segunda-feira, 27 de agosto de 2018

DESPERTANDO O CONHECIENTO - HORÁRIOS DOS 12 MERIDIANOS PRINCIPAIS

HORÁRIOS DOS 12 MERIDIANOS PRINCIPAIS

Resultado de imagem para HORÁRIOS DOS 12 MERIDIANOS PRINCIPAIS

Na Medicina Tradicional Chinesa o Qi (energia) é a essência de todas as coisas. Esta energia flui pelo corpo humano de forma regular, formando os Canais Energéticos que são imateriais. Estes canais são chamados de Meridianos. Estes conduzem a energia que percorre o corpo. Estes canais são vias de um Sistema Circulatório que junto com o Xue (sangue) estruturam
a vida e a harmonia. Os Meridianos são canais por onde circula a energia do alto para o baixo e do baixo para o alto, ou seja, eles possibilitam que a energia percorra o corpo humano da cabeça aos pés.

Os 12 meridianos principais que formam a grande circulação de energia, correspondem aos cinco órgãos Yin e às cinco vísceras Yang, além de duas funções – Triplo Aquecedor e Pericárdio.

Por Yin entendem-se os órgãos chamados duros e inteiros, produzem energia: Rins, Fígado, Coração, Baço-Pâncreas, Pulmões e a função Circulação e Sexualidade (Pericárdio).

Por Yang entendem-se as vísceras ocas que fazem circular tanto materiais quanto energia: Bexiga, Vesícula Biliar, Estômago, Intestino Grosso e a função Triplo Aquecedor.

Resultado de imagem para HORÁRIOS DOS 12 MERIDIANOS PRINCIPAIS

Na circulação de energia existe uma seqüência energética que passa de um Meridiano para outro sucessivamente, circuito que se completa nos 12 Meridianos no final de 24 horas. Paralelamente a esta circulação dos 12 Meridianos, na grande circulação de energia, existe uma outra que passa do Vaso Governador para o Vaso de Concepção, de uma maneira contínua e que também se completa em 24 horas.

Atribui-se o início da circulação de energia, quando esta onda energética está no Meridiano do Pulmão, pois este é o primeiro ato autônomo que a criança realiza logo após o nascimento: respirar.

Existe um período do dia em que cada um dos Meridianos tem a sua energia normalmente num ponto máximo, para que haja um gradiente que permita um fluxo energético. O início da circulação, que começa pelo Meridiano do Pulmão tem um fluxo máximo de energia das 3:00 ás 5:00 horas da manhã. E assim sucessivamente.

Saber do horário de cada Meridiano é importante, pois como é um fluxo energético, o momento do fluxo máximo é também um momento que o órgão se torna mais frágil e neste período está sujeito à certas manifestações patológicas. Por exemplo, é no período matutino que os problemas de asma brônquica acontecem, a incidência de problemas cardiovasculares no período da manhã ou que antecede é máxima, as crises de vesículas no horário de meia-noite. Em conseqüência deste “relógio energético”, existem momentos idéias para o tratamento, em outras palavras, pode-se utilizar dos horários para decidir qual o movimento ideal para o tratamento, usando o ponto para sedação no dado meridiano para diminuir o fluxo energético é o momento do seu horário. (Saulo Wanderley)

Sedação: hora do meridiano

Tonificação: hora seguinte ao da sua função (ou no horário anterior).

Nenhum comentário:

Postar um comentário