quarta-feira, 24 de agosto de 2016

SAÚDE E EQUILÍBRIO - O PODER DE CURA DAS CORES - AS CORES ESTIMULAM O EQUILÍBRIO E A AUTO-ESTIMA!


"CROMOTERAPIA UMA TERAPIA PARA O EQUILÍBRIO"

cromocaio@gmail.com
Os benefícios da Cromoterapia

Resultado de imagem para CROMOTERAPIA -

Conheça as vantagens que esta terapia pode trazer à sua vida

O que é a cromoterapia?
É a ciência que utiliza as sete cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em partes do corpo humano que se encontram disfuncionais. Esta terapia fundamenta-se em três ciências, a Medicina, a Física e a Bioenergética. A Cromoterapia consegue equilibrar o fluxo energético, acabando por tratar a causa física. O primeiro passo das sessões de cromoterapia é eliminar a dor e com o avançar das sessões, no máximo 15, vai melhorando a saúde do paciente. Para além disso é um tratamento não invasivo.

Como surgiu a cromoterapia?
A cromoterapia não é uma medicina complementar recente. Embora só tenha sido reconhecida em 1976 pela Organização Mundial de Saúde como uma terapia alternativa ou complementar, já as antigas civilizações da Índia, China e do Egipto deixaram textos que comprovam o uso da Cromoterapia naqueles tempos. No antigo Egipto, os sacerdotes médicos tratavam os doentes através das cores, recorrendo a flores e pedras preciosas.

Mas como é aplicada a cromoterapia?
São várias as técnicas que podem ser usadas por um profissional certificado em Cromoterapia. Desde utilizar a própria luz do espectro solar, à luz de lâmpadas coloridas, aparelhos de cromoterapia, mentalização das cores e até o contacto com a natureza. Nas clinicas de medicina alternativa, é normal que a sessão de cromoterapia seja feita num quarto escuro, onde são usados slides coloridos ópticos, aparelhos próprios ou lâmpadas coloridas.
Quanto à cor pode ser usada no corpo inteiro ou em partes específicas do mesmo. O paciente deve estar relaxado e concentrado na cor que lhe é aplicada. As luzes podem ser usadas de uma forma constante ou ritmada.

O que deve saber sobre os terapeutas?
Hoje em dia, existem clinicas e espaços de terapias alternativas por todo o lado. No entanto deve ter em atenção alguns aspectos na hora de escolher um profissional. Por exemplo, a cromoterapia promove o bem-estar do paciente. Mas este bem-estar não é possível sem que o seu terapeuta realize algumas entrevistas consigo e acompanhe o seu estado clínico. Só desta forma ele irá avaliar correctamente os seus desequilíbrios energéticos existentes. O terapeuta deve tentar conhecer bem o historial clínico, o seu estilo de vida e a sua alimentação. Acima de tudo o profissional deve ter uma visão holística, utilizando as cores adequadas ao seu caso.

A Cromoterapia no dia a dia
As consultas de cromoterapia também devem ensinar-nos a conhecer o efeito de cada cor. Desta forma, pudemos adaptar as cores das nossas roupas, a decoração da nossa casa e até mesmo a do escritório. O uso de água solarizada e exercícios de visualização e relaxamento físico podem ser feitos em casa, quando recomendados por um profissional, que sabe bem o poder que as cores têm na nossa mente.
A famosa Cromopuntura
A Cromopuntura estimula os pontos da acupunctura com diferentes cores com fins terapêuticos. São muitas as pessoas que evitam sessões de acupunctura, devido ao medo das agulhas ou da dor que essas podem causar. Com a cromopuntura não há razões para receios, pois esta não é invasiva e é aplica através de um bastão de cromoterapia que não causa qualquer tipo de desconforto. Tem tido uma forte adesão em tratamentos com crianças e seniores. A Cromopuntura auxilia nos tratamentos de depressão, ansiedade, ataques de pânico, insónias, obesidade, tensões musculares, alterações hormonais e transtornos mentais.
Conheça os benefícios da Cromoterapia
- Melhora o sistema circulatório e o sistema nervoso. Para além disso regula a pressão arterial e estimula o sistema nervoso central.
- Ajuda na regeneração celular e é uma óptima terapia para o tratamento de infecções e inflamações. Reduz os sintomas e dores de algumas doenças.
- Melhora o funcionamento cardiovascular.
- Auxilia no tratamento de doenças como a Anorexia e Bulimia.
- Tem um excelente desempenho a combater dores de cabeça e enxaquecas. Para além disso também diminui o cansaço físico e os transtornos do sono.
- Contribui para uma óptima sensação de bem-estar físico e mental, melhorando o seu humor.
- Com a Cromoterapia também vai notar uma melhoria no estado da sua pele.

O significado das 7 cores da Cromoterapia e como nos podem ajudar

Vermelho: É uma cor forte e deve ser usada com alguma precaução, pois o seu excesso pode provocar alguma ansiedade e nervosismo. Esta cor é usada para ativar a circulação sanguínea e o sistema nervoso. O vermelho está ligado ao chakra básico, na parte debaixo do ventre, que comanda a coluna vertebral.

Laranja: Uma cor alegre e antidepressiva. É usada para rejuvenescer e melhorar o metabolismo e também o sistema digestivo. O laranja corresponde ao chakra umbilical que influência o processo de tomar decisões e acções relacionados com o sexo.

Amarelo: É uma cor inspiradora mas pode tornar-se também em distracção. Está ligada ao chakra Plexo Solar que corresponde à satisfação e poder pessoal. Actua principalmente nos olhos, ouvidos, ossos e tecidos internos.

Verde: Está associado à natureza, equilíbrio, tranquilidade e saúde. É usado em problemas cardíacos, dores de cabeça e insónias. O verde corresponde ao chakra cardíaco.

Azul: É considerada uma cor relaxante, cria uma sensação de paz e serenidade. É também a cor que promove à meditação. Consegue resultados ao baixar a pressão arterial e tem a função analgésica. Corresponde ao chakra laríngeo, actuando no sistema respiratório e na gestão da expressão verbal. 

Azul índigo: Representa a intuição e compreensão. Purifica o sangue e tem um efeito coagulante. É representada pelo chakra frontal, situa-se no centro da testa e controla o sistema nervoso.

Violeta: Está associada à estabilidade e consciência. Eleva a auto-estima e promove a concentração. Consegue acalmar os nervos e os músculos do corpo. Para além disso elimina infecções e inflamações. O chakra é o coronário, localizado no topo da cabeça e está relacionado com a espiritualidade e concentração.