segunda-feira, 19 de junho de 2017

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Labirintite – Causas, Sintomas, Tratamento e Cura - Conhecendo um pouco mais....

Labirintite


labirintite é uma doença que pode comprometer o equilíbrio e a audição por afetar o labirinto, estrutura do ouvido interno responsável pela audição. 
A labirintite é distúrbio bastante incômodo e que pode ser perigoso para a pessoa, dependendo do lugar que ela estiver, por mexer com seu senso de equilíbrio. Tal distúrbio de equilíbrio acontece devido a uma inflamação no trato respiratório superior que causa um dos piores sintomas, a tontura.

Labirintite

Causas da Labirintite

A labirintite é causada por uma infecção viral ou bacteriana, mas pode ocorrer devido a uma alergia, reação a medicamentos, lesão na cabeça e transtorno na circulação sanguínea que afeta o ouvido ou cérebro. A labirintite pode ser causada por envelhecimento, doenças, problemas cerebrais e lesões no sistema visual. Para diagnosticar a labirintite é preciso realizar exames otoneurológicos completos e avaliação clínica. 

Sintomas da Labirintite

Os principais sintomas da labirintite são a vertigem, o desequilíbrio e em algumas vezes, movimentação involuntária nos olhos. Outro sinal bastante comum é a perda de audição no ouvido infectado, além de náusea, sensação de mal estar devido à falta de equilíbrio, já que o cérebro recebe com falhas o sinal de equilíbrio do ouvido. A labirintite viral pode causar perda de audição em alguns casos raros. A ansiedade é uma reação comum da labirintite e pode produzir tremores, palpitações, ataques de pânico e depressão. 

Tratamento da Labirintite

Alguns cuidados que melhoram a qualidade de vida do paciente que sofre de vertigens


As pessoas que tem esta doença não devem ficar mais de três horas, durante o dia sem ingerir algum tipo de alimento. Deve evitar o uso do açúcar refinado, mascavado ou mel. Use somente adoçantes dietéticos, se necessário. Aumente a ingestão de água, beba de 4 a 6 copos de água por dia. É bom evitar chocolates, chás ou café. É também necessário evitar sumos indústrias, pois os corantes e os conservantes não fazem bem as pessoas que sofrem de vertigens. É aconselhável, tornar os legumes e verduras parte integral da sua alimentação. De evitar bebidas alcoólicas, repouso excessivo e evite travesseiros altos. Caminhe pelo menos trinta minutos por dia. E assim terá uma vida mais saudável.

 

Exercício capazes de curar labirintite:
Andar em linha reta s/olhar para os lados ou para baixo para frente e p/tras; andar em linha reta,parar, dar uma rodadinha e continuar andar reto ,este exercício deve ser feito em casa 2x por dia

-Fazer massagens com óleo de menta. Você antes da massagem vai envolvendo a nuca, a região frontal,ombros e articulações com toalha embebida na água bem quente só depois massageia com o óleo.

-Tente não ficar muito preocupada,(o) porque há casos em que a preocupações e situações de tensão ocasionam as crises.

Receitas de remédios caseiros contra labirintite:

-Chá s muito bons pra acabar com os sintomas desta doença.

1 Colher de (chà) de erva doce

1 Colher de (chá) de alecrim

3 Cravos da Índia

Faça o chá normalmente com se faz qualquer outro.

Chá de Ginkgo Biloba O ginkgo biloba contém glicosídeos flavonóides entre outras substâncias que possuem ação vasodilatadora. É eficaz contra a labirintite.

Partes utilizadas: folhas e pó (extrato seco).

Modo de usar: chá por infusão – 30g em meio litro de água. Tomar 3 xícaras ao dia. Cápsulas – depende da concentração: 40mg, tomar 2 cápsulas ao dia, ou extrato seco das folhas – 5 cápsulas ao dia.

Mas muito cuidado com esse chá é a erva mais eficaz para labirintite, mas deve ser usada com critério e a dosagem especifica, após analise dos medicamentos em uso pelo paciente por exemplo não pode ser usado Juntamente com ácido acetil salicilico.

VINAGRE DE MAÇA:

Colocar em uma vasilha de plástico ou louça.

1 kg. de maça picada com casca.

5 litros de água e

2 xícaras de acucar.

Tampar com um pano. Quando acabar de fermentar, o que leva de 15 a 20 dias, passado este tempo o vinagre está pronto. Coar e colocar em vidros limpos e esterelizados não fechar demais, para não estourar.

MODO DE TOMAR: 1 colher de sopa de vinagre de maça, misturado com uma colher de chá de mel.

Tomar 3 vezes ao dia. Em casos graves, de 6 a 8 vezes ao dia.

- Furar duas favas de Napoleão e passar por um barbante ou cordão de prata, usando sempre no pescoso até ficar curado.

*O paciente que tem labirintite necessita de grande atenção, pois existe uma insegurança muito grande, ansiedade e depressão que costuma associar-se a medo de cair ou medo de sair sozinha, gerando um grande impacto na qualidade de vida do paciente.

TRATAMENTO CONVENCIONAL

O tratamento para labirintite é feito com medicamentos como o diazepam, mas o tratamento a longo prazo não é recomendado pois esse medicamento causa dependência. Por causa disso, se o tratamento for de longo prazo, a solução é utilizar outros medicamentos prescritos pelo seu médico, como medicamentos naturais feitos em farmácias de manipulação. Como o próprio nome sugere, a labirintite é uma inflamação nos labirintos, que se localizam no sistema vestibular do ouvido interno. Normalmente, uma pessoa com sintomas labirintite demora de 1 a 6 semanas para se recuperar, mas os sintomas (tontura e desequilíbrio) podem perdurar por vários anos.

Cura da labirintite

O que dificulta a cura da labirintite são as consequências da doença que podem desencadear outras como diabete, colesterol alto, pressão arterial, variações de hormônio, tireóide, problemas na coluna e cardio-vasculares. Com o tratamento adequado, os sintomas reduzem gradativamente e em determinado estágio, a doença chega a ser até mesmo curada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário