terça-feira, 12 de agosto de 2014

SAÚDE E EQUILÍBRIO - O Timo X Sistema Imunológico X Estresse = Tudo Haver!

O Timo X Sistema Imunológico X Estresse

Blog de cienciaemtudo :Amo Biologia, O Timo X Sistema Imunológico X Estresse= Tudo Haver!
O timo é uma glândula necessária no início da vida para o desenvolvimento adequado do sistema de defesa do organismo (sistema imune, ou linfóide). Ele é grande no bebê recém-nascido, e atinge seu tamanho máximo durante a puberdade, mas daí em diante o timo vai sendo progressivamente substituído por gordura, até praticamente desaparecer na vida adulta. Ocorre que nessa fase outros órgãos como o baço e os nódulos linfáticos vão exercendo a função. O timo secreta fatores humorais, hormônios importantes para a maturação da resposta imunológica.
                               MENTE X SISTEMA IMUNOLÓGICO
Os linfócitos T e B têm receptores na superfície de suas células que podem acionar, dirigir e modificar suas funções imunológicas. Esses receptores são a base molecular da influência da mente nos linfócitos. Os receptores são como fechaduras que podem ser abertas para acionar as atividades de cada célula. As chaves que abrem essas fechaduras são as moléculas mensageiras da mente-corpo: os neurotransmissores do sistema-nervoso autônomo, oshormônios do sistema endócrino e os imunotransmissores do sistema imunológico.

 A TIMOSINA

A timosina pode servir como imunotransmissor, modulando os eixos hipotalâmicoshipofisário-suprarrenal e das gônadas. O sistema nervoso seria capaz de alterar o curso daimunidade via caminhos autônomo e neuroendócrino.
Alguns trabalhos concluem que os humanos podem treinar a si mesmos para facilitar seusprocessos de cura interna mente-corpo.
Muitos sintomas que possuímos no dia a dia podem estar relacionados ao funcionamento do sistema imunológico. Por isso são denominadas doenças oportunistas. É de extrema importância consultar um médico para indicar o tratamento adequado.
Exemplos de situações que podem levar ao estresse:
  1. desprezo amoroso;
  2. dor e mágoa;
  3. luz forte;
  4. níveis altos de som;
  5. eventos: nascimentos, mortes, reuniões, casamento, divórcio, mudanças, doenças crónicas, desemprego
  6. responsabilidades: dívidas não pagas e falta de dinheiro;
  7. trabalho/estudo: intimidação ("bullying"), provas, tráfego lento, assédio moral, prazos pequenos para projetos;
  8. relacionamento pessoal: conflito e decepção;
  9. estilo de vida: comidas não-saudáveis, fumo, alcoolismo e insônia
  10. exposição de estresse permanente na infância (abuso sexual infantil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário