terça-feira, 3 de maio de 2016

O PODER DA RESPIRAÇÃO - Respiração de qualidade ajuda a eliminar toxinas que ficam nas células

Sensação de paz! Respiração de qualidade ajuda a eliminar toxinas que ficam nas células e faz bem para o corpo!



Quando você fica estressado ou apresente um quadro de muita ansiedade, o seu corpo sofre tanto quanto a sua mente. Uma das partes mais afetadas é o sistema respiratório, que já não consegue trabalhar de acordo com o esperado nestas condições. Diante disso, se faz necessário que você saiba como controlá-lo melhor.
Você sabia que a maioria das pessoas usa apenas 30% de toda a capacidade pulmonar que têm? Isso demonstra que aquela respiração profunda não acontece em 70% da população, que não expande os órgãos respiratórios o suficiente.
A respiração é responsável por 80% da eliminação de toxinas do corpo. Foto: Shutterstock

A respiração é responsável por 80% da eliminação de toxinas do corpo. 
Outro ponto curioso sobre estes fatos é que a respiração é a responsável por 80% da eliminação de toxinas do corpo. Exatamente por isso é importante que você preste mais atenção ao modo como respira.

Corrija a sua respiração

Durante as atribulações do cotidiano corrido, é mais comum para todo mundo descuidar do modo como sua respiração é feita. Ao invés de longos sulcos de ar, que vão oxigenar as células e relaxar o corpo, a respiração pode ser curta e ofegante, não conseguindo completar esse processo.
Sudarshan Kriva é um tipo de técnica que envolve meditação, conhecimentos práticos de como lidar com a mente e emoções e controle da respiração. Quem já participou de aulas ou fez o curso relata que a sensação de paz vinda do controle da respiração é ótima. Também foram identificados níveis muito mais baixos de ansiedade.
Quer poder controlar sua respiração melhor, eliminar as toxinas do sistema e ainda ficar mais calmo? Siga estes três passos:
1. Sente em uma posição confortável, com as costas retas e as pernas cruzadas ou retas – é indiferente. Feche os olhos.
2. Inspire profundamente pelo nariz e segure por alguns instantes.
3. Expire também pelo nariz. Isso vai lhe acalmar.

Respiração alternada

Agora que você já está mais calmo, comece a praticar uma técnica que recebe o nome derespiração alternada:
1. Feche a narina esquerda com o dedo indicador e inspire pela direita. Segure.
2. Coloque o indicador sobre a narina direita e solte a esquerda, expirando calmamente por ela.
3. Alterne entre as duas, inspirando e expirando por ambas, por aproximadamente cinco minutos.
Esse tipo de respiração auxilia a equilibrar o corpo e oxigena as células. Essa técnica pode ser utilizada duas vezes por dia. É bom fazê-la assim que você acordou, para energizar o corpo e antes de ir dormir, para relaxar e acalmar a mente.

Benefícios à pele

Você sabia que a respiração, além de tudo o que já foi citado, também faz bem para a saúde da pele? Sim, respirar direito deixa as pessoas mais bonitas.
Quando a oxigenação completa das células ocorre, a pele se mantém jovem e luminosa por mais tempo. Fazendo exercícios de relaxamento e respiração, mais antioxidantes são liberados no sangue. Essas substâncias são as responsáveis por retardar o envelhecimento não só da pele, mas do corpo todo.
Se você está buscando mais qualidade de vida, não se esqueça de fazer os exercícios derespiração. Eles farão com você durma melhor, tenha mais energia para encarar o dia a dia e ainda ajudarão na manutenção do corpo todo.



Respirar com consciência dá maior 


sensação de paz



Respiração de qualidade ajuda a eliminar toxinas que ficam nas células

Você já parou para pensar na sua respiração? Se a resposta é não, provavelmente você esteja respirando errado. Saiba que a respiração correta garante maior saúde física, emocional e mental.

"O hábito de respirar bem elimina o estresse, melhora a concentração, o sono, eleva o estado de consciência e dá maior sensação de paz", explica Alexandre Lopes, instrutor da Fundação Arte de Viver.

O especialista conta que a respiração certa deve ser longa, profunda e ritmada. "Se for curta, fracionada, instável e inconstante, não estamos respirando com toda a nossa capacidade e provavelmente nosso corpo está mostrando isso por meio de sinais de comportamento". 


Aprenda técnicas para respirar corretamente
Outro fato que poucas pessoas conhecem é que as toxinas que ingerimos diariamente e que deixam nosso corpo "contaminado" podem ser eliminadas pela respiração. A ideia da respiração correta é tão importante que hoje já existem técnicas que ensinam a expandir a capacidade pulmonar para eliminar as toxinas que ficam armazenadas nas células.

Segundo Lopes, essas toxinas geram estresses físicos e emocionais. "A maioria das pessoas usa em média somente 30% da capacidade pulmonar, e a respiração é responsável por até 80% da eliminação das toxinasdo nosso sistema.

Mesmo dormindo você deve ter consciência corporal para manter a respiração correta. "A maior relação da respiração com a saúde cardiovascular está em uma doença chamada apneia do sono, na qual a respiração faz pausas enquanto a pessoa dorme. Essa doença pode aumentar os riscos de doenças no coração?, explica Daniel Arkader Kopiler, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME).
Quanto maior a capacidade pulmonar, maior é a condição de eliminar toxinas das células
Respiração consciente
Um estudo da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostrou que indivíduos que apresentam sérias dificuldades para respirar durante o sono têm 50% a mais de chances de morrer antes de alguém da mesma idade que não sofre das mesmas condições.

"Uma ótima dica é respirar com consciência. Coloque sua atenção no movimento do ar entrando e saindo do pulmão, respirando lenta e profundamente sempre que sentir necessidade", ensina Lopes.
Anote o passo a passo de uma técnica de respiração extremamente relaxante, muito utilizada por praticantes de ioga, chamada Ujjayi Pranayama. 

1. Sente-se de forma confortável, com a coluna reta, para que a energia flua.
2. Respire profundamente, prenda o ar e inspire lentamente
3. Contraia um pouco a garganta e sussurre algumas palavras em tom alto. Sinta o espaço para passagem de ar na garganta diminuir suavemente. 
Essa é a contração desejada.
4. Agora, ao respirar, mantenha a contração da garganta. 
Quando puxar o ar e inspirá-lo, você deve ouvir um som semelhante ao produzido pelo oceano.
5. Pratique o Ujjayi Pranayama até sentir que relaxou completamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário