terça-feira, 15 de agosto de 2017

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Você já ouviu falar em Cefaléia Cervicogênica?

Cefaleia Cervicogênica

acupuntura tratamento de stress

Cefaleia, um mal que acomete milhões de pessoas. Um incomodo que muitas vezes pode interromper atividades habituais comuns no dia a dia como estudar, trabalhar e praticar esportes. A dor de cabeça crônica, como a enxaqueca, pode transformar a vida de quem sofre com ela, fazendo com que o indivíduo, para se adaptar, viva em função da dor. É um dos problemas mais comuns e segundo dados médicos, 40% das pessoas sofrem de pelo menos uma dor aguda na região.

acupuntura tratamento de stress

Tipos de cefaléias

tipos de cefaleia




Tipos de cefaleia
Existem vários tipos de dores de cabeça, mas hoje vamos abordar a cefaleia cervicogênica. A cefaleia cervicogênica é uma dor de cabeça com um componente cervical predominante. Tem como principal causa alguma alteração cervical do pescoço e nuca. Esta alteração pode ser alguma doença da cervical como uma hérnia de disco, osteoartrose cervical, estenose de canal cervical, pinçamento de raízes cervicais, assim como contraturas, torcicolos, problemas posturais que podem acarretar em dor cervical e na dor de cabeça.

Segundo o International Headache Society existem entre 144 e 150 tipos de cefaleia, mas o que pouca gente sabe é que muitas vezes a origem dessa dor, pode estar na má postura e a solução, na fisioterapia. A cefaleia cervicogênica é responsável por 15% a 20% de todas as dores de cabeça e consiste em uma disfunção nos primeiros segmentos da coluna cervical.

Um outro diagnóstico importante a ser lembrado em caso de dores orofaciais é a Síndrome Dolorosa Miofascial, condição musculo-esquelética comum de dor no corpo, devido a contraturas musculares e bandas tensionais, que podem gerar dor irradiada.

Algumas causas de cefaléias

Acupuntura ajuda a tratar Ondas de Calor em Sobreviventes de Câncer de Mama

Acupuntura ajuda a tratar Ondas de Calor em Sobreviventes de Câncer de Mama

Muitas são as causas da cefaleia cervicogênica, mas tensão, preocupação, ansiedade e estresse são os grandes vilões, pois em decorrência desses fatores, ocorre um excesso de contratura muscular na região dos ombros, pescoço, músculo trapézio e músculos pericranianos como o temporal, masseter e occipital, causando a patologia. A dor pode ser de um lado só ou pode ser dos dois lados.

Hábitos ruins no dia a dia podem agravar o quadro. Prestar atenção na postura e, principalmente, tomar cuidado com os movimentos do pescoço, área mais próxima das três primeiras vértebras cervicais, a região onde se origina a cefaleia cervicogênica, são fundamentais no processo de prevenção da doença.

O que é a cefaléia cervicogênica?

torcicolo dor cervical


Torcicolo dor cervical
A cefaleia cervicogênica é uma dor de cabeça que apresenta sinais de participação cervical e pode ser diagnosticada através dos seguintes sintomas:

Dor cervical semelhante precipitada por movimento do pescoço ou má-sustentação da cabeça;

Redução da movimentação do pescoço;
Dor na mão, ombro e pescoço ou ocasionalmente dor no braço de natureza radicular.
Além da dor de cabeça, outros sintomas são a rigidez no pescoço, alterações do sono, intolerância a luz e, em algumas situações, até náuseas e vômitos. Ocorre geralmente de duas a três vezes por semana e tem duração de horas ou até de dois a quatro dias. A dor pode ser moderada, não excruciante, geralmente de natureza não pulsátil, começando no pescoço e espalhando-se para as áreas óculo frontotemporal, onde, em geral, é maior. O tratamento para uma dor de cabeça cervicogênica envolve uma avaliação das possíveis causas e fatores contribuintes. Uma vez diagnosticada, um médico ortopedista, neurologista ou um fisioterapeuta são frequentemente consultados para o tratamento.

Qual o tratamento da cefaléia cervicogênica?


alivie pontos gatilhos de dor com acupuntura


Alivie pontos gatilhos de dor com acupuntura
Ocorrendo algum dos sintomas citados, o médico irá indicar uma terapia de acordo com as condições do paciente. 
O tratamento é divido em medidas físicas e medicamentosas. Para tratar o problema desde a origem, exercícios específicos que corrigem a postura e trabalham as musculaturas mais profundas que envolvem a coluna cervical, são indicados. 
Medicamentos também são grandes aliados e podem ser recomendados. 
O médico também irá orientar o paciente sobre fatores agravantes do problema, como o mau posicionamento de um computador na mesa do trabalho ou hábitos posturais inadequados. É muito importante corrigir a postura quando alterada, para isso a fisioterapia com reorganização postural, como o RPG, pode ser indicada. 
Outras técnicas de fisioterapia como a terapia craniossacral, termoterapia, tens, laser, ultrassom, digitopressão podem ser utilizadas. Técnicas de relaxamento manual como o shiatsu podem ser incluídas no tratamento.

Terapias como a acupuntura, são extremamente eficientes no tratamento da cefaleia cervicogênica. 
A acupuntura é uma técnica milenar e faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, baseada em um antigo pensamento filosófico chinês e na observação dos fenômenos naturais, vem sendo amplamente utilizada, com relativa frequência nos últimos anos e está cada vez mais em evidência sendo uma especialidade em ascensão, tanto na área médica, como na área da fisioterapia. 
Sua eficácia é cientificamente comprovada, existindo evidências dos benefícios da utilização da técnica, como terapia no tratamento dos pacientes portadores de cefaléia. 
A acupuntura pode utilizar métodos de estímulos ao Sistema Nervoso Central, onde ocorre a liberação de endorfina, dimorfia e ópióides, levando a diminuição da intensidade da dor, números de crises e consumo medicamentoso, não apresentando efeitos colaterais.

Outra forma de tratamento é o bloqueio de nervo occipital (localizado na nuca). 
O bloqueio pode ser feito no nervo occipital maior, menor, raízes de C2 ou outras raízes e tem muito resultado clínico. Um bloqueio é feito pelo médico fisiatra (especialista em reabilitação e dor), com um anestésico local, infiltrando-se o local com xilocaína ou outro anestésico local, acrescentando-se ou não um corticoide. 
Pode-se usar também a toxina botulínica no tratamento (botox) com sucesso.

Prevenção da cefaléia cervicogênica



Durma com travesseiro cervical
Começar desde já a pensar em prevenir a cefaléia cervicogênica pode ser uma saída para evitar problemas futuros. 
Existem exercícios muito simples, que podem ser feitos a qualquer hora e em qualquer lugar, como movimentar a cabeça para frente e para trás em ritmo lento, alivia a tensão no pescoço. 
Evitar poltronas ou colchões muito macios e não permanecer na mesma posição por mais de 20 minutos, ajudam na prevenção da cefaleia cervicogênica. Falar ao telefone, segurando com as mãos e não com os ombros, ler com o livro posicionado na altura dos olhos, para evitar ficar com a cabeça muito baixa, são indicações também muito importantes e que devem ser observados.

Em todos os casos o paciente poderá ser orientado de várias formas, de acordo com o grau clínico que a patologia se apresentar. 
Uso de analgésicos comuns, exercícios, fisioterapia, terapias como a acupuntura são tratamentos extremamente eficazes, no entanto, a cura continua dependendo do bom senso e adequação do paciente no dia a dia, para prevenir ou curar a cefaleia cervicogênica. 
São pequenas mudanças que podem trazer grandes resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário