sexta-feira, 2 de junho de 2017

SAÚDE E EQUILÍBIRO - RPG Reeducação postural global - O QUE É? COMO FUNCIONA?

RPG Reeducação postural global


Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - RPG Reeducação postural global - O QUE É? COMO FUNCIONA?
A Reeducação Postural Global é um dos mais modernos métodos de fisioterapia que trata de desarmonias do corpo.
Indicado não somente para quem sente dores, mas para quem busca o equilíbrio. 
O que é RPG?
A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método de fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura. Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada, exclusivamente, por fisioterapeutas.

RPG
































A Técnica
Dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares, etc. Quem nunca passou por pelo menos uma dessas desagradáveis experiências?

A terapia RPG trata esses e muitos outros problemas com bons resultados, por meio da reeducação do corpo. Exemplo: quando sofremos uma contusão, a primeira reação é fazer com que o corpo tente proteger a lesão para não sentirmos dor. Por isso criamos automaticamente um mecanismo de "compensação" para evitar o problema inicial. É o que acontece quando torcemos o tornozelo.

Para não termos dores, enrijecemos a musculatura e transferimos para a outra perna o apoio corporal e mancamos. Com isso, criamos uma série de compensações em todo o corpo.

O tratamento

Para se obter um resultado positivo com RPG são necessárias sessões semanais de uma hora, podendo haver exceções nos casos de maior gravidade. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.

Em quais Patologias a RPG é indicada?

- Ortopédico: pés planos e cavos, joelho valgo ou varo, joanetes, escoliose, dor cervical, dor dorsal, etc.

- Neurológico: hérnia de disco e labirintite.

- Reumatológico: artrites, artrose, bursite, tendinite, etc.

- Respiratório: asma, bronquite, etc.

- Somáticos: stress, disturbios circulatórios e digestivos, etc..



A grande vantagem da Reprogramação postural global são os seus princípios básicos, o que primeiramente inclui a individualidade – ou seja, para cada pessoa há um tipo de tratamento com base nos seus problemas específicos. Em segundo está a causalidade, a busca pela verdadeira causa do problema para que o mesmo possa ser tratado com a maior eficácia possível. E por último a globalidade, a maneira de tratar o corpo como um todo, promovendo o equilíbrio geral.