quarta-feira, 20 de setembro de 2017

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Elemento água na medicina tradicional chinesa.

Elemento água na medicina tradicional chinesa.
Resultado de imagem para O Rim e a Bexiga - Do Medo ao Pânico
O símbolo água representa na medicina tradicional chinesa, o órgão RIM e a víscera BEXIGA.
Cor - preto; sabor - salgado; estação - Inverno; emoção - medo
O RIM é frequentemente referido como a raiz da essência PRÉ-CELESTIAL (substância preciosa herdada dos nossos pais na hora da concepção, essência antes do nascimento, ela que nutre o feto, e após o nascimento controla o crescimento, desenvolvimento, força e vitalidade, é a base da vida sexual.
O RIM apresenta um aspecto YIN e outro YANG.
O YIN do RIM é o fundamento essencial para o nascimento, crescimento e reprodução.
O YANG do RIM é a força motriz de todos os processos fisiológicos. O YIN do RIM é o fundamento material para o YANG do RIM, e o YANG do RIM é a manifestação do YIN do RIM. Podemos comparar o YIN e YANG com uma lamparina de óleo. O óleo é o YIN do RIM e a chama é o YANG do RIM, ou seja YIN substrato material para o funcionamento do corpo,e o YANG a energia que fornece vida e força a esse substrato material. YIN do RIM esta ligado a palavra vida, e YANG a palavra força, juntando os dois teremos força da vida.Portanto YANG do RIM é visto como aquele que da movimento ao elemento água.
Se o YIN do RIM esta ligado directamente com a nossa história passada (essência Pré-celestial ),o YANG do RIM esta ligado a essência Pós-celestial (conectado a nossa história futura,possibilidade de projectar,de criar e mover-se para frente).
Funções:
1 - Armazenar a essência, governar o nascimento,crescimento,reprodução e desenvolvimento.
- Armazena essência Pré-celestial, herdada dos nossos pais na concepção, nutre o feto antes do nascimento, determina nossa força e vitalidade. Essência insuficiente pode causar subdesenvolvimento infantil físico e mental, crescimento inadequado, inferioridade e impotência.
- Armazena essência Pós-celestial, possibilita projetar, criar e buscar novos objectivos e metas.
2 - Produz a medula,abastece o cérebro e controla os ossos. Essencialmente produz a medula que por sua vez gera a medula espinhal e abastece o cérebro.
- Essência boa ira nutrir o cérebro, a memória e a concentração, ira melhorar a visão e o pensamento.
- Essência fraca o cérebro não será bem nutrido, faltara memória, concentração, tonturas, pensamentos e visão debilitada.
- Rim é responsável pela medula espinhal e ossos. Essência forte teremos ossos e dentes fortes, essência fraca os ossos serão quebradiços e os dentes podem até cair.
3 - Governar água
- Dentro da medicina chinesa, os líquidos corpóreos como sangue, urina, suor e linfa são regulados e controlados pelo RIM. Quando o seu funcionamento esta irregular ocorrem edemas, dores e dificuldade em urinária.
4 - Manifestam-se nos cabelos
- O cabelo depende da essência para crescer, se a essência for abundante o cabelo irá crescer bem e será bastante saudável, se for muito debilitada o cabelo torna-se fino e quebradiço podendo até cair.
5 - Abre nos ouvidos
- O ouvido também depende da essência para um bom funcionamento, sendo então muito relacionado com o RIM. Se o RIM for saudável os ouvidos podem ouvir bem, caso seja debilitado a audição poderá ser afetada.
6 - Abriga a força de vontade
- Existe uma grande relação entre o RIM e a quantidade de energia do indivíduo. O RIM contém a sua própria vitalidade, o seu aspecto psíquico quer dizer ZHI que significa força de vontade. ZHI é uma força que move a pessoa a realizar novos empreendimentos e planos pessoais e sociais, demonstra capacidade de adaptação,mudanças e buscar coisas novas.
7 - Controla a força e habilidade
- Rim controla a capacidade para o trabalho rígido, se ele for forte, a pessoa pode trabalhar duro por longos períodos, mas se for debilitado e fraco, a pessoa não terá forças para realizar trabalhos longos. Além da força o RIM influencia na capacidade para actividades delicadas e habilidosas.
- As doenças ligadas ao desequilíbrio da água, incluem as doenças renais, impotência sexual masculina e feminina, incontinência urinária, dentes e ossos fracos, dores lombares e nos joelhos, alterações auditivas e visuais, falta de vontade e memória fraca.
A bexiga irá receber energia do Rim para transformar os fluídos, recaptando o que for puro e excretando o que for impuro através da urina. Em resumo, a Bexiga trabalha para Medicina Chinesa basicamente as mesmas coisas da Medicina Ocidental –> Armazena e excreta urina.
Apesar da sua função ser simples, a Bexiga possui o maior e mais complexo meridiano de acupuntura do corpo, totalizando 67 pontos bilaterais e contendo em si uma importante categoria de pontos conhecida como Shu Dorsais
Existem várias evidências mostrando que as funções da Bexiga estão relacionadas ao Yang do Rim. Quando o Rim é saudável, a Bexiga funciona bem. Se o Rim é afectado por alguma patologia, principalmente as de natureza Yang, a Bexiga também irá sofrer.
Sinais de problemas renais
- Se o rim está fora de equilíbrio, vamos sentir dor e sensação de queimação na planta dos pés. Em termos ocidentais, isso é conhecido como fascite plantar ou esporão de calcâneo.
- Emocionalmente, quando o rim é fraco, nós sentimos medo, mas quando o rim é saudável, temos força de vontade. Além disso, o rim desempenha um papel muito importante no desenvolvimento anatómico de uma pessoa e a consciência intelectual. Em crianças, o medo pode prejudicar o desenvolvimento físico e psicológico, que se manifesta em problemas fisiológicos, tais como padrões de crescimento atrofiado, doenças dos dentes e desenvolvimento físico e mental lento.
- Quando o rim é fraco, o depósito de cálcio nos ossos é difícil, e pode causar osteopenia (redução da massa óssea) , e até mesmo osteoporose, nos casos mais graves. Em TCM, é insuficiente tratar a osteoporose unicamente com vitamina D e cálcio. É de vital importância tratar o rim para fazer os ossos mais fortes.
- Sintomas da menopausa também pode ser associada à deficiência de qi dos rins. Uma vez que o rim é um órgão de água, que funciona para arrefecer o calor do corpo, e quando o rim é deficiente, o sistema de órgãos no fígado, que está associada com a madeira, secam-se. O excesso de calor no corpo inflama a madeira do fígado e, portanto, podem causar afrontamentos.
- Cabelo grisalho precocemente e perda de cabelo são associadas a uma deficiência yang do rim. Portanto, a implantação de cabelo é apenas um tratamento superficial para a calvície, e isso não é suficiente. É importante para fortalecer a energia do rim de modo a que o cabelo cresça novamente.
- Dentes fracos, infecção do ouvido médio e deformidades das orelhas externas tudo indicar doença renal. Outros sintomas renais incluem zumbido dos ouvidos (zumbido) e perda auditiva. Esses sintomas estão associados com o rim; por exemplo, em bebes, a dentição é frequentemente acompanhada de problemas de ouvido, que está associado com distúrbios energia do rim.
Do ponto de vista nutricional, a fim de fortalecer o rim, todas as idades devem comer alimentos de cor escura como amoras e fungo preto, framboesa, melancia, beterraba, cevada, feijão.
O exercício desempenha um papel importante no fortalecimento do rim, uma vez que o seu meridiano começa na parte inferior do pé. Sempre que andar, subir ou pular, o rim é estimulado. A estimulação do rim é particularmente importante para o crescimento, e a expressão do gene saudável em bebés e crianças. Tocar ou pressionar a parte inferior dos pés dos bebes reforça a sua energia do rim para crescerem fortes e saudáveis. Para os adultos, uma caminhada na praia, nas pedras irregulares ou em águas rasas
estimula os rins e tem efeitos benéficos.
Tai Chi Chu-um e exercícios de alongamento como Yoga e Qi Gong são úteis para fortalecer os rins.
Espaço L MTC Dra Luísa Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário