quinta-feira, 24 de abril de 2014

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Saiba por que temos o hábito de estalar os dedos

Saiba por que temos o hábito de estalar os dedos 

 

Saiba por que temos o hábito de estalar os dedosVocê já se perguntou por que temos o hábito de estalar os dedos? Será que esse hábito é ruim ou causa algum mal à saúde? É isso que iremos descobrir.

Estalar os dedos causa um momentâneo alívio, mas além dos dedos, muitas pessoas têm o hábito de estalar outras partes do corpo, como o pescoço, a coluna, os cotovelos, os joelhos e etc.

Os ossos das mãos assim como os demais ossos do corpo humano estão conectados por articulações, que permitem os movimentos de punhos, joelhos e de todas as partes que podemos curvar. As articulações possuem uma cápsula recheada de líquido sinovial, uma espécie de lubrificante, formado por gases (oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono).
Quando estalamos os dedos das mãos, é como se, ao esticar ou dobrar a articulação, estourássemos esses botões de gases. Daí o barulho e o alívio. Depois de algum tempo, os gases voltam a se recuperar, o que pode levar até 30 minutos. É por isso que, para alguns, é impossível estalar o mesmo dedo em seguida novamente.
Não há muitos estudos envolvendo o assunto, mas ao que parece, estalar os dedos não causa grandes males à saúde, além de irritar as pessoas próximas com o barulho dos estalos. Contudo, é importante alertar que, pessoas que sofrem com doenças ósseas devem evitar o hábito de estalar os dedos ou outras partes do corpo, para que não ocorram problemas maiores.


Fonte: Fisioterapia.com e Saúde Melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário