segunda-feira, 2 de março de 2015

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O Significado da Flor de Lótus

O Significado da Flor de Lótus


Olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é freqüentemente associada à Buda, por representar a pureza emergindo imaculada de águas lodosas.

Lótus é o símbolo de expansão espiritual, do sagrado, do puro.

A lenda budista relata que quando o Príncipe Sidarta – que mais tarde se tornaria o Buda – tocou o solo e deu seus primeiros sete passos, sete Flores de Lótus cresceram no lugar. Assim, cada passo do Bodhisattva é um ato de expansão espiritual.

Os Budas em meditação são representados sentados sobre Flores de Lótus. Os Centros de Consciência no corpo humano (Chakras), também são representados como Flores de Lótus.

O significado original deste simbolismo pode ser visto pela seguinte semelhança: Tal com a Flor de Lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo sua flores somente após ter se erguido além as superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água que a nutriram.

Do mesmo modo a Mente, nascida do corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter se erguido dos fluídos turvos da paixão, ego e ignorância, e transformando o poder tenebroso da profundidade no puro Néctar Radiante da Consciência Iluminada (Bodichita), a Incomparável Jóia (Mani) na floresta de Lótus (Padme). Assim, o sábio cresce além deste mundo e o ultrapassa.