sexta-feira, 21 de março de 2014

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Bonsai – Significados


Bonsai –  Significados


Bonsai é uma planta em miniatura, uma replica artística da planta de tamanho natural. O Bonsai apresenta as mesmas características de uma planta natural, como: os efeitos produzidos pela gravidade, crescimento e amadurecimento.
Além de ter um significado artístico, tem também um significado espiritual, significa a aproximação do homem com a natureza. Não existem provas do local de origem do Bonsai, existem varias histórias onde tenha sido realmente este local.

Acredita-se que já era cultivado na China, desde 200 A.C. O Bonsai estava diretamente ligada a religião, era reservada somente a nobreza. Os monges entravam na natureza para ter mais contato com a natureza, e com isso foram descobrindo espécies de árvores pequenas.



No começo eles levavam essas á árvores pequenas (que eram chamadas de árvores – anãs) para serem cultivadas em casa e nos templos, em vasos. Depois com o passar do tempo foram sendo criadas técnicas para aprimorar a forma das plantas, com essas técnicas a árvore poderia ficar com aparência de velha e com frutos, mais sem crescer (seria uma miniaturização das plantas).
No período entre 1192 d.C. e 1333 d.C. na Era Kamakura, o Bonsai foi levado ao Japão por monges chineses. No Japão o Bonsai ganhou um ar mais popular, os japoneses deram perfeição ao Bonsai, eles criaram muitas técnicas de cultivo e muitas formas novas de Bonsai.
O Bonsai chegou ao Brasil junto com os primeiros imigrantes japoneses. Logo ganhou muitos admiradores, plantas nativas brasileiras começaram a serem usadas para o Bonsai. Os tipos de plantas mais utilizados como Bonsai são as de caule lenhoso, em geral plantas de folhas pequenas, e no caso das frutíferas, são preferíveis as de frutos pequenos. Muitas dessas árvores são frutíferas, portanto, em determinadas épocas do ano é possível admirar o seu bonsai todo cheio de flores.
Alguns exemplos de plantas utilizadas como Bonsai, são: Thuya Jacaré, Salgueiro-chorão, Cedrinho, Pau-Brasil, Gardênia, Jasmim, Azaléia, Pinheiros, entre outros. E as frutíferas: Amoreira, Cerejeira, Jabuticabeira, Laranjeira, Macieira, limoeiro, entre outras.

Dicas para manter o Bonsai sempre bonito

O Bonsai pode ser colocado em cozinhas, salas, e até mesmo quartos, mais é essencial que o Bonsai fique perto da janela, onde ele receba luz e esteja sob uma boa temperatura. Sempre que a terra estiver ficando seca é necessário aguar o Bonsai.
Colocando a água devagar ate ela penetrar na terra e sair algumas gotas pelos orifícios. È necessário também à adubação do Bonsai, que pode ser feitas com adubos industrializados ou orgânicos.
O Bonsai pode ser podado mensalmente, recomenda-se que seja feito por um bonsaista com experiência. Com essas dicas você poderá acompanhar o desenvolvimento de seu Bonsai e ter mais contato com a natureza.

 


Apesar de o nome ser muito conhecido entre as pessoas, você sabe o que é um Bonsai? Não? Então saiba mais agora: Bonsai é uma árvore, com poucos centímetros e que possui em seu tronco marcas de crescimento e envelhecimento. Durante anos os galhos e as raízes da planta são podados com tesouras, e com isso, o tronco engrossa e acaba moldado para parecer uma árvore adulta de proporções mínimas.

A palavra bonsai é japonesa e significa “árvore em uma bandeja (vaso ou bacia)” (bon = vaso e sai = árvore). No entanto, engana-se quem acha que essa é uma técnica nipônica. Antes de ser levado ao Japão, provavelmente entre 1192 d.C. e 1333 d.C., o Bonsai já era praticado na China, cerca de 200 a.C., mas, acredita-se que os primeiros a utilizarem essa técnica de redução de planta foram os curandeiros indianos que transportavam plantas medicinais, mesmo sem dar o nome de Bonsai a essa técnica.

Os bonsais podem possuir diversos tamanhos, e sua classificação é dada de acordo com eles. No passado, o bonsai não deveria passar de 50cm. Hoje, ele já é classificado em vários tipos diferentes:

- Mame, com até 12cm;
- Shohin, com até 25cm;
- Chuin, que chega a 45cm;
- Chumono, até 90cm;
- Omono, até 130cm;

- Hachi-uye (geralmente plantados em jardins, não sendo considerados bonsai), acima de 130cm;
O Bonsai consegue mostrar que é possível a integração do homem com a natureza. Ao comparar um Bonsai com uma árvore em tamanho normal a impressão que passa é que se trata de mais uma obra da natureza.
Bonsai é mais do que um lindo objeto de decoração para os ocidentais, é um estilo de vida para os orientais.

Saiba mais em: www.projetobonsai.com
Veja alguns modelos de Bonsais, é uma obra de arte!









Nenhum comentário:

Postar um comentário