sábado, 7 de setembro de 2013

SAÚDE E HARMONIA - Como Saber Se Tenho Imunidade Baixa

Como Saber Se Tenho Imunidade Baixa

 

Imunidade Baixa

Queda de cabelo, problemas de pele, cansaço, unhas fracas… Se você está sofrendo com um ou mais desses problemas aqui citados, você deve estar imaginando que a sua imunidade está muito baixa. Na verdade, não é tão simples assim, como pensamos. Esses tipos de sinais, podem acabar sendo muito vagos, pois podem significar uma infinidade de doenças, complicações e até mesmo fatores genéticos, os quais tem a ver bem pouco com uma imunodeficiência.
Imunidade Baixa
Imunidade Baixa

O Que Causa a Imunidade Baixa?

Segundo Elisabete Blanc, médica imunologista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, diz que “a imunidade baixa pode ser de causa primária, ou seja, quando a pessoa já nasce predisposta pela genética. Por outro lado, pessoas que são saudáveis, em um certo momento da vida, podem se expor a situações que levem à dificuldade do organismo em manter um equilíbrio imunológico”. Exemplos de situações assim, vão desde os maus hábitos adquiridos por um indivíduos, a tipos específicos de tratamentos como, exposição à radiação, uso de medicamentos que suprimem a imunidade, quimioterapia, uso de drogas, má alimentação, excesso de exercícios físico, consumo de álcool, doenças que levam a uma grande perda de proteínas, estresse prolongado – como explica Elisabete, “substâncias que são a matéria prima dos anticorpos” – deficiências de vitaminas, doenças crônicas, falta de repouso adequado, entre outros fatores.

Como Saber se Você está com Imunidade Baixa?

Segundo Fernando Manna, clínico geral do Laboratório NASA, não há um exame único que seja capaz de detectar se o indivíduo está ou não com a imunidade prejudicada. Ele diz que, “o ideal é procurar um médico ao perceber sintomas recorrentes ou persistentes. O exame clínico realizado pelo medico assistente, aliado à queixa e evolução de sintomas são orientadores na solicitação de exames. Sendo assim, é mais fácil, perceber que o sistema imunológico está pedindo ajuda quando existem repetições de várias complicações no organismo, que demoram a ir embora. A diminuição da resistência orgânica cria condições para o desenvolvimento frequente de doenças. Caso a pessoa apresente um mesmo problema, ou mais de um, várias vezs, deve procurar um profissional da área”.
Como Saber se Você está com Imunidade Baixa?
Como Saber se Você está com Imunidade Baixa?

Sinais de Imunidade Baixa

A detecção de imunidade baixa, não é tão simples assim, mesmo que haja uma repetição de uma determinada complicação, não quer dizer que seja uma queda de imunidade. Por exemplo, uma pessoa pode ter as unhas fracas por um longo período, porém isso pode ser consequência da falta de alguns nutrientes na alimentação ou de uma má higiene. Sendo assim, é importante e vale a pena, que você fique atento em relação aos sintomas decorrentes das doenças  mais comuns, quando estão frágeis as defesas do organismo. Veja alguns exemplos ressaltados pela imunologista Elisabete Blanc e o clínico geral Fernando Manna.
  • - Boca: amigdalite, herpes e estomatite;
  • - Ouvido: otites;
  • - Pele: abscessos, infecções recorrentes, doenças gerais causadas por vírus, fungos e bactérias;
  • - Sistema respiratório: resfriados e gripes;
  • - Região genital: herpes.
A imunologista Elisabete, que o paciente deve ser investigado, quando apresentar um ou mais dos “sintomas” que vamos listar abaixo:
  • - Duas ou mais pneumonias no último ano: os sintomas da infecção causada no pulmão, normalmente são, calafrios, febre muito alta, falta de ar, tosse com expectoração, prostração, vômitos, perda de apetite, dor no peito e dores no corpo.
  • - Oito ou mais otites no ultimo ano: é uma inflamação que ocorre devido a um acumulo de líquido no ouvido. Existem diversos tipos de otite, os quais podem apresentar alguns sintomas como, diminuição da audição, dor intensa, falta de apetite, coceira, secreção, febre e outros.
  • - Estomatites de repetição ou monilíase por mais de dois meses:  a estomatite pode ser percebida através de lesões na gengivas e na boca. Já amonilíase qe também é uma infecção, é causada por fungos, apresentando pontos escamosos e brancos em qualquer área da região bucal, bochechas e língua, lábios ou gengivas.
  • - Abscessos de repetição o ectima: é o acumulo de pus na pele em uma determinada área do corpo, a qual é chamada também de furúnculo, além de ectima. É uma infecção bacteriana que geralmente ocorre, por falta de higiene, com lesões que acontece com uma maior frequência nos pés e nas pernas.
  • - Um episódio de infecção sistêmica grave: osteoartite, meningite ou septicemia: essas infecções acabam comprometendo o organismo como um todo, podendo ser perigosas. A osteoartite é caraterizada por problemas que alteram as juntas dos quadris, coluna vertebral, joelhos e mãos, prejudicando o movimento. A meningite é a inflamação das meninges, da medula espinhal e das membranas do encéfalo e pode ser causada por bactérias e vírus. Já a septicemia e uma infecção generalizada, qual  se espalha por todo o organismo, devido as bactérias que acabam infectando o sangue.
  • - Infecções intestinais de repetição ou diarreia crônica: o mau funcionamento do intestino causa diversos fatores como por exemplo problemas emocionais e alimentação ruim. Porém, problemas intestinais e diarreias frequentes, relacionadas a infecção, tornam-se mais preocupantes e podem acabar sendo indícios de imunodeficiência.
  • - Asma grava, doença autoimune ou doença do colágeno: Tanto a doença autoimune quanto a do colágeno, representam um grupo de doenças que fazem com que o organismo produza anticorpos contra ele próprio, o que acaba provocando uma queda da imunidade.
  • - Infecções por micobactéria e/ou efeito adverso ao BCG: diz respeito, a criança que possui reação da vacina BCG, contra tuberculose, principalmente.
  • - Quadro clínico associado à imunodeficiência: nesse “quesito” entram as mais variadas doenças e síndromes, as quais podem ter relação com o sistema imunológico.
  • - História familiar de imunodeficiência: indivíduos que tenham casos de baixa imunidade na família, devem também ficar mais atentos as respostas do organismo para as doenças, e realizar, de preferência, uma avaliação médica com frequência.
Sinais de Imunidade Baixa
Sinais de Imunidade Baixa

Alimentação

De preferência para os complexos vitamínicos os quais são essenciais ao bom funcionamento do organismo, ingerir certos alimentos pode potencializar e estimular nosso sistema imunológico, aumentando a produção das células que são responsáveis em nos proteger de vírus e bactérias, o que acaba elevando a nossa resistência às infecções.
  • - Vitamina C;
  • - Vitamina A;
  • - Vitamina E
  • - Zinco;
  • - Selênio;
  • - Ácido fólico;

Nenhum comentário:

Postar um comentário