segunda-feira, 18 de setembro de 2017

DICAS TERAPÊUTICAS - Respiração de qualidade ajuda a eliminar toxinas que ficam nas células



Respirar com consciência dá maior sensação de paz


Resultado de imagem para DICAS TERAPÊUTICAS - Respiração de qualidade ajuda a eliminar toxinas que ficam nas células

Respiração de qualidade ajuda a eliminar toxinas que ficam nas células

Você já parou para pensar na sua respiração? Se a resposta é não, provavelmente você esteja respirando errado. Saiba que a respiração correta garante maior saúde física, emocional e mental. 


"O hábito de respirar bem elimina o estresse, melhora a concentração, o sono, eleva o estado de consciência e dá maior sensação de paz", explica Alexandre Lopes, instrutor da Fundação Arte de Viver. 
O especialista conta que a respiração certa deve ser longa, profunda e ritmada. "Se for curta, fracionada, instável e inconstante, não estamos respirando com toda a nossa capacidade e provavelmente nosso corpo está mostrando isso por meio de sinais de comportamento". 


Aprenda técnicas para respirar corretamente.

Outro fato que poucas pessoas conhecem é que as toxinas que ingerimos diariamente e que deixam nosso corpo "contaminado" podem ser eliminadas pela respiração. A ideia da respiração correta é tão importante que hoje já existem técnicas que ensinam a expandir a capacidade pulmonar para eliminar as toxinas que ficam armazenadas nas células.

Segundo Lopes, essas toxinas geram estresses físicos e emocionais. "A maioria das pessoas usa em média somente 30% da capacidade pulmonar, e a respiração é responsável por até 80% da eliminação das toxinas do nosso sistema.

 Mesmo dormindo você deve ter consciência corporal para manter a respiração correta. "A maior relação da respiração com a saúde cardiovascular está em uma doença chamada apneia do sono, na qual a respiração faz pausas enquanto a pessoa dorme. Essa doença pode aumentar os riscos de doenças no coração?, explica Daniel Arkader Kopiler, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME).

Quanto maior a capacidade pulmonar, maior é a condição de eliminar toxinas das células
Respiração consciente

Um estudo da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostrou que indivíduos que apresentam sérias dificuldades para respirar durante o sono têm 50% a mais de chances de morrer antes de alguém da mesma idade que não sofre das mesmas condições. 

"Uma ótima dica é respirar com consciência. Coloque sua atenção no movimento do ar entrando e saindo do pulmão, respirando lenta e profundamente sempre que sentir necessidade", ensina Lopes.
Anote o passo a passo de uma técnica de respiração extremamente relaxante, muito utilizada por praticantes de ioga, chamada Ujjayi Pranayama. 

1. Sente-se de forma confortável, com a coluna reta, para que a energia flua. 

2. Respire profundamente, prenda o ar e inspire lentamente 

3. Contraia um pouco a garganta e sussurre algumas palavras em tom alto. Sinta o espaço para passagem de ar na garganta diminuir suavemente. Essa é a contração desejada. 

4. Agora, ao respirar, mantenha a contração da garganta. Quando puxar o ar e inspirá-lo, você deve ouvir um som semelhante ao produzido pelo oceano. 

5. Pratique o Ujjayi Pranayama até sentir que relaxou completamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário