segunda-feira, 12 de outubro de 2015

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - ESTOU MEDITANDO OU MENTALIZANDO? Existe diferença entre meditar e mentalizar?

MEDITAR OU MENTALIZAR

 

Você sabe qual é a diferença entre mentalizar e meditar? Antes de esclarecer essa questão, proponho que aproveite este momento de leitura para relaxar e ampliar a capacidade da sua mente. Esta intenção sempre faz diferença na melhor compreensão das situações em nossa vida diária. O exercício abaixo ajudará você a encontrar um estado de calma, paz e tranquilidade a partir deste momento.
Comece inspirando lentamente e profundamente pelo nariz, mantendo o ar preso por alguns segundos - até o tempo de chegar à próxima orientação. Lentamente solte o ar pela boca semiaberta e logo depois retenha o ar novamente. Pense que todo o seu corpo se revitaliza neste momento, e repita a respiração mais uma vez: retenha o ar por alguns segundos e na hora de expirar pense que está eliminando todos os pensamentos agitados e negativos.
Adote uma atitude mental de que neste momento todo o seu ser se refaz, toda a saúde penetra em você, e que na próxima inspiração você absorverá a energia necessária para todo o seu bem-estar mental, psíquico e físico. Repita esse exercício de respiração, caso sinta que ainda não o realizou com atenção suficiente, e faça-o ao menos três vezes.

A arte de materializar sua imaginação


Se realmente se propôs a fazer o exercício de respiração acima, você vivenciou um processo de mentalização e poderá perceber que está com uma atitude mental menos resistente. Mentalizar significa colocar a atenção total em sua imaginação e sensações, transformando e materializando a situação imaginada na vida prática, no aqui e agora.
"Mentalizar significa colocar a atenção total em sua imaginação e sensações, transformando e materializando a situação imaginada na vida prática, no aqui e agora."
Ou seja, mesmo que não tenha consciência disso, a maioria de nós está o tempo todo mentalizando.
Por isso, é importante ficar alerta quanto aos perigos de suas mentalizações. Se você vive pensando de forma negativa, é isso que esta materializando em sua vida. Afinal, as situações que costumamos viver são o reflexo de nossas mentalizações. O poder de seus pensamentos nada mais é do que sua energia mais preciosa sendo utilizada a seu favor - ou contra você.

E o que significa Meditação?



Meditar é silenciar. É apenas ser, escutar sua sabedoria inata e seu mestre interior."Meditar é silenciar. É apenas ser, escutar sua sabedoria inata e seu mestre interior."
Na Meditação entramos em contato com um estado alterado de consciência. Nesse estado inicial, chamado Alfa, a mente e o corpo ficam em um repouso silencioso e absoluto. Não reconhecemos o que pode estar acontecendo a nossa volta, mesmo com os olhos abertos. Nada se julga ou codifica. 
Sentimos que somos seres individualizados, mas que somos também todo o universo. Com a prática da Meditação ampliamos esta percepção da consciência como um todo, e constatamos a verdade das nossas experiências.
Assim como a Mentalização, a Meditação também tem inúmeras formas de chegar a ela, mas o silêncio é um só. 
Cada pessoa se identifica com a sua técnica própria, que pode ser aprendida em curso, leitura, Yoga, exercícios de respiração ou experimentos individuais. Afinal, meditar é simples: a pessoa senta e não faz mais nada, nem ao menos pensa. É claro que inicialmente pode ser mais difícil, mas com o tempo e a persistência sempre é possível chegar onde a pessoa deseja.
Mentalizar aprofundando a concentração e o estado alterado de consciência pode se tornar o instrumento para chegar à Meditação. Temos que almejar sempre entrar em sintonia com sentimentos e vibrações de alegria, satisfação e amor, para ter mais facilidade e melhor qualidade em nosso estado meditativo.
Mergulhe no silêncio
Agora experimente fechar os olhos e inicialmente prestar atenção em sua respiração livre. Não importa o que está acontecendo ao seu redor. A boa notícia é que agora você não tem que fazer mais nada. Fique atento, aguardando qual será o próximo pensamento. Experimente! Com certeza você terá ao menos alguns segundos de silêncio absoluto. É assim que você pode começar a criar este ótimo habito. Então, feche os olhos!
Mergulhe no silêncio OM do planeta e traga a paz interior - que é você - para suas mentalizações. Seu silêncio está escondido entre os pensamentos e as palavras de sua mente humana. Ele já está aí, dentro de você. Então, tome a decisão de incorporá-lo a sua consciência em seu dia a dia. O silêncio é a nossa verdadeira natureza, por esta razão nos faz tão bem. Escute-o!
Seja como for, onde for, esteja alerta e consciente de seus pensamentos e desejos. Seja cuidadoso com o que quer para seu futuro - que está sendo escrito no único momento que existe realmente, que é o agora. Assuma sua responsabilidade e suas prioridades dentro de um coração amoroso, uma mente silenciosa, e tenha o universo conspirando a seu favor para sempre.
Sugestões de Mentalizações
Se não sabe por onde começar a mentalização, confira abaixo uma sugestão. A ideia é que você repita o texto de verdade, quando e quantas vezes quiser, principalmente quando os pensamentos estiverem negativos. Com a prática você perceberá que a mentalização ficará cada vez mais gravada no seu inconsciente. Experimente colocar o foco na nova realidade que está fixando em sua consciência.
Consciência Criadora Eu Sou - Para ajudar você a reconhecer a responsabilidade pela sua vida
"Consciência Criadora, Eu Sou sua vida, Eu Sou meu constante apoio, Eu Sou minha saúde, Eu Sou minha proteção, Eu Sou o perdão, Eu Sou a perfeita satisfação de todas as minhas necessidades e Eu Sou a minha mais alta inspiração. Confio no fluxo da Vida, pois sei que ela reserva para mim o que há de melhor, sempre. Eu Sou gratidão".
Por Regina Restelli