segunda-feira, 26 de outubro de 2015

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - OS EXERCICIOS COM OS MUDRAS PARA ABRIR E MANTER O BOM FUNCIONAMENTO DOS CHACRAS

ABRINDO OS CHACRAS - USANDO OS 


MUDRAS!



 

Continuando a falar dos chakras, hoje vamos conhecer alguns exercícios que podem ser feitos por nós para abrir os nossos chakras. Mas você pode, claro, se perguntar: “porque fazer isso?” E eu explico: cada um dos nossos principais chakras tem uma função específica e quando estes estão em pleno equilibrio, nos sentimos bem, temos disposição e nosso corpo resiste bem a doenças, contudo, quando nossos chakras não estão devidamente equilibrados isso tudo acontece ao contrário.
É como se ao fazer esses exercícios o seu corpo recebesse uma “dose extra” de energia sua e da natureza a sua volta. Então vamos lá:

 
As meditacões chakrais usam os mudras, que são posições especiais da mão, para abrir chakras e os mantras que nos ajudam a concentrar naquilo que precisamos e assim levar energia aos chakras.
Antes de começar: medite lentamente, sinta sua respiração: fazendo inspirações e respirações, sempre pela boca. Não será fácil inicialmente, mas aos poucos você conseguirá. A respiração feita pela boca no inicio é bastante cansativa e produz certo desconforto, mas conforme você vai realizando esses exercício, a tendência é seu corpo se acostumar.
Entoe o canto: omane padame ommmmm várias vezes e vá treinando a sua respiração lentamente. Não tenha pressa para conseguir respirar corretamente. O importante é você ter total domínio de sua respiração, de forma a relaxar seu corpo e sua mente.
 
 
Abrindo o Chakra Raiz



[IMG]
Vamos começar pelo Chakra Raiz: encoste as pontas de seus dedos, do polegar as do dedo indicador. Enquanto isso cante o som LAM (usando sua respiração de forma firme, forte e deixe diminuir a intensidade lentamente).
Concentre em seu chakra raiz que fica entre seus orgãos genitais. Lembre-se que o elemento ligado a esse chakra é o Fogo.

 

Abrindo o Chakra Sacral

[IMG]
O próximo Chakra, conhecido como Chakra Sacral também chamado esplênico, sacro ou do baço, é responsável pela energização geral do organismo.Ponha suas mãos em seu colo, palmas acima, uma sobre a outra. Mão esquerda embaixo, sendo que seus dedos esquerdos devem tocar na parte traseira dos dedos da mão direita. As pontas de seus dedos polegares devem se tocar delicadamente enquanto você entoa o som VAM. Concentre-se em seu osso sacral.
 

Abrindo o Chakra Umbigo

[IMG]
O Chakra Umbigo está relacionado com as emoções.
Realize o exercício da seguinte maneira: encoste seu dedo polegar esquerdo sobre o ossinho do dedo indicador direito e repita esse movimento com seu dedo polegar direito. Una todos as pontas dos seus demais dedos como mostra a fotografia.
Concentre-se no chakra umbigo situado na coluna vertebral, um pouco acima do nível do Umbigo, enquanto isso entoe o som RAM.
O elemento relacionado a esse chakra é o Fogo.
 

Abrindo o Chakra do Coração

[IMG]
Sente-se de pernas cruzadas. Deixe as pontas de seu dedo indicador e do polegar se tocarem. Acomode sua mão esquerda sobre seu joelho esquerdo e sua mão direita na frente da parte mais inferior de seu osso do peito, pouco acima do pulmão.
Concentre no chakra do coração na coluna vertebral, no nível do coração e entoe o canto YAM.


 

Abrindo o Chakra da Garganta

[IMG]
O Chakra Laringeo está diretamente relacionado com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz.
Para abrí-lo faça o seguinte exercício: cruze seus dedos no interior de suas mãos, sem os polegares como se fosse alongá-los. Toque a ponta de seu polegar esquerdo ao direito e puxe-os para cima ligeiramente como se os levassem em direção a sua garganta. Concentre-se no seu chakra na base da sua garganta enquanto entoa o som HAM.



Abrindo o Chakra do Terceiro Olho

[IMG]
O sexto chacra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção.
Ponha suas mãos antes da parte mais inferior de seu peito. Faça com que seus dedos médios se toquem no alto, de forma que fiquem retos. Aponte-os para a frente. Os outros dedos devem ser são dobrados de forma que suas falanges se toquem. Os polegares apontam para você e se tocam no alto, como se formassem um coração.
Concentre-se no chakra do terceiro olho que está entre as suas sobrancelhas e entoe o som OM ou AUM.

 

Abrindo o Chakra Coroa

[IMG]
O sétimo é o mais importante dos chacras, situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Conhecido como chakra da coroa, é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta.
Ponha suas mãos antes de seu estômago. Deixe os dedos anelares apontarem acima. Cruze o resto de seus dedos, com o polegar esquerdo debaixo da direita.
Concentre-se no chakra no alto de sua cabeça entoando o canto AUM.