quinta-feira, 23 de junho de 2016

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Os benefícios de comer uma maçã por dia - As maçãs nos afastam do uso de medicamentos e das idas ao médico - VAMOS COMER MAÇÃ...

Os benefícios de comer uma maçã por dia

As maçãs nos afastam do uso de medicamentos e das idas ao médico

Esta é uma distinção que vale a pena esclarecer desde o princípio. Assim foi determinado por um estudo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos: comer uma maçã por dia é bom para nosso organismo e previne muitas doenças; porém, a consulta com um médico e os check ups anuais não podem ser tirados de nossas agendas.
Para chegar a esta conclusão, foi realizado um experimento com 8400 pessoas, das quais 10% consumia uma maçã por dia. Esta foi a porcentagem de pacientes que não precisaram consumir praticamente nada de medicamentos dentro de um período de um ano (que foi o período de duração do estudo).

Segundo o diretor da equipe, Matthew Davis, da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Michigan, o consumo de maçãs não está relacionado com outros marcadores como, por exemplo, a quantidade de visitas anuais ao médico.
Outra das conclusões sobre o consumo da fruta foi que aqueles que ingeriam uma maçã por dia eram menos propensos a fumar e tinham níveis mais altos de educação e inteligência. Consumir essa fruta pode ser um sinal de um modo de vida mais saudável. Isso acontece porque a maçã é uma boa fonte de vitamina C, fibra solúvel e flavonoides.
Pode ser consumida como sobremesa, no café da manhã ou como “petisco” no meio da manhã, quando sentimos ansiedade ou fome, para antes de dormir ou antes de praticar um esporte. Não oferece quantidades significativas de calorias ou açúcares e pode ser consumida por pessoas de qualquer faixa etária.

Motivos para comer uma maçã por dia

  • Hidrata nosso corpo por seu alto teor de água (ao redor de 80% de sua composição).
  • É diurética, reduz a acumulação de líquidos, as câimbras nos membros inferiores (pernas e pés) e a pressão arterial alta, devido à sua grande quantidade de potássio.
  • Dentre suas vitaminas, conta com as do grupo E, conhecidas por serem antioxidantes potentes.
  • Ao contar com fibras solúveis e insolúveis, pode ser usada tanto por pessoas com prisão de ventre como com diarreia. No primeiro caso é preciso consumi-la crua e com casca e no segundo, assada ou em compota.
  • A casca da maçã contém pectina. Esta fibra protege a mucosa intestinal. Se bem lavada antes de comer, não será preciso descascá-la para desfrutar de todos os seus benefícios a nível digestivo. Além disso, vários estudos revelaram que a pectina tem um papel decisivo para evitar certos tipos de câncer como, por exemplo, o de cólon.
O segredo da maçã e de seus benefícios está em suas substâncias fotoquímicasque, além de prevenir o câncer, como já foi indicado antes, ajudam a reduzir os níveis de açúcar e gorduras no sangue. Portanto, é aconselhável que os diabéticos e pessoas com colesterol consumam, pelo menos, duas maçãs por dia. Essa fruta permite depurar e limpar o sangue.
Um dos fitoterápicos da maçã é a quercetina, que permite prevenir os problemas cardiovasculares, as doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide, a asma e até as contraturas musculares.
A maçã, por sua vez, contém ácidos como o tartárico e o málico, que ajudam a digerir melhor as gorduras que consumimos. Por isso é aconselhável comer essa fruta como sobremesa, logo após uma refeição pesada, seja no meio do dia ou à noite. Além disso, ela não permite que a glicose aumente rapidamente depois das refeições.
É perfeita para pessoas que estão fazendo dieta ou que sofrem de algum transtorno de ansiedade por comida. Isso porque a maçã sacia o apetite e evita que comamos demais. Podemos comer a quantidade que quisermos por dia, sem restrições, já que nos ajudará a perder peso e nos sentiremos com mais energia (porém não pode ser a única coisa que comemos durante o dia).
A maçã aumenta nossas capacidades cognitivas devido ao seu teor de açúcares benéficos para nosso cérebro. Pode-se dizer que comer uma fruta antes de ir para escola ou estudar para uma prova é como a espinafre para o Popeye. As capacidades mentais aumentarão, seremos mais produtivos, incorporaremos maior quantidade de informação, lembraremos mais dados e poderemos render mais em qualquer âmbito.
Se tivermos que escolher a maçã mais saudável ou benéfica, sem dúvidas, a vermelha é a que cumprirá melhor com esse requisito. Isso não quer dizer que as outras não sejam boas para nossa saúde, mas que a de cor avermelhada (como a de Adão e Eva ou a da Branca de Neve) tem mais quantidade de antioxidantes.
Por ser fácil de carregar, pode ser consumida em qualquer lugar, o que a torna um tira-gosto saudável para a escola, o trabalho, a praia, o piquenique, a universidade ou aonde quer que vamos. É possível levá-la em qualquer bolsa, sem problemas (lembre-se de lavá-las antes de sair de casa).
Ainda restam dúvidas sobre os benefícios das maçãs? Então vá correndo ao supermercado e compre várias, assim toda a sua família terá, pelo menos, uma por dia à disposição!

10 incríveis benefícios da maçã

1 – Dentes mais brancos e saudáveis

A maçã não substitui sua escova de dentes, mas morder e mastigar uma maçã estimula a produção de saliva na boca, reduzindo a cárie dentária através da redução dos níveis de bactérias.

2 – Evita o Alzheimer

Um novo estudo mostra que beber suco de maçã pode prevenir o Alzheimer e combater os efeitos do envelhecimento no cérebro.

3 – Proteção contra o Parkinson

Pessoas que comem frutas e outros alimentos ricos em fibras ganham uma certa quantidade de proteção contra o mal de Parkinson, uma doença caracterizada por uma quebra das células nervosas produtoras de dopamina do cérebro. Isso ocorre devido ao poder de combate livre dos antioxidantes neles contidos.

4 – Inibição de todos os tipos de cânceres

Cientistas da Associação Americana para Pesquisa do Câncer, concordam que o consumo de maçãs ricas em flavonóides pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer de pâncreas em até 23%. Pesquisadores da Universidade de Cornell identificaram vários compostos triterpenóides-na casca da maçã que têm atividades anti-crescimento potentes contra células de câncer no fígado, cólon e mama.

5 – Diminuição do risco de diabetes

Mulheres que comem pelo menos uma maçã por dia tem 28% menos probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 do que as que não comem maçãs.

6-Redução do colesterol

A fibra solúvel encontrada na maçã “amarra-se” com outras gorduras no intestino, o que se traduz em menores níveis de colesterol.

7 – Auxilia na saúde do coração

O composto fenólico encontrado na casca da maçã impede que o colesterol que recebe em seu sistema de solidificação nas paredes das artérias. Quando a placa se acumula dentro de suas artérias, reduz o fluxo de sangue para o coração, levando a doença arterial coronariana.

8 – Controle o seu peso

Muitos problemas de saúde estão associados com o excesso de peso, entre eles, a doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e apneia do sono. Para gerir o seu peso e melhorar sua saúde geral, os médicos recomendam uma dieta rica em fibras.

9 – Impulsiona o sistema imunológico

Maçãs vermelhas contêm um antioxidante chamado quercetina. Estudos recentes descobriram que a quercetina pode ajudar a impulsionar e fortalecer o sistema imunológico, especialmente quando você está estressado.

10 – Neutraliza a síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é caracterizada por constipação, diarreia e dor abdominal e flatulência. Para controlar esses sintomas, os médicos recomendam ficar longe de alimentos lácteos e gordurosos, e incluir uma alta ingestão de fibras em sua dieta.

Remedios-com-maças-384x252