segunda-feira, 6 de março de 2017

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Quem é o Orixá Oxala?

Quem é o Orixá Oxala?

Quem é o Orixá Oxala?

Oxalá ou Obatala, o Orixá, o Rei da Roupa Branca ou, ainda, o Grande Orixá é o mais importante dos deuses Yorubá. Foi o primeiro a ser criado por Olodumaré, o Deus Supremo, que lhe conferiu o poder de sugerir, Axé, e de realizar, Axé, razão pela qual é saudado com o título de Alabalaxé.
Oxalá é considerado, tanto no Brasil como na África, como sendo o maior dos Orixás. Seus adeptos usam colares de contas brancas e vestem-se, igualmente, de branco.
Sexta-feira é o dia da semana que lhe é consagrado. É sincretizado com o Senhor do Bonfim, sem outra razão aparente se não a de ter um enorme prestígio, na Bahia, e inspirar, fervorosa devoção aos habitantes de todas as categorias sociais.
Diz-se, na Bahia, que existem dezesseis Oxalás, sendo, porém, dois os mais evocados:Oxalufan e Oxagiyan.
O primeiro, Oxalufan, que foi o rei de Ifan, é um Oxalá muito velho, curvado pelos anos, que anda com dificuldade e hesitação, como se estivesse atacado pelo reumatismo.
Ele apoia seus passos cabaleantes sobre um Paxorô, grande bastão de metal branco, encimado pela imagem de um pássaro e ornado por discos de metal e pequenos sinos.
Em contraste,Oxagiyan, que foi rei de Ejigbo, é um guerreiro jovem e valente. Ele gostava, exageradamente, de inhame triturado no pilão, prato denominado Yan, em Yorubá, o que lhe valeu o apelido de “o Orixá que come inhame pilado”, expressão equivalente, em Yorubá, a Orixá je iyan, que daria origem ao nome Oxagiyan. Quando as iaôs deste orixá dançam, elas brandem um pilão e um escudo numa das mãos e, na outra, uma espada.
Saúdam-se estes dois Oxalás gritando-se Epa Babá, “Viva o Pai”ou, então,Exé eee!, “Boa Atividade”.
Resultado de imagem para Quem é o Orixá Oxala?

Arquétipo dos filhos de Oxalá

As pessoas de Oxalá são calmas, responsáveis, reservadas e de muita confiança. Seus ideais são levados até o fim, mesmo que todas as pessoas sejam contrárias a suas opiniões e projetos.
Gostam de dominar e liderar as pessoas. São muito dedicados, caprichosos, mantendo tudo sempre bonito, limpo, com beleza e carinho. Respeitam a todos mas exigem ser respeitados.
Perdoam facilmente, sabem ver que sentimentos negativos só atrasam. Sabem conquistar com seu jeitinho elegante e sincero. São calmos e dóceis, andam com a postura reta, que representa sua natural elegância. Tem gostos caros e apreciam um bom vinho.

Culto a Oxalá

  • dia da semana: sexta-feira
  • comemoração anual: 25 de dezembro
  • cor de velas para Oxalá/Oxaguiã/Oxalufã:  branca
  • banhos de ervas:  banho de manjericão branco, banho de rosa branca, banho de alecrim
  • Saudação a Oxalá/Oxaguiã/Oxalufã: Axé Babá! Epa Babá!
  • defumação: defumação de manjericãoalecrim, mistura sagrada para Oxalá, incenso de sândalo, incenso de rosa branca
  • flores: copo de leite, palma branca, lírio branco
  • comida a ofertar: canjica branca bem cozida
  • Ponto de força: todos os locais abertos, limpos e puros como praias e jardins.

Oração para o culto a Oxalá

Imagem relacionada


Meu Pai Oxalá, neste dia que começa, venho pedir a paz a alegria e seu grande axé!
Reveste-me com a Vossa Luz e destrua as trevas que atravessarem meus caminhos.
Envolva-me em seu pano branco de paz, em tua Luz, a cada instante de meu dia.
Que Vossa sábia ajuda seja minha companheira durante todo o dia, e o ilumine através de Vossa divina inspiração.
Que eu encontre pessoas a quem eu possa confiar e compartilhar Vossa energia de paz, trazendo conforto a quem necessita e que eu possa receber somente as boas emanações da energia das pessoas.
Traga sucesso em meus trabalhos para que eu tenha um dia de realizações positivas.
Que assim seja! Axé Meu Pai Oxalá! Axé Babá!

Um comentário:

  1. Muito legal essa informação e bem completa e nesse site também tem outras informações https://espacorecomecar.com.br/

    ResponderExcluir