quarta-feira, 30 de março de 2016

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Os benefícios da drenagem linfática: Veja como fazer a automassagem em casa

Os benefícios da drenagem linfática




Veja como fazer a auto massagem em casa


drenagem-barriga-m

Uma massagem localizada pode realizar verdadeiros milagres para a beleza feminina. Reduzir medidas, combater o inchaço, retardar o envelhecimento e melhorar o aspecto da celulite são apenas alguns exemplos dos benefícios da drenagem linfática.

Vantagens que vão além da beleza

Faz parte da sabedoria popular que o sistema linfático é peça-chave para a produção das células de defesa

A fisioterapeuta Ana Hara, em seu livro Vá se Drenar (Ed. Matrix), garante que a drenagem vai muito além da estética: ela ajuda a combater dores de cabeça, insônia, rinite e sinusite, combate os radicais livres, estimular o organismo a se defender de alergias e outros desconfortos.

Sistema que filtra as impurezas

O sistema linfático é responsável por eliminar as toxinas do corpo e do sistema sanguíneo. "Linfa" é o nome dado ao fluido que circula nos vasos linfáticos e contém água, ureia, linfócitos (células que conferem imunidade), sais e proteínas.

"Os vasos sanguíneos liberam sangue entre os tecidos, oxigenando-os e nutrindo-os. 

Os vasos linfáticos reabsorvem parte desse líquido excedente, já com resíduos metabólicos, toxinas que o organismo desprezou e eliminou", esclarece a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Carolina Marçon.

Portanto, depois que os tecidos metabolizaram os componentes sanguíneos responsáveis pela produção de energia, a linfa é o fluido que sobra. 

"A perfeita drenagem desse líquido impede edemas (inchaços) e retenção excessiva e ainda tem função de defesa imunológica. 

A drenagem linfática facilita esse processo, acelerando-o", enfatiza.

Drenagem linfática é a massagem da vez!

A drenagem é uma massagem que reduz o inchaço do corpo. 

As manobras ajudam na eliminação de líquidos que extravasam dos vasos e ficam acumulados nos tecidos. 

"Os movimentos devem ser suaves e lentos, seguindo o trajeto do sistema linfático e fazendo com que esse líquido retido seja inserido nos vasos linfáticos e posteriormente eliminado através do sistema urinário", orienta a dermatologista.

Para fazer em casa

Para evitar o acúmulo do líquido que leva as impurezas do corpo para as células é preciso realizar a drenagem pelo menos uma vez na semana, já que ativa as glândulas e as colocam em pleno funcionamento.

Investir em massagens com um profissional qualificado é o mais indicado, mas se você prefere ter esse cuidado em casa, a fisioterapeuta Ana aconselha a realizar pequenos procedimentos antes ou depois do banho e com o corpo devidamente hidratado. 

Confira algumas dicas e veja como fazer alguns movimentos da massagem no abdome:
drenagem-barriga-shape.jpg


Por Larissa Faria

Colaborou: Júlia Prado / Ilustrações: Ricardo Avancini