sexta-feira, 10 de março de 2017

SAÚDE E EQUILÍBRIO - DICAS TERAPÊUTICAS - Anis- Estrelado- propriedades medicinais

Anis- Estrelado- propriedades medicinais


anis estrelado





O que é?

anis-estrelado é uma árvore que pode chegar a até 10 metros de altura produzindo pequenas flores amarelas. Suas folhas são largas e de verde muito intenso, e o que mais caracteriza esta planta são seus frutos na forma de estrela, sendo que no interior de cada “ponta” existe uma semente.
Esta árvore parece com o pé de eucalipto, e pode produzir até 4.000 frutos por colheita. Possui coloração marrom e forte aroma característico, sendo muito mais forte que a erva-doce ou o funcho.
A parte utilizada do vegetal são os frutos com suas sementes. Muito rico em óleos essenciais, são utilizados principalmente como aromatizantes.

ANIS ESTRELADO NO BANHO

Resultado de imagem para banho de anis estrelado


Como banho costuma ser indicada para desenvolvimento mediúnico, limpeza de chacra cronário, ampliação da intuição e sensibilidade. Aumenta a estima da pessoa, percepção de si, motivação e otimismo criando uma atmosfera positiva na áurea de quem usa, por isso, frequentemente é utilizada também como banho de atratividade e magnetismo pessoal, pois deixa a pessoa mais leve, antenada e ligada consigo mesma.

É uma erva que raramente fazem contra indicações para banhos de coroa. Indica-se para situações de dificuldades nos estudos, aumento da percepção, adesão de conhecimento, retenção e uso do mesmo na rotina e no dia-a-dia.

Há doutrinas que atrelam o seu uso a linha de esquerda, linha de boiadeiros e de ciganos. Quando o assunto é banho de ervas, sempre recomenda-se que o usuário PROCURE um pai de santo ou guia de sua confiança, ainda mais quando o banho for de coroa (cabeça).

Dentro do campo religioso, podemos observar o uso desta erva nos ritos de defumação. Seja de casa, comércio ou terreiro, ele é incluso para trazer boas energias no ambiente, facilitar o contato com bons espíritos, trazer sorte e prosperidade. 

Uso medicinal:

Imagem relacionada

É muito parecida com as ações da “erva-doce”, sendo muito empregado como digestivo e principalmente como carminativo, ou seja, facilita a eliminação de gases estomacais e intestinais, além de ser um excelente anti-espasmódico.
É muito comum o chá para cólicas intestinais em recém-nascidos, mas deve-se tomar cuidado com os excessos, pois pode intoxicar as crianças.

COMO FAZER: Coloque em infusão, em um litro de água fervente, 1 colher de chá de anis estrelado, e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.
COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia

Outros usos:

Não temos muitas aplicações do anis-estrelado em nossa cultura, mas pode-se preparar um delicioso chá para ser tomado tanto quente quanto gelado. Pode-se ferver leite com alguns frutos do anis e empregar este leite na produção de bolachas, pães ou outros produtos.
Usa-se também para a produção de licores ou outras bebidas alcóolicas. Os chineses utilizam apenas um fruto para temperar pedaços grande de carne, e acreditam que se cozidos juntamente com os frutos do mar evitariam possíveis envenenamentos.

INDICAÇÃO: O chá de Anis estrelado é indicado para Gripes, cólicas, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrintestinais, tosses, bronquite, calmante, expectorante.
COMO FAZER: Coloque em infusão, em um litro de água fervente, 1 colher de chá de anis estrelado, e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia
*O chá de anis estrelado se deve fazer com toda a folha (estrela) ou só com a semente que tem dentro das estrelas do anis estrelado.

Esse chá é recomendado contra gripes, inclusive contra a gripe A.
*O anis-estrelado é o extrato-base (75%)
da produção do comprimido Tamiflu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário