terça-feira, 2 de agosto de 2016

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - TRATAMENTOS COM REIKI - o signifcado e como funciona - Princípios do Reiki

Princípios do Reiki




Só por hoje:

Não me zangues (Sou calmo)
Não me preocupes (Confio)
Sou grato
Trabalho arduamente
Sou bondoso para com os outros

Origem do Reiki 




Reiki ou "A Energia Universal da Vida". "Rei" (ou sabedoria espiritual) e "Ki" (a força da vida). O Reiki significa que estamos perante um sistema milenar tibetano de tratamento natural, com recurso á canalização de energias universais através das mãos. Reconhecida pela OMS - Organização Mundial de Saúde, a sua eficácia tem sido comprovada nos mais variadíssimos casos de doença física e psíquica. Nasceu no Japão no início do Séc. XX através do Sensei Mikao Usui que procurou a estudar a origem do método de cura de Jesus e Buda. Usui focou a sua procura no Budismo. A única forma de se aproximar do método de cura espiritual seria por intermédio dos ensinamentos budistas, o Caminho da Iluminação. Mikao Usui estudou os textos sânscrito encontrando a fórmula da cura espiritual, passou 21 dias em jejum e orações no monte Kuramayama, no Japão, até que mais tarde descobriu como usar o método de cura. O Reiki foi levado mais tarde para os Estados Unidos da América, através da Sra. Hawayo Takata, uma americana de origem japonesa.

O Reiki é uma terapia alternativa e complementar aos tratamentos convencionais. O Reiki não é controlado pelo reikiano. Apesar de poder ser ministrado presencialmente ou até mesmo à distância, dependendo do nível de formação do Reikiano, o Reiki é uma energia inteligente e que sente a necessidade do paciente e actua conforme é necessária. Segundo a visão holística, as doenças são criadas primeiro no mundo subtil. Manifestam-se nas várias camadas da aura e terminam com a sua última manifestação no corpo físico, que é o corpo denso. O Reiki actua nas camadas subtis da aura, age no mundo invisível, e quando remove o padrão energético do desequilíbrio em todas as camadas, a manifestação física resultante é a cura do paciente.

O que hoje é conhecido como Reiki já era conhecido na Índia no tempo de Buda (Sidarta Gautama, 620-543 a. C.). O Reiki foi descrito nos Sutras, escrituras budistas, mas foi transmitido oralmente. Várias escrituras budistas primitivas, descrevem os efeitos da cura espiritual: Libertação do sofrimento e reencarnação onde a iluminação poderia ser atingida.

O Caminho iluminado do Reiki 




Há diversas questões que um futuro aluno ou paciente de Reiki pode desejar ver esclarecidas. Muitas pessoas me tem abordado no sentido se saber exatamente o que é o Reiki, dado que ouvem falar dos seus efeitos fantásticos mas não tem a correta percepção do que é realmente o Reiki e como tal não sabem se é efetivamente esse o caminho a seguir. Este artigo foi escrito com o o objectivo de o poder esclarecer nesse sentido.

Mestre de Reiki deriva de Sensei (先生) e é uma palavra japonesa que significa mestre ou professor. A palavra Sensei é geralmente utilizada para demonstrar respeito por alguém cuja sabedoria atingiu um certo nível de mestria numa determinada área. Neste caso específico, na área de Reiki.

O que é o Reiki?



Reiki ou A Energia Universal da Vida. "Rei" (ou sabedoria espiritual) e "Ki" (a força da vida). O Reiki é um sistema milenar tibetano de tratamento natural, com recurso á canalização de energias universais através das mãos.

O Reiki é uma energia abundante no universo, estando presente em todos os seres vivos, objectos e no planeta desde sempre. Esta energia quando é canalizada por um terapeuta de Reiki, desloca-se para o corpo do paciente restituindo-lhe o bem-estar físico, emocional, mental e espiritual. A energia do Reiki não se encontra submetida a quaisquer práticas religiosas ou a doutrinas filosóficas. Todos podem praticá-la desde que devidamente qualificados para o efeito. O Reiki pode ser aplicado a pessoas, animais e plantas.

Como atua?



O Reiki atua através da imposição das mãos. Funciona de forma direta (terapia presencial como o toque das mãos ou não) ou indireta (realizada à distância por um terapeuta qualificado). O Reiki funciona através de um sistema complexo de centros energéticos, chamados chakras e meridianos. É uma técnica de harmonização energética efectuada por um terapeuta sintonizado. A terapia Reiki é quando presencial, é efectuada através da imposição das mãos, sobre os sete chakras principais do corpo do paciente, ou nas zonas mais debilitadas energéticamente. A passagem de energia aumenta o nível vibratório das energias positivas no corpo, limpa os chakras, atua a nível da aura e auxilia o desenvolvimento espiritual reforçando a ligação ao todo.

Um terapeuta de Reiki não é um Curador, mas O Canal que disponibiliza a energia Curadora. É na vibração da Energia Universal, que o Terapeuta de Reiki a canaliza para o próximo a lembrança energética de que ele é um Ser de Luz e tem amor no seu interior.
A maior energia curadora é o Amor Incondicional.

Quero receber Reiki – Quero ser um canal de Energia Reiki

 

Quer pretenda receber tratamento através da terapia Reiki ou iniciar-se como Terapeuta, aconselhamos que perca algum tempo a obter referências do seu mestre antes de iniciar qualquer terapia ou curso de iniciação. Um curso de Reiki não é um Workshop. Um curso de Reiki não é aprendizagem feita através de um manual. Quem pretende iniciar-se no caminho do Reiki deve ter em mente que Reiki é amor. É a entrega do EU a si próprio e a sua total união. O Reiki não é apenas mais um curso em que adquire sabedoria no final do mesmo. O Reiki é uma abertura para um caminho que só pode ser atravessado por si. E a sabedoria não tem um tecto. É o início de um caminho sem fim rumo à unicidade. Este caminho nem sempre é fácil. O Reiki ajuda a libertar heranças kármicas e a eliminar tudo o que o impede de seguir o caminho rumo à Luz, no momento presente e para sempre.

A iniciação de Reiki deve ser efectuada por um Mestre qualificado para tal. Há vários sistemas de Reiki ao seu dispor e poderá escolher o que mais se adequar a si próprio. Contudo, esteja ciente de que após uma iniciação de Reiki, a mesma terá acima de tudo uma função terapêutica para consigo. Primeiro que tudo há que operar em nós. Depois sim, no momento oportuno, partilhá-la com o próximo.

Ser Reikiano é isso mesmo, Ser. Ser verdadeiramente Reikiano implica, ser, agir, falar, escutar, acompanhar, orientar, dar, amar… Ser. Certifique-se se o Mestre ou Terapeuta de Reiki que escolheu tem experiência necessária. Ler um manual de Reiki não é suficiente para se ser um Terapeuta ou Mestre. Certifique-se que o Mestre que escolher é de facto qualificado. Questione o seu percurso espiritual e desde quando é mestre. Questione a sua experiência ao longo dos diversos graus de aprendizagem. Isto vai permitir-lhe perceber até que nível o Mestre ou Terapeuta que esta diante de si esta envolvido neste processo de cura universal.

Como escolher o seu mestre de Reiki?



Infelizmente há testemunhos de pessoas que supostamente foram iniciadas em Reiki, mas que na realidade não foram sintonizadas convenientemente. Essas situações são facilmente detectadas por um Mestre de Reiki verdadeiramente qualificado que efetua o diagnóstico com base na avaliação do estado energético do aluno.

O verdadeiro Mestre, não é aquele que tem mais conhecimento, mas aquele que transmite mais conhecimento aos seus discípulos. O bom Mestre é aquele que cria bons Reikianos. Se alguém quiser ser um bom Mestre, precisa investir muito do seu tempo nessa missão. O bom Mestre não permite que esse conhecimento influencie de forma negativa o seu ego. Um Mestre não é alguém que detém algum poder sobre as restantes pessoas. Um Mestre é apenas um instrutor, uma pessoa capacitada em iniciar outras pessoas e despertar nelas o conhecimento que todos possuímos. Quanto mais bons Mestres existirem no Mundo, maior será a Luz existente na Humanidade.

O que é uma Sintonização de Reiki?



A Sintonização de Reiki é o momento mais importante de um curso de Reiki. É o momento através do qual há a abertura do canal de Luz e em que o Milagre acontece.

Durante a sintonização, dependendo de pessoa para pessoa, há diversos processos que podem ser desencadeados como a visualização de imagens, sensações de cheiros, ver cores, Luz ou imagens de vidas passadas, sensação de pressão ou dor no Sahasrara Chakra (Chakra da coroa), aumento da intuição e sensações no Ajna Chakra (Chakra da 3ª visão), sensação de Paz, grande emoção ou vontade de chorar, etc. Iniciado o processo da Sintonização não há como apagá-lo. O caminho inicia-se nesse momento.

Que mudanças verei na minha vida?

 Imagem

De início poderá sentir cansaço, desejo de se isolar e sensação de Paz inabalável ou alegria extrema. No decorrer do processo poderá notar grandes mudanças no seu interior, vontade de mudar o rumo da sua vida como mudar de emprego ou passar a ter outro tipo de interesses. Há por vezes há quem deixe de se identificar com os amigos habituais e isso poderá conduzir ao seu afastamento dessas pessoas. Isso aplica-se também a relacionamentos amorosos ou familiares. Deverá encarar este processo com tranquilidade e aceitação de si mesmo. Em caso de dúvidas ou necessidade de acompanhamento recorra à orientação do seu Mestre.

Interiormente ocorrem grandes mudanças, mudanças essas que me é impossível classificar por palavras. Como foi dito há pouco: O Reiki é uma abertura para um caminho que só pode ser atravessado por si. E a sabedoria não tem um tecto. É o início de um caminho sem fim rumo à unicidade. Este caminho nem sempre é fácil. É o caminho da consciência e da sabedoria. O Reiki ajuda a libertar heranças kármicas e a eliminar tudo o que o impede de seguir o caminho rumo à Luz, no momento presente e para sempre.

O Mestre e o Aluno



O papel do Mestre de Reiki é facilitar o processo de cura, mostrar as aprendizagens do passado e do presente e usa-las para criar um novo paradigma para a vida. O papel do Aluno é interiorizar os ensinamentos e aplicá-las ao seu caminho de cura. O professor dá, o Aluno recebe. E esse é um processo recíproco.

As conexões são feitas por meio de frequências energéticas. Assim, o Mestre de Reiki e o Aluno compartilham a mesma vibração energética e cada um deles traz um aspecto da aprendizagem que o outro precisa. Esse é o processo de Dar e Receber. Quer o professor quer o Aluno têm algo para compartilhar.

Já aqui foi dito que o verdadeiro Mestre, não é aquele que tem mais conhecimento, mas aquele que transmite mais conhecimento aos seus discípulos. O bom Mestre é aquele que cria bons Reikianos e não é alguém que detém algum poder sobre as restantes pessoas. Um Mestre não diz aos seus alunos o caminho a seguir, pois não é essa sua função. Um Mestre de Reiki assume um compromisso para a vida com os seus alunos e investe muito do seu tempo nessa missão. Mas isto não significa que o Mestre seja responsável pelas mudanças que operam na sua vida. Cada um é um co-criador divino do seu próprio destino.

Facilmente confundido com um amigo, confidente ou coach, o Mestre é visto muitas vezes como alguém que deve estar sempre disponível para indicar aos alunos os passos que estes deverão dar. Nada disso. O livre-arbítrio é uma faculdade indispensável ao ser humano e é justamente a faculdade do livre-arbítrio que confere ao homem uma determinada semelhança com o Universo, e esta deve ser respeitada. Um mestre não lhe vai dizer o que fazer em determinada situação ou encontrar miraculosamente uma solução para todas as suas questões.

O Reiki é uma abertura para um caminho que só pode ser atravessado por si.

Um Mestre é apenas um instrutor, uma pessoa capacitada em iniciar outras pessoas e despertar nelas o conhecimento que todos possuímos. Um mestre é também um ser humano que possui igualmente uma missão e um caminho a percorrer. Quanto mais bons Mestres existirem no Mundo, maior será a Luz existente na Humanidade. Um bom Mestre vai ajuda-lo a ser Mestre da sua própria vida.

Os Cinco princípios do Reiki 

 Imagem
Kyo dake wa. - Só por hoje
Ikaru na. - Não te preocupes.
Shinpai suna. - Não te irrites.
Kansha shite. - Sê grato pelas bênçãos que recebes.
Gyo o hage me. - Ganha honestamente o teu sustento.
Hito ni shinsetsu ni. - Sê gentil e amável com todos os seres vivos.


Só por hoje não te preocupes:

As preocupações põem em evidência que uma parte do nosso subconsciente acredita perder o controlo sobre coisas essenciais necessárias à sobrevivência, ou para a conservação de recursos importantes. Noutras palavras, o nosso subconsciente crê que algo muito perigoso, doloroso ou de algum modo incómodo acontecerá e não sabe o que fazer. Podemos solucionar este problema se soubermos exactamente o que é que tememos. a maioria das vezes, o motivo do medo mostra-se oculto à Luz da consciência e pode ser superado com um pouco de esforço. ste princípio tem relação com o poder do medo que na verdade é somente um guardião mas que algumas pessoas transformam no dono das suas vidas. s medos nos dizem: Pare onde está, não se mexa! O Reiki nos diz: Reconhece a tua força, levante-se e siga o seu próprio caminho! Devemos dar um bom exemplo aos demais e ajudá-los a encontrar seu próprio caminho.

Só por hoje não te irrites:

Esta frase pode nos dar a chave para uma grandiosa fonte de energia. A raiva é a maneira que a energia agressiva se manifesta, quando se encontra separada de uma acção construtiva. Quem se sente com raiva ou irritado, deverá explorar rapidamente as causas deste sentimento e aclarar o motivo. Deve reflectir de que modo pode transformar esta força em acções e por as mãos à obra! A investigação das causas reais da irritação é revestida de enorme significado para este profundo processo de cura espiritual. O que você teme realmente? Que partes, talvez reprimidas e não agradáveis da sua personalidade ascenderam com mais força à sua consciência através desta vivência?

Só por hoje sê grato pelas bênçãos que recebes:

A gratidão significa um reconhecimento das bênçãos divinas que obtemos através de tudo o que recebemos, independente do quão grande ou pequeno seja. Praticar a gratidão significa conectarmo-nos com a rede da vida e sustentados por ela, conseguirmos a força da confiança básica. Se somos agradecidos, reconhecemos a grandeza da Força Criadora e com ela ao mesmo tempo, o Poder da Centelha Divina que habita em nós e nos outros, e que permite que o coração bata e que o espírito e o corpo possam viver. Com frequência ignoramos a força da mão criadora porque ficamos presos de forma rígida à ideia de uma determinada forma de felicidade e realização. Talvez não tenhamos o conceito correcto do significado das palavras felicidade e realização. Já pensaram nisso? A gratidão desperta os sentimentos para Acções Divinas. Este princípio ajuda-nos a não cairmos no isolamento. Somente aquele que é consciente da união de todos os seres vivos pode realmente perceber o Divino. Aceitemos tudo o que recebemos. Se aceitarmos de coração, compreenderemos que sempre vem a nós o certo no momento oportuno.

Só por hoje ganha honestamente o teu sustento:

Trabalhar arduamente no seu interior, ajuda a superar resistências e a conhecer as suas próprias forças.
O trabalho no sentido espiritual é fundamentalmente em primeiro lugar, um trabalho consigo mesmo. Somente quem realiza isto de maneira correta e incansável pode comprometer-se cada vez mais com seu Eu Divino. Este trabalho é necessário porque de outro modo, os velhos e já aceites padrões de comportamento e de medo, ódio, separação, questões sobre nós mesmos e inconsciência, auto-engano e irresponsabilidade, tomam novamente o controle sobre o rumo das nossas vidas e destroem todo o sucesso curativo que alcançaríamos com esforço baseado em amor, atenção e a acção plena de entrega. Fazer as suas obrigações, significa realizar um sério esforço para percorrer o caminho até Deus: Aqui e Agora, não somente duas horas, duas vezes por semana nem num curso de meditação. Seguindo este princípio, poderemos soltar as rédeas dos nossos talentos e desenvolver nossos pontos fortes e partilhá-los com os outros.

Só por hoje sê gentil e amável com todos os seres vivos:

O desafio de praticar o Amor espiritual e ser afectuoso com todos é talvez o mais difícil de todos os desafios. Porquê? Porque o Amor autêntico, espiritual, deseja o melhor para todos e não somente uma adaptação simpática superficial de conduta. Ser afectuoso com todos pode significar um sorriso ou um abraço no momento adequado, uma palavra de alento ou uma acção realizada com a cabeça e o coração. Da mesma maneira, o amor pode ser também a consequência, a claridade e a força com que alguém segura uma pessoa que quer correr às cegas para o abismo até que esteja novamente em equilíbrio e possa tomar com calma, uma autentica decisão para prosseguir seu caminho.
Este princípio de vida leva-nos a reconhecer e honrar o divino que está presente em todos. Se aprendermos a perceber em todos a Força Criadora e a despertar a sua obra, não estaremos adormecidos para perceber o momento de nos reconhecermos em outros espelhos, isto é, naquele que acende em nós a chama da vida.

TRATAMENTOS COM REIKI.



REI- Significa Universal. 
 
Está disponível para nos ajudar nas horas
de necessidade e para agir como direcionamento de nossas vidas.
É a sabedoria total.
KI- É energia vital que anima todas as coisas vivas ,
está fluindo em todos os seres vivos, incluindo plantas, animais e humanos.
É fundamental a harmonia desta Energia Vital, Ki,
em nós para nossa saúde e funcionamento adequado do nosso ser nesta vida.
 
 
Reiki acalma, alivia o stress
Reiki equilibra as energias
Reiki alivia a insônia
Reiki não conflita com sua crença ou religião
Reiki Ativa o sistema imunológico
Reiki acelera o metabolismo
Reiki atua como desintoxicador natural
Reiki equilibra os hormônios
Reiki equilibra a ansiedade
Reiki harmoniza teu e lar e comercio
Reiki equilibra os seus relacionamentos
Reiki te conscientiza, quanto quem é você
Reiki equilibra a saúde
Reiki aumenta sua criatividade
Reiki expande seu campo aurico
Reiki dilui os bloqueios traumáticos de forma sutil
Reiki abre os caminhos da prosperidade
Reiki te aproxima do mestre interior
Reiki equilibra os ancestrais
Reiki atua em doenças hereditárias
Reiki acelera o tratamento médico
Reiki te ajudar a perdoar e ser perdoado
Reiki acalma seu coração
Reiki não dispensa o tratamento médico
Reiki atrai para sua vida pessoas e momentos felizes
Reiki protege contra energias negativas e intrusas
Reiki acalma crianças e estimula sua criatividade
Reiki equilibra seus campos de força, 
Reiki por si só é simplesmente reiki, energia universal.


REIKI é muito simples, acessível a qualquer pessoa, sem rituais, dogmas ou conceitos filosóficos, não dependendode qualquer tipo de crença ou concepção religiosa para promover a cura.REIKI é considerado como terapia alternativa, que podese juntar a medicina alopática, homeopatia, antroposofia, medicina chinesa, ayurvédica, etc. ou terapias como : florais, gemoterapia, musicoterapia, acupuntura, do-in, yoga, massagem,cromoterapia, etc. ampliando os efeitos positivos destas técnicas sem efeitos colaterais ou indesejados.
A Técnica REIKI é aplicada sem ou com toques suaves pelo corpo em pontos energéticos, desfazendo nós, promovendo relaxamento e ativando o sistema imunológico. 


Reiki não dispensa o tratamento médico
 
 
O que é um tratamento REIKI e o que ele promove?

REIKI equilibra e trabalha nos quatros níveis existentes:A) Físico; no corpo e dores manifestadas;
B) Emocional; o que você está sentindo;
C) Mental; o que você está se permitindo pensar;
D) Espiritual; sua capacidade de se amar e amar os outros.

REIKI trabalha na causa ao invés dos efeitos da doença.
Como é sentido o REIKI

A) Você se sentirá relaxado durante o período que a energia estiver fluindo em seu corpo e algumas pessoas adormecem;
B) Você poderá sentir a energia do REIKI vendo cores ou sentindo um amor puro;
C) Você poderá se sentir em paz ou emotivo sendo que velhos padrões podem ressurgir.
O que preciso fazer como um Reikiano e paciente, durante um tratamento de reiki?
A) Tire seus sapatos, relógio e objetos de metal para ficar confortável
B) Você deve relaxar e curtir o tratamento. O falar varia de pessoa para pessoa. O paciente deve indicar ao reikiano a sua preferência;
C) Permita sua mente se silenciar e se desligar de todos os pensamentos e medos. Assim você poderá focalizar sua atenção na experiência presente;
D) Um reikiano trabalha com os Chacras e áreas doloridas. Portanto, não é necessário se preocupar com toques em partes onde você não se sinta confortável. Indique ao reikiano a sua preferência, tratamento com toque ou sem .
E) Ouça a música (Se houver) ou fique em silencia total, segunda sua preferência;
F) Poderá acontecer uma expansão de consciência, e isto é muito importante na cura.

Depois do Tratamento:
A) Sua aura estará em movimento na frente e atrás com a energia Reiki;
B) Alguns se sentem energizados; outros uma paz incrível;
C) Você deve tomar pelo menos 8 copos de água durante os próximos 3 dias; que o ajudará a descarregar toxinas para fora do corpo;
D) Para se manter o bem estar continue seu tratamento, indicado 4 sessões

F) Modificações positivas tanto o reikiano como o paciente.