sexta-feira, 18 de outubro de 2013

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Definição de Cromoterapia - Cromoterapia é um tratamento para cura

Definição de Cromoterapia


Cromoterapia é um tratamento para cura
A cromoterapia é considerada como um tratamento para curar qualquer problema de saúde através do uso das cores, utilizando as cores certas além de gerar a cura equilibra o corpo e o emocional de quem utiliza o tratamento ,com origem grega “krôma” vem sendo utilizada desde a época dos egípcios que acreditavam no equilibro do corpo e da mente utilizando as cores.

No século XVIII o cientista Johann Wolfgang von Goethe foi um dos primeiros a conduzir pesquisas a respeito do efeito que cada cor faz no corpo, chegando a conclusão que cada uma tem o seu papel em determinado parte do corpo e emoção que o homem apresenta, mesmo com as pesquisas do Goethe, a cromoterapia só chegou no ocidente no século XIX .

A cromoterapia do século XIX está relacionada com sete cores do espectro solar, tendo também uma lâmpada de 25 watts para auxiliar no tratamento sendo colocada a 5 cm da pele do paciente por 3 minutos, muitos médicos são contra esse tratamento pois acreditam que a cura é apenas um efeito placebo que máscara a doença levando a algo mais grave por falta de tratamento adequado.

Cores


-Vermelho: Ativa o sistema nervoso;
-Laranja: Eleva a pressão sanguínea;
-Amarelo: Atua nos olhos ouvidos e tecidos internos;
-Verde: Atua contra problemas cardíacos;
-Azul: Baixa a pressão arterial;
-Índigo: Purifica o sangue e tem efeito anestésico e coagulante;
 Conceito
O vocábulo cromoterapia é formado por dois radicais: cromo ou  croma, que significa cor e terapia que corresponde a tratamento ou terapêutica. Então resumidamente cromoterapia é o Tratamento pelas Cores.

Cromoterapia é a prática da utilização das cores na cura de doenças, a partir do entendimento de que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica.
Cromoterapia é a ciência que utiliza as cores do espectro solar para alterar ou manter as vibrações do corpo naquela freqüência que resulta em saúde.

Segundo Ondina Balzano, 2008, define-se também a Cromoterapia como a ciência que utiliza as cores do Espectro Solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo humano atingidas por alguma disfunção. Ela fundamenta-se em três ciências: Medicina entendida como a arte de curar; Física como a ciência que estuda as transformações da energia, a natureza e origem da luz, os elementos do espectro eletromagnético, o comprimento de onda, freqüência e velocidade da luz; Bioenergética como a ciência demonstra a existência do corpo bioenergético, analisando a energia vital.

As principais cores utilizadas pela Cromoterapia são: Vermelho, Laranja, Amarelo,Verde, Azul, Índigo e Violeta

Formas de atuação

Muito já se afirmou sobre o modo de como a luz se propaga. Algumas correntes apoiaram a teoria ondulatória e outras preferiram a teoria das partículas (KLOTSCHE, 1997).

Ondas – As sete cores do arco íris resultam da desintegração da luz branca em seus componentes, as cores. Essa dispersão da luz, vista nas várias cores, relaciona-se diretamente com o comprimento das próprias ondas de luz, ou seja cada cor refere-se a determinado comprimento de onda, ou vibração, no espectro visível. Essas vibrações das cores, que também podem ser consideradas energias, podem causar efeitos curativos quando são usados os devidos comprimentos de onda (cores) (KLOTSCHE, 1997).

Na física, a luz ou raios coloridos são caracterizados por seu comprimento de onda específico ( isto é, medição no espaço) e sua freqüência (medição no tempo). Quando os raios aceleram-se (aumentam sua velocidade ou freqüência), seus comprimentos de onda diminuem. O vermelho tem maior comprimento de onda e menor freqüência vibratória (oscila 397 trilhões de vezes por segundo) que o violeta (oscila 531 trilhões de vezes por segundo (KLOTSCHE, 1997).

As energias das cores produzem efeitos porque certas freqüências de cores ressoam fortemente com determinados chakras. Através de um intercâmbio ressonante de energia as freqüências das cores energizam e reequilibram os chakras que eventualmente estejam bloqueados ou apresentando alguma anormalidade por causa de um processo de doença (GERBER, 2002).

Cada cor reage e atrai para para o corpo uma corrente especial de energia vital, extraída do ambiente. Segundo Amber,  as cores apresentam propriedades físicas e fisiológicas, propriedades físico químicas e propriedades psicológicas
A vibração de uma cor é percebida não apenas pela visão. Ela tem um impacto sobre todos os sistemas e órgão físicos do corpo que reagem a essas freqüências (KLOTSHE, 1997).

A cromoterapia propõe a aplicação de certas cores ou níveis de vibração em partes específicas do corpo a fim de revigorar áreas do corpo doentes ou saturadas, isto é, com energia bloqueada ou obstruída. A 49ª Técnica Vibratória equipara as vibrações de cada uma das cores com as necessidades dos órgãos do corpo ou com as emoções, permitindo que eles voltem a apresentar uma vibração satisfatória (KLOTSHE, 1997).

As cores podem ser aplicadas no corpo através de aparelhos específicos ou cristais, através da meditação, podendo também ser indicadas para complementar o tratamento terapêutico em ambientes, vestimentas e alimentos.

A IMPORTÂNCIA DAS CORES: a cromoterapia éo tratamento realizado através da energia das cores. O processo é bastante simples e os resultados costumam ser surpreendentes. Confira agora o significado de cada cor e entenda o poder que elas exercem sobre a nossa vida..

AMARELO:
Ativa a comunicação, por esse motivo é a cor dos espaços de circulação, corredores, passagens e livings. Amarelo é pura intelectualidade. É a cor do sol, portanto traz alegria e otimismo. Favorece o senso de tolerância, a paciência e a sabedoria. Ideal contra depressão e solidão. Alivia a sensação de esgotamento mental. Estimula a intelectualidade. Favorece o pensamento. Ativa o intelecto, a comunicação e a harmonia do todo. Está associado à flexibilidade e à boa sorte.

LARANJA:
Traz alegria, entusiasmo e auto-confiança. Estimula a libido. Auxilia no processo criativo. Antídoto contra a depressão e o cansaço. Ajuda no amadurecimento interior.

VIOLETA: 
Privilegia o lado espiritual e promove a harmonia. Propicia inovações e mudanças. Favorece a criatividade. Conota elegância. Representa poder e riqueza.

AZUL: Traz serenidade e calma. Integra-se a qualquer ambiente, eliminando energias negativas. Purificador, desintegra energias negativas e favorece a inspiração e a amabilidade. Acalma e suaviza. É ideal para distúrbios emocionais. Controla a fome excessiva. Pode representar a esperança e, secundariamente, a lamentação. Estimula o crescimento pessoal e propicia o autocontrole.

BRANCO:
A cor pureza, da claridade. Estimula a criatividade.

VERDE: É
a cor da natureza. Ajuda a renovar as energias. Representa esperança e abundância e estimula momentos de paz e cura. Calmante e relaxante, oferecendo a sensação de frescor. Alivia a tensão. Transmite sensação de bem-estar. Associado à abundância.

Rosa:
Associada à inspiração e ao amor. Abre o coração. Ensina o amor incondicional. Traz conforto e aconchego à alma. Proporciona leveza e suavidade. Acalma e relaxa. Representa os sentimentos puros, como a alegria, a felicidade e o romance.

DOURADO:
A luz e o brilho estão diretamente relacionado ao sucesso.

VERMELHO:
Por ser muito perturbadora, esta cor deve se restringir a detalhes na decoração de qualquer ambiente. Cor que atrai paixão e sentimentos intensos. Energia positiva e força total. Estimula a alegria e a vitalidade. Conota felicidade, calor do fogo, força e fama. Ajuda a despertar energias vitais, como agressividade e paixão. Eleva a pressão sangüínea e aumenta o apetite.

PRATA:
As velas prateadas decoram salas de banho, com o objetivo de espalhar calor e reduzir a umidade. Hoje, no entanto, são muito usadas também na decoração de mesas em qualquer ambiente da casa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário