mente, o corpo e a alma e faz bro­tar as suas emoções pos­i­ti­vas e con­stru­ti­vas. Alivia a ansiedade, o stress, a irri­tação, a raiva e a depressão, bem como as inflamações.

Ute­rina: Este óleo é bom para a saúde ute­rina porque tonifica o útero pro­move o fluxo de cer­tas hor­monas que garan­tem a boa saúde e o bom fun­ciona­mento do útero. Ele tam­bém ajuda a protegê-lo con­tra tumores, espe­cial­mente após a menopausa, restringindo o fluxo de estrogénio.

Out­ros Bene­fí­cios: É bom para a pele e mantém-na macia e livre de rachaduras. Ele pode ser usado para lib­er­tar as pes­soas de vícios e out­ros nar­cóti­cos. Tam­bém cura as dores musculares.

Algu­mas palavras de pre­caução: As mul­heres grávi­das devem evi­tar o uso deste óleo, pois é um eme­na­gogo. 
É muito relax­ante e seda­tivo e, por­tanto, doses ele­vadas devem ser evi­tadas. Mais uma vez, aque­les que são alér­gi­cos ao jas­mim devem evi­tar usá-lo.

Dicas 
*Sempre consagre as ervas ou o sal para um Ser de Luz que mais tenha afinidade, ou aos Elementais da Natureza, pois eles sabem melhor do que nós, o que realmente precisamos ser tratados.
Além disso ficamos na vibração do Ser à quem consagramos as ervas.
*Quem é reikiano pode colocar os simbolos do reiki nas ervas, o que potencializa ainda mais a vibração energetica da planta.
*Sempre agradeça pelas curas recebidas, fazendo isso, enviamos a gratidão ao universo, que é sempre devolve tudo aquilo que nós o ofertamos.

Na nossa loja temos sal para banho com flores e fragrância de jasmim

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário