quinta-feira, 20 de julho de 2017

DICAS TERAPÊUTICAS - Efeitos Terapeuticos de Cavalgar, os benificios de andar a Cavalo. Equoterapia

Equoterapia


Efeitos Terapeuticos de Cavalgar, os benificios de andar a Cavalo.
 

- Um método terapêutico

A Equoterapia é uma abordagem terapêutica relativamente nova no Brasil.Visa utilizar o cavalo como facilitador para um melhor desenvolvimento neuropsicomotor e psicológico do indivíduo. Essa interação com o animal propicia ao paciente atingir novas formas de comunicação, socialização, concentração, equilíbrio, coordenação motora, conscientização postural, ganho da auto estima, etc.

O trabalho é realizado por profissionais de diversas áreas como fisioterapeutas, psicólogos, professores de educação física, equitadores, fonoaudiólogos e psicopedagogos. Todos os profissionais estão capacitados após curso realizado pela Associação Nacional de Equoterapia- ANDE, instalada em Brasília.
benefícios da integração entre o ser humano e os equinos
Desde de tempos remotos, os animais tem representado um importante papel na sobrevivencia do serhumano, especialmente depois que o ser humano desenvolveu a arte de domesticar os animais.

O animais têm auxiliado o ser humano a se defender (dai desenvolvem raças caninas como pit bull, fila, doberman, etc.), a caçar (pescadores de Santa Catarina ainda se beneficiam da atuação dos golfinhos para terem sucesso na pesca), a se alimentar, a trabalhar (coitados dos burros de carga, muitos animais levaram e sofreram nas costas pela ambição humana), a se locomover, a relaxar (observar e ouvir pássaros, por exemplo, tem efeitos terapeuticos), a ter companhia (o cão é um grande amigo), a manter a qualidade ambiental (a lagartixa, os gatos entre outros animais que frequentam nossas residências adoram exterminar as baratas, insetos repugnantes), enfim, são inúmeros casos e exemplos.
Neste artigo, o Areia que Canta vem prestigiar em especial os cavalos: animais de companhia, de transporte, de trabalho e também grandes médicos!
Quem anda à cavalo sabe o prazer que esta atividade proporciona. São inúmeros benefícios para o físico e também para a mente e daí desenvolver a Equoterapia – ciência conhecida há milhares de anos e, que agora, vem sendo reconhecida como um dos mais eficazes métodos para a cura de inúmeros males – do físico e da alma.
O artigo de Cristiane Alvarenga Silveira e Tãnia Del Duca Frazão (Fisioterapeutas) : "EQUITAÇÃO TERAPÊUTICA - Uma nova forma de tratamento" nos dá algumas informações a respeito:
 Resultado de imagem para DICAS TERAPÊUTICAS - Efeitos Terapeuticos de Cavalgar, os benefícios de andar a Cavalo. Equoterapia

"Ninguém pode negar que estar em fazendas e montar cavalos são bons para a saúde e bem-estar de qualquer pessoa. Muitas histórias, estudos de casos e projetos de pesquisas têm validado que a equitação é uma forma efetiva de tratamento para muitas disfunções físicas e cognitivas.
Milagres têm acontecido! Pessoas têm abandonado suas cadeiras de rodas. Equitadores portadores de deficiências físicas ou mentais têm triunfado em Olimpíadas Especiais. Todas estas experiências vêm promovendo e fortalecendo a teoria de que a arte de equitar e o convívio com cavalos é maravilhoso, divertido e produtivo tanto para crianças quanto para adultos. Equitação Terapêutica, Terapia por meio do cavalo, Equoterapia, Equitação para pessoas portadoras de deficiências, Hipoterapia, todos querem designar o mesmo método científico, que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico para fins de saúde, educação e lazer.
Historicamente, os benefícios da Equitação Terapêutica são vistos desde 460 AC. Sendo altamente difundido na Europa, desde 1960, esta forma de atividade terapêutica tomou forma nos Estados Unidos através da estruturação dos centros da NARHA (North American Riding for the Handicapped Association), e mais recentemente com a formação da AHA (American Hippotherapy Association). No Brasil, esta atividade teve seu início na década de 70, onde os primeiros trabalhos foram realizados na Granja do Torto, em Brasília. ...
A utilização do cavalo como instrumento terapêutico nos proporciona um movimento que é tridimensional, variável, rítmico e repetitivo. O movimento resultante no cliente se assemelha aos movimentos da pelve durante a marcha.
A variedade de movimentos disponíveis pelo cavalo favorece o terapeuta a graduar a quantidade de informações sensoriais a serem enviadas a pessoa, associadamente a outras técnicas terapêuticas para chegar a um objetivo comum. A resposta é entusiasmada para esta forma de aprendizado em um ambiente natural.
Portadores das seguintes patologias podem se beneficiar da hipoterapia:
Paralisia Cerebral
Síndrome de Down
Esclerose Múltipla
Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor
Traumatismos Crânio-encefálicos
Acidentes Vasculares Cerebrais
Autismo
Dificuldades em Aprendizagem e Fala
Dificuldades de Atenção
Espinha Bífida
Distúrbios visuais e/ou auditivos
Distrofias musculares
Retardo Mental
Desordens Emocionais
Amputações

Imagem relacionada

Dentre os principais BENEFÍCIOS físicos, mentais, sociais e emocionais observados em crianças submetidas à Equitação Terapêuticas que se destacam são: O cavalo proporciona ao corpo movimentos rítmicos e naturais, de uma forma semelhante a marcha humana, melhorando o equilíbrio, a postura, o controle motor, a mobilidade e as atividades funcionais.
A equitação terapêutica melhora a concentração, o processamento dos pensamentos, a habilidade para articular as emoções e orientação espacial. Proporciona a relação amigável dos participantes com o cavalo, com o instrutor, e voluntários, desenvolvendo a confiança. É eficaz no controle das emoções e reforça comportamentos adequados. O contato com o cavalo e treinamento proporciona um meio não-competitivo de aprendizagem. Novas habilidades, auto-disciplina e melhora da concentração constrói auto-confiança.
Através da Equitação obtêm-se uma imagem pessoal positiva. Geralmente, as pessoas portadoras de deficiência experimentam independência pela primeira vez em suas vidas. Eles também desenvolvem o sentido de equipe, a auto-estima e a arte de equitar".
E encerra o artigo com o seguinte dizer:
"Apesar dos cavalos serem maiores que as crianças o respeito acontece naturalmente. E através do aprendizado, diversão, relaxamento, prazer, renovação, amizade observa-se a reconecção destas pessoas na magia do espírito humano. A vida muda para melhor! O nosso mundo se torna um lugar melhor, graças ao amor e reabilitação através do cavalo..."
 Imagem relacionada
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário