quinta-feira, 22 de maio de 2014

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Signo Sagitário - UMA FLECHA DE LUZ LANÇADA PAR ILUMINAR O CAMINHO

Signo Sagitário - Esoterico Alan Oken 





Um facho de Luz dirigida e focalizada.

Nesse signo, o ponto de luz torna-se o facho que mostra uma luz maior à frente e que ilumina o caminho para o centro da luz.
Raios de manifestação:

Quarto Raio: Harmonia através do conflito.
Planetas: Mercúrio e Lua.
Signos: Touro, Escorpião., Sagitário.

Quinto Raio: Conhecimento Concreto.
Planetas: Vênus
Signos: Leão, Sagitário, Aquário.

Sexto Raio: Ordem Cerimônia.
Planetas: Urano
Signos: Áries, Câncer, Capricórnio.

Regentes Planetários e seus Raios.

Na personalidade: Júpiter - Segundo Raio.
Na Alma: Terra - Terceiro Raio.


Sagitário é um signo muito humano. Exemplifica o conflito sofrido por cada pessoa para libertar-se dos grilhões da personalidade e mover-se para uma realidade mais ampla e espiritual.

Um dos propósitos fundamentais de uma encarnação com o Sol ou signo ascendente em Sagitário é o indivíduo orientar-se para um objetivo elevado – um objetivo que revelará uma meta mais elevada e um direcionamento consciente da vida.

É esta busca sagitariana que propicia a pergunta seguidamente ouvida pelos astrólogos, tanto de si mesmos quando de seus clientes: “Qual é o meu propósito na vida?”

Apesar de que esse propósito possa ser determinado por meio de exame do mapa natal sob uma perspectiva da Alma, tem-se que conquistar o direito de se ligar a essa finalidade mais elevada.



Só então se inicia realmente o esforço para atingir o objetivo. Na roda reversa, Sagitário representa o estágio de preparação pelo qual surge, dos conflitos de Escorpião, a nova visão de si mesmo.

O cume da montanha de Capricórnio, agora vislumbrado no horizonte, ainda tem que ser escalado. Diz-se que estes três signos - Escorpião, Sagitário e Capricórnio – representam simbolicamente os "vales, planícies e cimos de montanha" do processo iniciático atuante na busca espiritual da humanidade.

Existem alguns fatores esclarecedores nos vários pictogramas e símbolos empregados para representar Sagitário.

O Centauro, metade cavalo e metade homem, é o mais antigo deles. Como todos os símbolos fundamentais do zodíaco, origina-se nos tempos atlantes. O Arqueiro em seu cavalo branco, o Cavaleiro na sua armadura brilhante, são os mais recentes desenvolvimentos desse princípio sagitariano.

Assim, a justaposição dessas duas representações demonstra uma nítida demarcação entre o sagitariano centrado na personalidade e o centrado na Alma.

O aspecto animal do Centauro ainda faz parte do humano, mostrando uma dualidade presa ou "fundida" em que não há objetivação entre a mente e os desejos inferiores do eu-personalidade.

O Centauro utiliza inconscientemente a mente para aumentar a expansão da natureza do desejo. Não é capaz de ver nem a diferença nem o relacionamento entre os dois. Esse é o Sagitário totalmente dedicado ao apego e à aquisição da forma.

O Cavaleiro, no entanto, está cavalgando: o Homem e seus veículos da personalidade estão conectados, mas o Cavaleiro pode desmontar sempre que escolher assim fazê-lo. Ele dominou o animal e pode usar o eu inferior para os propósitos da mente.

Este estado de "dualidade desprendida" é a qualidade fundamental do "equipamento" requerido pelo sagitariano centrado na Alma que deseja servir a humanidade com sua capacidade máxima.

É essa liberdade de servir com desapego que qualifica uma pessoa como "Discípulo Orientado", sendo representada pela flecha no arco de um Cavaleiro espiritualmente dedicado.

O simbolismo da flecha devia ser ampliado, pois esta é, na verdade, um nítido feixe de luz liberado pela Mente Superior de um ser humano evoluído para trazer uma percepção maior para as vidas das pessoas no mundo.

Às vezes, o Sagitário imaturo ou excessivamente bondoso dispara as suas setas na hora errada. O erro de lançamento pode resultar na perda do objetivo e em conseqüências equivocadas.

Para que se revele a verdade inata guardada por Sagitário, o refinamento do alvo e o entendimento intuitivo do momento do disparo fazem parte do campo de treinamento que o jovem Cavaleiro deve vivenciar em sua jornada para o pico da montanha.

Sagitário é dedicado às suas metas e à sua verdade interior. Ele empreende suas aventuras a fim de que suas realidades subjetivas possam tornar-se mais conscientes através da realização de seus desejos objetivos por experiência.

Isso é a qualidade do Sexto Raio, um dos três em que Sagitário desdobra toda a sua escala de orientação para a vida. Focalizado por Marte, é o Sexto Raio que caracteriza a abordagem dirigida e algumas vezes zelosa daquele que percorre o caminho.

O Cavaleiro prende-se à sua busca e propósito; nada nem ninguém pode empiná-lo de os atingir. Essa é na verdade, a busca do Santo Graal.

Para que uma visão com essa tenha êxito, tem que haver uma fusão de todos os opostos e energias extrínsecas em uma harmonia maior.

Essa combinação e essa sintetização acontecem pelas atuações do Quarto Raio, uma outra linha de manifestação em que Sagitário se encontra.

O sagitariano é guiado em seu caminho pela percepção intuitiva obtida do acúmulo de conhecimento anterior. Quanto a isso, verificamos ambas as influências, a da qualidade mutável do signo e do Quinto Raio do Conhecimento Concreto...



Todos os quatro signos mutáveis são coletores de experiência no mundo exterior:
Gêmeos reúne o entendimento de como idéias, pessoas e objetos se relacionam e se inter- relacionam.

Virgem aprende sobre a utilização prática dos instrumentos, processos e metodologias para ampliar o foco da forma como uma extensão do princípio vital criativo.

Sagitário recebe a "Sabedoria dos Tempos" - a filosofia da vida - para compreender e ensinar a respeito dos vínculos comuns entre todas as pessoas, portanto servindo como veículo para o Amor e unificação planetários (Júpiter e Terra são os seus regentes).

Contudo, e este é o ponto mais importante, o sagitariano deve provar ser digno do poder da sabedoria da qual, no início, é apenas o continente. Isso exige uma devoção orientada para a sua visão do plano e consistência no esforço para atingir o pé da montanha.

Peixes contém o segredo de toda a alquimia que liga o visível e o invisível, redimindo o eu inferior e tornando-se assim um canal para a liberação e distribuição da substância Amorosa, universal, de que todos somos parte.

Sagitário também é o signo do bumerangue ou, como diz Mestre Tibetano, "a flecha da intuição que retoma". A este respeito, o Centauro não evoluído é muito passível ele dizer: "atiro a flecha para o ar, ela cai na terra, não sei aonde (pouco me importa!)".

O Arqueiro mais desenvolvido em sua "visão da busca" é mais passível ele descobrir: "lanço uma flecha no ar, ela cai na terra e me atinge!" Esta é a seta da aspiração que retorna ao remetente como um Raio do intenso fogo do esclarecimento obtido das experiências .de uma encarnação baseada na Terra.

Como planeta, a Terra é muito importante para o sagitariano centrado na Alma porque rege esotericamente este signo. Para servir aos propósitos do plano para a evolução da humanidade, a orientação de Sexto Raio idealista, expansiva e altruísta do Arqueiro tem que ser estabelecida num pragmatismo terreno.

A carta do Tarô que representa Sagitário é muito significativa ela Terra como regente esotérico deste signo.

Aqui vemos o Anjo da Presença pronto para conceder as recompensas de todos os Cavaleiros da Busca (dos Discípulos), simbolizadas pelas taças douradas repletas das águas da vida. Essas águas não são as mesmas em que o Anjo colocou um de seus pés, pois estas são as águas do inconsciente coletivo. A água que escorre entre as taças foi
irradiada pela Luz elo Entendimento tem que ser empregado e distribuído sabiamente. O sagitário deve usar cuidadosamente as suas palavras, e o seu conhecimento constantemente controlando, com a Sabedoria do Silêncio, os fogos do seu anseio de ensinar, dividir e elevar.

O Anjo permanece sereno, o triângulo da Alma apontado para cima em seu chakra cardíaco, e as letras hebraicas do nome de Deus, Yahweh, escritas acima do ponto mais alto da Tríade. O Anjo equilibra o fluxo das águas da sabedoria (obtida pela experiência humana), enquanto fica com um pé no difuso reservatório coletivo e com o outro sobre a terra.

"Temperança em todas as coisas", ele afirma. "Só quando se emprega o julgamento correto e quando o Cavaleiro está totalmente fixado na Mente Superior (a reveladora da Sabedoria do Raio do Amor/Sabedoria) é que ele pode avançar para o topo da Montanha da Iniciação."

Das águas profundas, surge o caminho que leva ao lugar da iniciação. Além do Anjo está a Coroa do Ser Ungido, aguardando por aquele que passou por este importante teste de uso correto da energia mental e que equilibrou totalmente todas as energias inferiores em uma unidade de trabalho harmônica.

Em Sagitário, o intelecto é desenvolvido em um alto nível de expressão devido à influência do Quinto Raio. No entanto, é através da influência do Terceiro Raio da Terra, e também, por associação de Raio, de Saturno, que a mente torna-se sensível às percepções intuitivas da verdade.

É através de Saturno e do Terceiro Raio que Sagitário está estreitamente relacionado a Capricórnio. Sagitário, utilizando seu novo equipamento mental, eleva-se dos profundos vales da luta no submundo do eu inferior, em Escorpião, para as planícies da Terra.

É de lá que é vista a montanha, promovendo o tipo de sintonia e aspiração espiritual que levará o cavaleiro ao seu pico.

A visão abrangente do Segundo Raio (Júpiter) está atuando fortemente na vida do Arqueiro. Num nível inferior, isso pode ocasionar uma certa tendência excessiva e indiscriminada.

Porém Júpiter é equilibrado por sua polaridade - Mercúrio
e o Quarto Raio - que, através de Gêmeos e Virgem, ensina a discriminação na forma e assegura aquelas lições que fazem com que a mente seja o instrumento adequado para os propósitos da Alma.

Os signos Sagitário e Aquário são ambos de Quinto Raio, que os liga à Lei das Relações Humanas Corretas através da influência
de Vênus.

SAGITÁRIO na Cruz Mutável (indivíduo totalmente centrado na personalidade).

Quando a pessoa esta expressando este signo totalmente na roda comum, a influência do "kama-manas," ou o desejo da mente, estará em seu apogeu. A energia mental estará totalmente sob a direção do desejo emocional sem que o indivíduo esteja consciente de que existe essa situação.

Isso tenderia a manter a pessoa realmente muito ocupada, pois a atividade mutável, ígnea da mente gera constantemente mais desejos a serem satisfeitos.

Um processo inconsciente de elementos e energias toma conta do individuo. Não foi tentada nenhuma integração destas forças - os cavalos correm soltos.

Nesse estagio, a natureza aventureira do signo expressa-se muito indiscriminadamente. A necessidade inconsciente e compulsiva de fogo para queimar na vida não tem nem a direção cardinalícia nem o foco de fixidez, quando esta se manifestando mutavelmente.

Os fogos queimam onde quer que os desejos os levem. O sagitariano neste nível emprega a mente para criar propósitos e ideais para racionalizar e justificar o seu egocentrismo.

As influências positivas do Terceiro Raio da Terra e de Saturno estão totalmente ausentes. A expressão inferior de Júpiter predomina, e desse modo ha uma grande falta de praticidade nas atividades da pessoa, assim como uma atitude totalmente irresponsável para qualquer aspecto de autodisciplina.

O impulso de aumentar a experiência sem ter uma estrutura de verdade interior para guiar estas expansões leva a uma maior dispersão de energia.

Isso significa que um sagitariano na Cruz Mutável é capaz de viajar de Nova Iorque para Washington D.C. via
Los Angeles (especialmente se alguma "donzela em perigo" estiver esperando em Chicago!).

Nesse nível, Sagitário está totalmente identificado com o cavalo e não com o cavaleiro, com o carro e não com o condutor.

SAGITÁRIO na Cruz Fixa (despertar para a relação Alma-personalidade).

Energia vital dirigida é a tônica para o sagitariano na Cruz Fixa. O Arqueiro esta em processo de adquirir e manter uma visão, controle e posição firmes antes de disparar aquelas flechas que, quando corretamente apontadas, o levarão aos portais de Capricórnio.

Isso significa que o processo de refinar seu propósito e sua orientação de objetivo é consciente. O fogo agora assume a constância da fixidez, temperando e acrescentando força à qualidade expansiva da mutabilidade natural de Sagitário.

Nesse estágio, Sagitário deve adquirir a autodisciplina necessária para realizar no mundo prático aquilo que concebe. O uso da vontade dirigida é absolutamente necessária, se é para Sagitário prosseguir e subir a Cruz Cardeal.

O Cavaleiro não apenas tem que saber dominar o seu cavalo, mas também deve saber como amá-lo, tratá-lo adequadamente e co-criar com ele para que possa dirigir para sua missão bem sucedida. Em nenhum outro signo é mais claramente notada a urgência de conseguir a criação de uma visão do propósito do que em Sagitário.

Ter como seta indicativa a realização de sua criação é frequentemente mais importante do que a sensação de sucesso em seu ápice.
Essa é a "razão do ser" do sagitariano a fim de que, tão logo esteja terminada a busca, os fogos possam avançar mais uma vez para o estabelecimento de mais um outro objetivo, ainda.

Apesar de às vezes sinuosa e cheia de obstáculos, a Senda é contínua e consistente, e é na experiência do sagitariano na Cruz Fixa que a natureza deste caminho torna-se uma realidade evidente.

Nos últimos estágios da vida da personalidade, quando a Presença da Alma está se tornando um ponto crescente de percepção, o controle do desejo pela mente (à medida que esta, sutil, mas seguramente, vem a ser o veículo para a intuição) torna-se uma perspectiva bem-estabelecida.

Isso deve ser contrastado com a utilização da mente pelo sagitariano na Cruz Mutável para aumentar e expandir o desejo!

Quando na Cruz Fixa, Sagitário usa toda a sua inteligência para efetuar os processos transformadores do Quarto Raio e integrar as experiências anteriores de Escorpião, assim resolvendo finalmente a dualidade.

SAGITARIO na Cruz Cardeal: (indivíduo totalmente centrado na Alma).

A natureza humana e suas inerentes dualidades param de atrair mesmo os aspectos mais altruístas do caráter sagitariano. Em vez disso, Sagitário começa a identificar-se com o Quinto Reino da natureza - o Reino das Almas ou Hierarquia.

Então ele começa a fundir-se completamente com a Mente Superior e, através de suas exigências, a servir a humanidade.

Isso significa desligar-se dos prazeres e frustrações do dualismo humano (e o conflito próprio da "flecha partida"), já que este se concentra no plano astral. A polarização mental e o domínio da mente vêm a ser o fundamento da vida.

Isso não é o mesmo que habilidade mental. Por conseqüência da forte influência do Quinto Raio, o sagitariano realmente pode ser um repositório de conhecimento e ter desenvolvido um intelecto substancial.

Contudo, todo este conhecimento e o conjunto das faculdades intelectuais são sintetizados pela Mente Superior. É aqui que o conhecimento se combina com as experiências terrenas para tornar-se sabedoria.

Agora a vida é conduzida do lugar da consciência do Mestre/Curador Amante da espécie humana. Sagitário tornou-se o verdadeiro visionário e profeta, levando a humanidade de uma meta para a seguinte, expandindo e elevando constantemente para que sejam possibilitadas cada vez maiores oportunidades para a exteriorização da
Alma.

O verdadeiro mestre sagitariano não poderá assumir a prova da iniciação por outra pessoa, e não o fará. Mas levará o estudante ao Portal, lhe dará o desejo ardente de prosseguir e de realizar, enquanto inspira a dádiva da devoção orientada para o plano.

Palavras tônicas de Sagitário.

Mutável - Indiscriminado
Fixo - Intencionado
Cardinal - Orientado.

Mutável - Experiências Autocentradas.
Fixo - Experiências. Integrantes
Cardinal - O objetivo das Experiências.

Mutável - Desejo domina a mente
Fixo – Mente e desejo relacionados
Cardinal – mente superior emergente

Mutável - Cavalo e cavaleiro
Fixo – Cavaleiro e cavalo
Cardinal – cavaleiro domina e integra o cavalo.

Mutável - Centauro
Fixo – Cavaleiro
Cardinal – Arco e flecha

Mutável – A Selva
Fixo – A Clareira
Cardinal – A Senda

Frases tônicas de Sagitário.
Que seja procurado o alimento. Esta frase simboliza o impulso para obter experiência, algo que o Sagitário na roda comum da vida faz muito indiscriminadamente.

Qualquer alimento servirá - a idéia e de apenas reunir as substâncias básicas da vida para causar aquelas situações que param o cavalo "em seu caminho".
Quando estiver saciado e explodindo, poderá então entender que seria melhor assumir o controle das rédeas, já que é tanto o cavaleiro quanto o corcel.

Vejo a meta. Atinjo essa meta e então vejo outra. Essa sentença mostra claramente o quadro de referência de um Sagitário na roda reversa do discipulado e da promessa iniciática.

Pesquisado por Dharma DhannyaEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário