segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Ovulação, Fecundação e Nidação

Ovulação, Fecundação e Nidação

Ovulação
A ovulação geralmente ocorre no meio do ciclo menstrual, o folículo que cresceu mais que os outros irá romper e o óvulo será liberado, quando o folículo romper irá formar o corpo lúteo, o corpo lúteo irá produzir a progesterona, hormônio que mantém o bebê em crescimento até que a placenta assuma esse papel. O óvulo é liberado pelo ovário  e se move para a trompa, rumo ao útero. A concepção normalmente ocorre na parte final das trompas, se o óvulo não for fertilizado no espaço de 12 horas depois de sua liberação, o organismo trata de reabsorvê-lo, o folículo seca , a membrana do útero desprende-se e vem a menstruação. 


Fecundação 

Cerca de catorze dias após o início do ciclo menstrual ocorre a fecundação, isso acontece quando o espermatozoide se une ao óvulo para formar uma única célula, a célula será chamada de zigoto até que comece a cresce com a divisão celular. 
Depois que o zigoto se divide, ele avança em direção a cavidade uterina e se implanta na camada interna, na zona de implantação se desenvolve mais da tarde a placenta e órgãos que nutrirá no feto. 
Os espermatozoides mantem sua capacidade para fecundar um óvulo até 48 horas e os óvulos podem ser fecundados por cerca de 24 horas. 






Nidação
Após a fecundação nas trompas, o óvulo fecundado inicia um caminho lento para chegar até o útero. Quando ele chega ao útero, ele precisa se fixar para que a gravidez venha a evoluir, esse processo se chama nidação. O óvulo fecundado leva cerca de 4 a 15 dias para chegar ao útero, é só após a nidação que o corpo começa a produzir o HCG (Hormônio da gravidez), por isso é importante aguardar o atraso menstrual. No processo de deslocamento do óvulo fecundado vai acontecendo a divisão celular (mórula), ele fica mais vulnerável nessa fase, pois o corpo da mãe pensa que ele é um corpo estranho e pode expulsá-lo espontaneamente. O endométrio é uma parte importante para que ocorra a nidação, ele tem que está numa espessura entre 7 e 15mm e ter três camadas. A nidação pode ou não ser visível, pode ocorrer cólicas leves, pequenos sangramentos (sangue escuro, vivo ou claro) ou corrimentos (caramelos ou escuros). Se houver sangramento semelhante ao fluxo menstrual, pode ser uma deficiência de progesterona, uma gravidez ectópica, descolamento do endométrio por conta da implantação ou aborto. Mas o melhor é consultar um médico!





Fontes:

por:

Nenhum comentário:

Postar um comentário