terça-feira, 19 de julho de 2016

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Santa Sara Kali e sua história!

Santa Sara Kali




Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem previsões.

Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Então, Sara retira seu diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem, ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer, no Sul da França. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.

Suas histórias e milagres a fez Padroeira Universal do povo cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio. Segundo o livro oráculo "Lilá Romai Cartas Ciganas" (o único escrito por uma cigana), de Miriam Stanescon, deve ter nascido deste gesto de Sara Kali, a tradição de toda mulher cigana casada, usar um lenço, tornando a peça mais importante do seu vestuário. Além de trazer saúde, prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos, faziam promessas, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer, fariam uma noite de vigília e depositariam aos seus pés como oferenda, um lenço, o mais bonito que encontrassem. E lá, existem centenas de lenços, como prova que muitas mulheres receberam essa graça.

Para as mulheres ciganas, o milagre mais importante da vida, é o da fertilidade. Quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo. A pior praga para uma mulher cigana é desejar que ela não tenha filhos.Talvez seja esse o motivo das mulheres terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para fertilidade.

Outra lenda diz, que Sara Kali, as três Marias e José Arimatéria, teriam fugido numa pequena barca, transportando o Santo Graal (o cálice sagrado), que seria levado para um mosteiro da antiga Bretanha. A barca teria perdido o rumo durante o trajeto e atracado no porto de Camargue, às margem do Mediterrâneo, que ficou conhecido como Saintes-Maries-de-La-Mer, transformado num grande local de concentração cigana.

O seu dia é comemorado e reverenciado através de uma longa noite de vigília e oração pelos ciganos espalhados no mundo inteiro, com candeias de luzes azuis, flores e vestes coloridas, muita música e muita dança. Cujo simbolismo religioso representa o processo de purificação e renovação da natureza e do eterno "retorno dos tempos".

Altar de Santa Sara - Altar é tudo o que vem do alto. Sintoniza energias superiores capazes de nos proteger e materializar nosso desejo de comunicação com a divindade. No altar, coloque: cesta de pães, frutas, taça de vinho tinto, vela azul clara, um punhado de arroz cru, moedas douradas, incenso de rosas, cristais e uma imagem de Sta Sara.

Segundo a tradição, quando um milagre é concebido, em sinal de respeito, admiração e gratidão, entrega-se um manto, em seu altar ou na sua imagem.

Orações de Sta Sara



oração - 1
Tu que és a única Santa cigana no mundo.
Tu que sofreste todas as formas de humilhação e preconceito.
Tu que fostes jogada no mar, para que morreste de sede e de fome.
Tu sabes Santa Sara, o que é a mágoa e a dor no coração.
Não permitas que meus inimigos zombem de mim ou me maltratem.
Que Tu sejas minha advogada diante de Deus.
Que tu me conceda sorte e saúde!
Que assim seja!

O manto de Sta Sara - Oferecer um manto a Sta Sara, faz parte do seu culto, em agradecimento a uma graça alcançada, faça um manto e coloque na imagem dela:

- Amarelo e dourado - para qualquer vitória alcançada. Patacas.
- Azul - para proteção, luz espiritual, poder intuitivo e filhos.
- Branco - paz de espírito, casamento, agradecimentos.
- Lilás - carinho, amor e prosperidade.
- Púrpura - prestígio e vantagens profissionais.
- Rosa - amor, compaixão e maternidade.
- Verde - saúde, bens adquiridos e vitalidade.

oração - 2
Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial. 
Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir.
Santa Sara, protetora dos ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossas caminhadas. Santa Sara, pela força das águas, pela força
da Mãe-Natureza, esteja sempre ao nosso lado com seus mistérios.

Nós, filhos dos ventos, das estrelas, da Lua cheia e do Pai, só pedimos a sua proteção contra os inimigos.
Santa Sara, ilumine nossas vidas com seu poder celestial, para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes, como são os brilhos dos cristais.
Santa Sara, ajude os necessitados; dê luz para os que vivem na escuridão, saúde para os que estão enfermos, arrependimento para os culpados e paz para os intranquilos.
Santa Sara, que o seu raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar, neste momento.

Santa Sara, dê esperança de dias melhores para essa humanidade tão sofrida. Santa Sara milagrosa, protetora do povo cigano, abençoe a todos nós, que somos filhos
do mesmo Deus.

    Que assim seja!!!

Quando Sta Sara morreu, foi feito um manto de ouro, que foi colocado sobre seu corpo quando ela foi devolvida ao mar.  

A imagem de Sta Sara fica na cripta da Igreja de Saint Michel, em Saints Marie De La Mer, região da Provença, Sul da França, onde seus ossos foram depositados. O epíteto "Kali", significa "negra!, porque sua tez é escura. Fontes variam se sua canonização aconteceu em 1712. Porém é considerada pela Igreja Católica, Santa de Culto local .

Sua imagem é coberta de lenços, seu manto é azul, algumas possuem uma pequena coroa na cabeça, e também é possível encontrá-la em versões branca e negra.  É a protetora da maternidade, dos desesperados, oprimidos e desamparados. Atende todos os pedidos. Assim, todos os anos, na madrugada do dia 24 de maio, milhares de ciganos de todas as regiões da Europa e do Mundo, reunemse na pequena igreja Saint Michel em louvor e homenagem à sua Padroeira. No Brasil, já temos sua imagem, numa gruta ao ar livre, no Parque Garota de Ipanema, no Rio de Janeiro, onde também são realizadas festas e homenagens à Sta Sara.

Música Santa Sara (Wal Hei):
Sempre ao meu lado ela está
com seus mistérios, sua luz.
Santa Sara, Santa Sara,Minha vida tu conduz.
Somos filhos do vento, das estrelas, do luar.
Tua voz, meus sentimentos.
Tua força em meu cantar.
Te pedimos pela figa, pelo brilho dos cristais.
Estrela de cinco pontas, meu caminho, sigo em paz.
Escureça como a noite o olhar dos inimigos
A ti peço todo dia que abençoe minha tsara
Santa Sara, me acompanhe, ilumine o meu cantar, e palavras de carinho quero a todos ofertar.
E me afasta do orgulho, da vaidade, ambição.
Sei que herdarei o mundo, dando a ti meu coração.
Santa Sara, me acompanhe, ilumine meu pensar, e palavras de carinho quero a todos ofertar.

"Santa Sara Kali é a padroeira dos roma (ciganos).

O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes é traduzido como “princesa” e outras “senhora”. Já o epíteto Kali deve significar "negra", da língua indiana sânscrito, pela sua tez ser escura. Seu culto se liga ao das Virgens Negras.
As lendas a identificam como a serva de uma das três mulheres de nome Maria que estavam presentes à crucificação de Jesus[1].
Algumas falam que ela seria serva e parteira auxiliar de Maria, e que Jesus, por esta te-lo trazido ao mundo, teria uma alta estima por ela. Outras, que era serva de Maria Madalena. Seu centro de culto é a cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer, na França, onde ela teria chegado junto com Maria Jacobina, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e JoãoMaria MadalenaMartaLázaro e Maxíminio. Eles teriam sido jogados no mar em um barco sem remos nem provisões, e Sara teria rezado e prometido que se chegassem a salvo em algum lugar ela passaria o resto de seus dias com a cabeça coberta por um lenço. Eles depois disso chegaram a Saintes-Maries, onde algumas lendas dizem, foram amparadas por um grupo de ciganos.
A imagem de Santa Sara fica na cripta da igreja de Saint Michel, onde estariam depositados seus ossos.
Fontes variam: se sua canonização consta de 1712, ou se é uma santa regional. Sua festa é celebrada nos dias 24 e 25 de maio, reunindo ciganos de todo o mundo.
Sua imagem é coberta de lenços, sendo ela uma protetora da maternidade. Mulheres (romi) que não conseguem engravidar e mulheres que pedem por um bom parto, ao terem seus pedidos atendidos, depositam aos seus pés um lenço (diklô). Centenas de lenços se acumulam aos seus pés.
As pessoas fazem todo tipo de pedido para Santa Sara, por sua fama de atender todos os que depositam verdadeira fé nela. Santa Sara é a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados."
Webgrafia :http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Sara_Kali 

Creio que a fé nos faz mais próximos com a espiritualidade se assim fizermos. Acredito e tenho fé nos mestres ciganos emanados na luz da saúde, alegria, prosperidade,coragem, sabedoria e caridade.
espíritos ligados de forma cabalística com a força da mãe Terra, o pai Sol e a adorável mãe Lua. Os quatro elementos e mais um o amor, são fundamentais no culto aos mestres ciganos, no entanto a força maior bem da pureza do coração do fiel, da sua humildade e capacidade de estar aberto para os sinais que lhes são dados pelos mestres ciganos.
Santa Sara acolhe e intercede por todos que recorrem a ela, a fé e seu pedido farão uma corrente, peça com amor, reze 1 Ave Maria em intenção a Santa Sara, 1 Ave Maria em intenção aos Mestres Ciganos e 1 Ave Maria em intenção ao seu Anjo da Guarda.
Lendo sobre Santa Sara Kali, faz algum tempo, aprendi que as mulheres que tem dificuldade de engravidar recorrem a santa prometendo-lhe um lenço se conseguir engravidar e ter um filho sadio, sendo que o nome da criança se for menina levará Sarah em seu nome e se for menino Lázaro ou Tiago. Uma coisa é certa, se o pedido for feito com fé e se for feita promessa, que essa seja cumprida de acordo com o que foi prometido, o importante é fazermos sempre o bem ao nosso semelhante e darmos a acolhida de nosso coração, pois Santa Sara estende as mãos para todos que necessitam de ajuda e pedem a ela com fé por interseção.


Sempre que for noite de lua cheia, de preferência o primeiro dia dela, olhe para lua e dê salve a sua beleza, força, mentalize prosperidade, alegria e saúde em seu caminho. Se está solteiro ou solteira peça a mãe Lua um par, peça a Santa Sara e aso mestres ciganos. Os ciganos não são solitários.
Salve Santa Sara Kali!
Salve os Ciganos Encantados!
Salve a vida, a saúde, a alegria e a prosperidade!
Que a chama da alegria, da sabedoria e prosperidade estejam sempre acesas em nosso coração, em nossa mente, em nosso caminho.
Louvado seja Deus!
Louvada seja a Virgem Maria!


                                                      Salve o Povo Cigano!



Os Símbolos Ciganos


 


Coruja - Simboliza o ver a totalidade. Utilizado para ampliar a percepção com a sabedoria possibilitando ver a totalidade: o consciente e o inconsciente.





Âncora - Simboliza segurança. É usada para trazer segurança e equilíbrio no plano físico, financeiro, e para se livrar de perdas materiais.







Chave - Simboliza as soluções. É usada para atrair boas soluções de problemas. O símbolo da chave quando trabalhado no fogo, costuma atrair sucesso e riquezas.





Estrela de 5 Pontas - Simboliza a evolução. É usada para proteção, além de estar associada à intuição, sorte e êxito. A estrela representa o domínio dos cinco sentidos. Também conhecida como pentagrama.







Estrela de 6 Pontas - Simboliza proteção. É usada como talismã de proteção contra inimigos visíveis e invisíveis. Também conhecida como estrela cigana e estrela de Davi. A estrela cigana é o símbolo dos grandes chefes ciganos. Possui 6 pontas, formando dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está em cima e o que está embaixo. representa sucesso e evolução.




Ferradura - Simboliza energia e sorte. É usada para atrair energia positiva e boa sorte. A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos tem a ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta a má sorte.





Lua - Simboliza a magia e os mistérios. Usada geralmente pelas ciganas para atrair percepção, o poder feminino, a cura e o exorcismo atentando sempre às fases: nova, crescente, cheia e minguante. A lua cheia é o maior elo de ligação com o sagrado. As grandes festas sempre acontecem nas noites de lua cheia.



Moeda - Simboliza proteção e prosperidade. Usada contra energias negativas e para atrair dinheiro. A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada à riqueza material e espiritual, que é representada pela cara e pela coroa. Para os ciganos cara é o ouro físico, e coroa, o espiritual.



Punhal - Simboliza a força, o poder, vitória e superação. É muito usado nos rituais de magia, tem o poder de transmutar energias. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, sendo um dos grandes símbolos de superação e pioneirismo, além da roda. É usado também na cerimônia de noivado e casamento, onde é feito um corte no pulso dos noivos, em seguida os pulsos são amarrados em um lenço vermelho, representando a união de duas vidas em uma só.




Roda - Simboliza a Samsara (o fluxo incessante de renascimentos através dos mundos) representando o ir e vir, o circular, o passar por diversos estados, o ciclo da vida, morte e renascimento, e é usada para atrair a grande consciência, a evolução, o equilíbrio.




Taça - Simboliza união e receptividade, pois qualquer líquido cabe nela e adquire sua forma. Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho em uma única taça, que representa valor e comunhão eterna.




Trevo - É o símbolo mais tradicional da boa sorte. Trevo de quatro folhas: traz felicidade e fortuna. Quando se encontra um trevo de quatro folhas na natureza, pode-se esperar sempre boas notícias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário