quarta-feira, 1 de abril de 2015

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Como Lidar Com os Pensamentos Negativos?

Como Lidar Com os Pensamentos Negativos?



Enfrentar os pensamentos negativos

Enfrentar os pensamentos negativos

Muita gente tenta substituir  os pensamentos perturbadores que pretende eliminar por “pensamentos positivos”. À partida, esta táctica pode conduzir a alguns sinais de melhoria.

A mente pode ser levada a identificar-se apenas com situações ou coisas agradáveis e motivadoras. Mas com o passar do tempo, os temíveis pensamentos sobem à superfície e até lá todo o esforço de auto-controlo revelou-se desgastante.

Muita gente, no seu esforço bem intencionado de acentuar o positivo, não só não se livra dos problemas, como os aumenta. Pretendem acabar com o sofrimento, mas erradamente escolhem a táctica de negação dos sentimentos, baseados no facto dos sentimentos serem “demasiado negativos”.

Dirigir a atenção para o medo ou dor é uma forma de culpa em muita gente porque se parece com auto piedade a qual achamos errada. Mas negar piedade a nós próprios, quando estamos dispostos a dar aos outros, também está errado. Todos nós temos dor escondida cá dentro e tentar eliminá-la não é uma virtude, é uma impossibilidade.

Pode achar que é muito importante manter uma boa atitude, mas por si só a atitude não é fiável. Afinal quem é que mantém o espírito em cima? Tudo dentro de nós é nós próprios, apesar de querermos separar o lado corajoso que pretende derrotar o lado receoso.

Combater os pensamentos negativos diminui a sua força? Não atrasa apenas o dia em que vem à superficie de uma maneira ou doutra? Se continuamos a jogar o jogo de lutar contra os pensamentos que não são aceitáveis para nós, perdemos sempre.

A questão correcta é: “Consigo sair deste jogo?”. Pouca gente considera esta alternativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário