quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

SAÚDE E EQUILÍBRIO - DOENÇA, CHAKRAS, MERIDIANOS E RELAÇÃO COM YIN YANG


DOENÇA, CHAKRAS, MERIDIANOS E RELAÇÃO COM YIN YANG
YinYang2
A medicina tradicional chinesa estabelece a existência de, além dos doze meridianos, de oito meridianos especiais (chamados canais físicos), doze meridianos desviantes, quinze canais energéticos adicionais, doze regiões musculares e doze regiões dérmicas. Dito de uma forma simples, os meridianos são caminhos energéticos que fornecem energia ao nosso corpo de forma física e espiritual. Se o fluxo energético está danificado ou interrompido, instala-se o mal estar, a enfermidade e finalmente a morte.
A doença começa em primeiro lugar na aura, freqüentemente em forma de karma proveniente de vidas passadas, ou de Ki negativo surgido nessa vida por meio do inconsciente. Com o passar do tempo esta “sementes” situadas na aura podem fortalecer-se através da energia e experiências negativas que elas mesmas atraem. Quando isso ocorre, as “sementes” começam a crescer e estendem suas raízes até os chakras. Se não são tratadas podem chegar finalmente ao corpo físico e manifestar-se nele como uma disfunção ou doença. Esta é a causa pela qual a cura duradoura não pode se limitar ao corpo físico e aos chakras.
Em nosso corpo o princípio do Yin e Yang de manifesta através do frio (Yin) e do calor (Yang), da energia ascendente (Yang) e da energia descendente (Yin), da acumulação de substância (Yin) e do processamento dessas substâncias por meio da atividade corporal (Yang). Determinadas partes do corpo e determinados órgãos internos correspondem ao Yin, enquanto outros se relacionam ao Yang.
A parte superior do corpo é considerada fundamentalmente Yang e a parte inferior como Yin. As partes externas das extremidades são Yang e as partes internas são Yin.
Os chamados órgãos Fu (bexiga, intestino delgado, intestino grosso, vesícula biliar, estômago) são Yang; os órgãos chamados Zang (fígado, coração, pulmões, rins, baço) são fundamentalmente Yin. Um corpo sadio se encontra em um perfeito equilíbrio entre Yin e Yang
Na China se diz que tudo que existe no universo está em estreita relação com os cinco elementos: terra, fogo, madeira, metal e água. Os órgãos internos se relacionam com os seguintes elementos:
• Terra: estômago, baço, pâncreas
• Fogo:: coração, intestino delgado
• Madeira: fígado, vesícula biliar
• Metal: pulmões, intestino grosso
• Água: rins, bexiga
 
 

Cada meridiano corresponde ao Yin ou Yang, a um dos órgãos internos e a um dos cinco elementos:

• Meridiano dos pulmões: Yin / metal
• Meridiano do intestino grosso: Yang / metal
• Meridiano do intestino delgado: Yang / fogo
• Meridiano do estômago: Yang / terra
• Meridiano da bexiga: Yang / água
• Meridiano da vesícula biliar: Yang / madeira
• Meridiano dos rins: Yin / água
• Meridiano do baço e do pâncreas: Yin / terra
• Meridiano do fígado: Yin / madeira
• Meridiano do coração: Yin / fogo
• Meridiano do pericárdio: Yin / Fogo
• Meridiano do triplo aquecedor: Yang / Fogo

Os Chakras Yin/Yang .Posição: No centro de cada ombro. A energia é direcionada para o céu. No ombro direito fica o Chakra Yang. No ombro esquerdo fica o Chakra Yin. O Chakra Yang organiza o 1º, 3º e 5º chakras principais. O Chakra Yin organiza o 2º, 4º e 6º chakras principais. Os Chakras Yin/Yang trabalham com os respectivos chakras principais relacionados acima, de forma semelhante àquela com a qual o 7º chakra trabalha com todos os chakras principais.
ALGUNS EXEMPLOS +RÁTICOS
Os Chakras das Têmporas
A flexibilidade para mudar seu ponto de vista, a perspectiva de julgar algo.
Os Chakras da Nutrição/Responsabilidade
Posição: Bicos dos Seios: Esses chakras organizam energias que são relacionadas com a nossa nutrição – em todos os níveis possíveis! – E a nutrição das pessoas das quais gostamos. Também organiza a maneira com que lidamos com a responsabilidade
Os Chakras dos Cotovelos
Delimitação e engajamento. Algumas habilidades de luta.
Os Chakras dos Joelhos
Aprendendo e ensinando. Flexibilidade em lidar com grandes quantidades de energia.
Os Chakras dos Tornozelos
A flexibilidade de ficar centrado durante mudanças na vida. Flexibilidade em como ganhar a vida.
Os Chakras das Solas dos Pés
Aterramento. Relação com a Mãe Terra. Estabilidade em geral.
O Pa Kua Superior
Organiza o fluxo de energia para o tórax, ombros, braços, pescoço e cabeça.
O Pa Kua Inferior
Organiza o fluxo de energia para as pernas, pélvis, espinha em geral e barriga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário