sábado, 17 de junho de 2017

DICAS TERAPÊUTICAS - A MAGIA DO BROTO DE AMÊNDOAS

PODEROSO BROTO DE AMÊNDOAS


Rica em ômega 6 e 9. ·Faz aumentar a resistência do Sistema Imunológico. ·

É um potente antioxidante (protege as células contras os Radicais Livres). ·

Reduz o Risco do aparecimento do Câncer. ·

Reduz o Risco do aparecimento do Câncer do Cólon. ·

Protege contra problemas cardiovasculares. ·

Regula o açúcar no sangue e a resistência à Insulina em Diabéticos do Tipo 2.



Um maravilhoso Alimento Funcional capaz de realizar proezas...
Todo potencial do Broto de Amêndoa na correção e prevenção de doenças...
Um grão mais que Especial
 


A Amêndoa em sua forma in-natura, já sem a casca grossa e revestida apenas por uma fina película, é um dos grãos mais nutritivos da natureza. Rica em óleos insaturados, aqueles que aumentam o bom colesterol (HDL), traz tantos benefícios à saúde que chega a causar espanto. Mas, apesar de proporcionar tantos benefícios ao corpo, em seu estado natural, ainda contém gorduras saturadas e às vezes é de digestão difícil. No entanto, depois de passar por um processo químico chamado“germinação”, quando se transforma em Broto, muda completamente de forma.

Então acontece a mágica, além de manter todos os nutrientes, perde sua porção de gordura saturada (a ruim) e ganha o status de alimento de fácil digestão e rápida saciedade. 

Mais ainda, como Broto germinado, diminui seu teor calórico e todos os seus nutrientes são potencializados.
   
Mas o Que é um Broto Germinado?
Trata-se da semente em seu estado inicial de germinação, quando ela inicia seu processo bioquímico para se transformar em árvore, ou planta. É chamada nessa etapa de Broto.

Um Broto representa na verdade todo potencial energético da árvore que ele representa. Trata-se ainda de um alimento vivo, uma vez que o broto está em plena fase de mudança. Deixou de ser semente e se transformou num embrião em sua fase gestacional, carregando tantos nutrientes em seu núcleo, que chega a impressionar.
Uma Mudança genética que a Transforma num Supernutriente
Há uma mudança bioquímica em toda sua estrutura, por isso é riquíssima em proteínas, minerais e aminoácidos. Em sua forma germinada, possui mais nutrientes que leite, carne e ovos, sendo considerada um dos alimentos vivos dos mais completos que existe na natureza.

A Amêndoa em sua forma germinada, depois de apenas 1 dia e meio de preparo, em média, transforma-se em um dos alimentos mais ricos em Cálcio que se conhece. Mais uma vantagem, pode ser consumida sem o temor dos Oxalatos, substâncias que normalmente são liberadas dos alimentos comuns ricos em cálcio, que depois acabam por formar os indesejáveis cálculos renais.
Na verdade o Broto de Amêndoa, não apenas evita o aparecimento dos Cálculos Renais, mas também evita que se desenvolvam depois de formados. Mais ainda, acredita-se mesmo que seja capaz de reduzir o tamanho daqueles já existentes.
Eis uma lista parcial das potencialidades desse Superalimento:
·Contém Flavonóides, Fitoquímicos e Fibras.·1/4 de uma xícara (cerca de 18 gramas) contém mais proteínas que um ovo comum.·Rica em ômega 6 e 9.·Faz aumentar a resistência do Sistema Imunológico.·É um potente antioxidante (protege as células contras os Radicais Livres).·Reduz o Risco do aparecimento do Câncer.·Reduz o Risco do aparecimento do Câncer do Cólon.·Protege contra problemas cardiovasculares.·Regula o açúcar no sangue e a resistência à Insulina em Diabéticos do Tipo 2.·Reduz o risco do aparecimento de Diabetes tipo 2.·Retarda o envelhecimento das células do corpo.·Protege contra a Demência.·Repara falhas e protege o DNA.·Combate a Pressão Alta.·Promove a boa saúde dos Olhos.·Proteção contra a doença de Alzheimer.·Espetacular proteção contra a Osteoporose.·Previne Derrames.·Reduz a frequência do aparecimento das crises de Enxaqueca.·Promove alívio contra a TPM (Tensão pré-menstrual).·Ajuda a equilibrar os Hormônios femininos durante o climatério e menopausa.·Previne ataques de Vertigens Epilépticas.·Grande no combate aos sintomas da Gripe e Resfriados comuns.·Previne contra a Calvície.·Combate as inflamações do Organismo.·Previne a formação de pedras nos Rins.·São fontes riquíssimas de gorduras Monoinsaturadas que ajudam a baixar o Colesterol LDL (o ruim) do sangue. 1/4 de xícara de amêndoas germinadas (aproximadamente 7/9 amêndoas médias) por dia ajudam a baixar o Colesterol LDL em cerca de 10%.
De fato a lista impressiona! Mas isso ainda não é tudo...

Germinadas são 13% menos calóricas que as normais. São mais nutritivas e a oleosidade comum da semente in-natura desaparece. Rica em fibras e óleos Monoinsaturados (Gordura que aumenta o bom Colesterol, o HDL), é especialmente benéfica para as mulheres, uma vez que é rica em substâncias que ajudam a equilibrar seus hormônios, especialmente no período pré-menstrual ou durante climatério e menopausa.

Pode ser consumida crua ou em forma de leite. De fato, bastam 7/9 unidades germinadas para fornecer um copo pequeno de leite. Com uma vantagem, contém 4 vezes mais cálcio que o produto da vaca. Em seu estado germinado, é de fácil digestão e favorece a saciedade. Resultado, a pessoa pode sentir-se um pouco, digamos, sem fome!

Vale ressaltar que, depois de germinada, ela, além de manter todos os benefícios indicados, ainda ganha mais minerais, mais fibras, e perde completamente a oleosidade que o grão tradicional apresenta. Nesse estado, sua carga glicêmica (quantidade de açúcar que libera na corrente sanguínea) é quase de zero, o que a torna um alimento perfeito para os portadores de Diabetes do tipo 2.

Uma boa razão para a germinação da Amêndoa é que ela libera uma substância chamada Lípase, que é responsável pela digestão e adequada absorção das gorduras pelo organismo. Na Amêndoa in-natura esta substância não existe. No processo de germinação, a gordura saturada se transforma em Insaturada. Isso ocorre porque quimicamente a semente mudou. Ela agora está repleta de todos os nutrientes, enzimas e minerais que a planta precisaria para se transformar numa nova árvore, daí seu imenso potencial energético. Ela está no seu estado Alcalino, por isso é de fácil absorção pelo organismo. Pode ser consumida com a pele, mas sem pele tem um sabor melhor.

Os grãos in-natura (estado não germinado) contêm o ácido Fítico, substância que inibe a absorção de cálcio, cobre, ferro, magnésio, zinco, e de outros nutrientes, pelo organismo.

Sendo esse ácido hidrossolúvel (se dissolve na água), Esta substância é anulada no processo de germinação da semente.

A fração de Ácido Fítico hidrossolúvel pode ser de 10% no gergelim até 70 a 97% em alguns feijões (soja em flocos, feijão branco e azuki), e é bastante alta nas frutas que amadurecem para consumo depois de colhidas.No caso dos grãos, embebê-los em água é fundamental para ativar e acelerar o processo de germinação e eliminar essa substância do alimento.

Valor Calórico: 28 gramas de Amêndoas germinadas contém 163 calorias com 99 calorias de gorduras. Isso equivale a 8% das necessidades diárias de calorias (numa dieta de 2.000 calorias). Isso equivale a 13% menos calorias que as sementes in-natura.

Gorduras e Colesterol:28 gramas de Brotos de Amêndoas contém cerca de 11 gramas de gorduras totais. Destes, menos de 1% são de gorduras saturadas (a considerada ruim). Em comparação, 28 gramas de Amêndoa in-natura contém 12.8 gramas de gorduras e cerca de 16% a mais de gordura saturada. Os brotos ainda contém em abundância substâncias que são responsáveis pela redução radical do Colesterol LDL (o ruim). São elas, o Campesterol, Beta-Sitosterol (substância importante para o tratamento de problemas da próstata, cardíacos e imunológicos) e Stanol (grupo de compostos químicos conhecidos por reduzir da corrente sanguínea os níveis do mau Colesterol, o LDL).

Carboidratos: 28 gramas contêm 6 gramas de carboidratos, 2% das necessidades diárias. Contém 3.3 gramas de fibras, uma forma não digestiva de carboidrato que ajuda a limpar o intestino grosso e promove a saúde do aparelho digestivo. A maioria dos adultos precisa de 225 a 325 gramas de carboidratos por dia, dos quais, 20 a 30 gramas delas devem vir das fibras consumidas.

Proteínas: 28 gramas contêm 6 gramas de proteínas. As proteínas são necessárias à saúde das células e cuidam da reparação dos tecidos. As Proteínas devem ser de cerca de 10 a 15% do total de calorias ingeridas por dia. As Amêndoas possuem cerca 10% dos valores diários desse nutriente.
Vitaminas e Minerais: São particularmente ricas nas vitaminas do complexo B, que convertem os carboidratos em energia para o corpo, e também regulam a saúde do coração e do sistema nervoso. São ainda plenas de vitamina E, magnésio, fósforo e manganês.



 Como transformar a Amêndoa em Broto:
Separe um punhado de sementes sem a casca dura, devem estar recobertas apenas por uma pele protetora de cor marrom clara.Depois lave todas em água limpa e filtrada.

Colocar um punhado delas em um recipiente com água limpa e deixar de molho por 12 horas aproximadamente.

Evite que esta água seja de torneira, a fluoretada.

Prefira água filtrada, fervida ou mineral.

A qualidade da água influencia na qualidade dos Brotos.

Prefira aquelas sementes com a película completa, sem falhas na superfície.

As sementes que flutuarem na água deverão ser descartadas.

Depois de embebidas em água pode deixá-las de molho em um recipiente dentro da geladeira, ou em local arejado e protegido da luz e do calor excessivo.

Passadas as 12 horas, enxágue-as com água limpa e deixe de novo de molho, em nova água, por cerca de 1 a 3 horas. Nesse estágio ela já vai estar “mais crescida”. Isso indica que já atingiu a fase de germinação.

Basta agora escoar a água. Descasque uma delas e observe que um pequeno "Talo" começa a brotar na parte pontuda da semente. Pronto ela Já está germinada, já pode ser chamada de Broto e está pronta para o consumo.

Na geladeira, em um recipiente fechado, continuará fresca para consumo por cerca de 5 dias.

Retire a película e coma. A consistência é crocante como um pequeno biscoito meio doce.

Ocorre de algumas vezes elas “passarem do ponto”, ou porque ficaram além do tempo de molho, ou porque as sementes estavam estragadas, ou porque estavam com a pele danificada. Terão um gosto meio ruim, como se estivessem oxidadas. Estas não deverão ser consumidas.

Pode-se acrescentá-las às saladas, mas deve ser consumida sempre crua.

Se preferir pode bater no liquidificador e fazer o leite. Para um copo bastam 7/9 sementes germinadas e sem a pele, em um pouco de água.

Se quiser pode coar para beber, senão, pode-se ingerir com as fibras.
Efeitos colaterais:
No estado de “Não germinadas” podem causar algum desconforto estomacal devido ao seu alto teor de óleos (apesar de serem óleos benéficos). É também bastante calórica.

Quando germinada, a oleosidade desaparece, e não apresenta nenhum efeito colateral, podendo ser consumida sem problemas mesmo por crianças.
Apenas não exagere, não há necessidade. Entre 5 a 9 por dia já é uma quantia mais que suficiente para se obter os benefícios.
Tabela Nutricional da Amêndoa em sua forma Natural/Germinada

Porção de 100 gramas. 
Calorias: 575

Minerais:Cálcio: 264mg - 26% da dose diária recomendada
Ferro: 3.72mg - 21%
Magnésio: 268mg - 67%
Fósforo: 484mg - 48%
Sódio: 1mg - 0%
Potássio: 705mg - 20%
Zinco: 3.08 - 21%
Cobre: 0.996mg - 50%
Manganês: 2.285mg - 114%
Selênio: 2.5µg - 4%

Vitaminas:Vitamina A: 1UI - 0% da dose diária recomendada
Vitamina E: 26.22mg - 87%
Tiamina: 0.211mg - 14%
Riboflavina: 1.014mg - 60%
Niacina: 3.385mg - 17%
Ácido Pantotênico: 0.469mg - 5%
Vitamina B6: 0.143mg - 7%
Folato (Ácido Fólico): 50µg - 13%
Colina: 52.1mg ˜
Luteína + Zeaxantina: 1µg ˜ 


Solange Christtine Ventura