sábado, 14 de setembro de 2013

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Seis lições para ser mais otimista - Torne sua vida melhor com atitudes simples

 

Seis lições para ser mais otimista

 

 

Torne sua vida melhor com atitudes simples, que têm o poder de mexer com o corpo e a alma.

1 - Abraça, que faz bem!

De que jeito? - Procure cercar-se de amigos e parentes queridos, pessoas com as quais você se sinta à vontade e possa abraçar sem sentir vergonha.

Por quê? - Estudos demonstram que abraçar cinco pessoas por dia, durante seis segundos, deixa a gente num estado prolongado de alegria.

Como funciona? - O contato físico aumenta a produção de oxitocina, um hormônio que age no organismo causando calma e reduzindo a ansiedade.

Bônus! - Brincar com seu animal de estimação por meia hora rende o mesmo resultado. Abraçar um bicho de pelúcia também funciona.

2 - Relembre boas histórias

De que jeito? - Pegue aquele álbum de fotos empoeirado, combine um encontro com as amigas de escola, convide seus pais para jantar fora...

Por quê? - Participantes de uma pesquisa que gastaram oito minutos, durante três dias, revisitando boas memórias mostraram-se mais animados do que estavam antes. E o efeito se prolonga por um mês!

Como funciona? - O exercício treina o cérebro a olhar o lado positivo de qualquer situação.

3 - Agradeça

De que jeito? - Lembre-se das pessoas que você ama (e que sempre te apoiam) e telefone ou mande um e-mail dizendo "obrigada".

Por quê? - Estudos comprovam que expressar gratidão uma vez por semana, durante três meses, relaxa o corpo e a mente, aumentando a sensação de otimismo.

Como funciona? - Quando a gente agradece, o organismo é capaz de reduzir os níveis de cortisol, o hormônio que causa estresse.

Bônus - Com a mesma atitude de simplesmente ser grata aos outros você também diminui as chances de ter espinhas, dores de cabeça e até ataque cardíaco.

4 - Alongue-se

De que jeito? - Estique as duas mãos acima da cabeça, o máximo que conseguir, e conte até dez.

Por quê? - Esse movimento tende a jogar os pensamentos para o alto, em direção ao sucesso. Por outro lado, inclinar o corpo para baixo, tocando os dedos do pé, fará você se sentir automaticamente mais pessimista.

Como funciona? - O princípio se baseia em conceitos científicos que associam conquistas e movimentos para cima.

5 - Engane seu cérebro

De que jeito? - Faça palavras cruzadas ou quebra-cabeças.

Por quê? - Entreter-se dessa forma afasta medos e preocupações.

Como funciona? - Nosso cérebro é incapaz de processar ao mesmo tempo sentimentos negativos e atividades mentais que o desafiem.

Tente também... - Comer chocolate amargo, que faz o corpo aumentar a sensação de felicidade.

6 - Aposte na leitura

De que jeito? - Escolha um lugar calmo e confortável, de preferência com uma paisagem bonita, pra saborear cada página de sua revista preferida.

Por quê? - Para a ciência, quem lê jornal ou revista fica mais disposto.

Como funciona? - Estar por dentro do que acontece no mundo distrai dos problemas, aumentando a sensação de bem-estar.

Tente também... - Desligar a TV por uma hora diminui a depressão!

Três boas razões para buscar a felicidade diária

1. Reduza incidência de câncer de mama - Mulheres consideradas mais alegres têm menos chances de desenvolver tumor nos seios.

2. Protege de doenças - Gente animada produz mais anticorpos do que a média, cortando pela metade o risco de contrair infecções e outras doenças.

3. Blinda os pulmões - Quem é otimista corre menos riscos de pegar resfriados ou ter problemas respiratórios mais sérios, como asma e bronquite.
Conteúdo do site ANAMARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário