terça-feira, 2 de julho de 2013

INTRODUÇÃO AO REIKI - DANDO OS PRIMEIROS PASSOS....

INTRODUÇÃO AO REIKI 


INTRODUÇÃO AO REIKI Para se tornar um canal de Reiki e aprender a usar essa energia, é necessário participar de um seminário de um ou dois dias para a iniciação em Reiki ministrado por um Mestre habilitado.

A partir do momento da iniciação, abrem-se os canais energéticos da pessoa (chakras) , levando-a para uma nova realidade energética vibracional.
Desde o momento da iniciação e pela vida afora, tudo o que o praticante precisa fazer para se conectar com a energia Reiki é colocar as mãos sobre si mesmo ou em outra pessoa, com a intenção de curar. E com isto, a energia fluirá naturalmente através de si.
O Processo Iniciático é o que difere o REIKI de todas as outras técnicas de cura. As iniciações tem de ser vivida, não pode ser descrita racionalmente. Os que já receberam iniciações sabem que sua vida se altera profundamente.
OS CINCO PRINCÍPIOS DO REIKI


1 - Só por hoje, eu não me irritarei.
2 - Só por hoje ,eu não me preocuparei.
3 - Só por hoje, eu expressarei gratidão.
4 - Só por hoje, eu farei meu trabalho honestamente.
5 - Só por hoje, eu mostrarei amor e respeito por todo ser vivente.
E seja feliz!
Platão escreveu certa vez:
“A cura das partes não se deve ser tentada sem o tratamento do todo.
Nenhuma tentativa de curar o corpo deve ser feita sem levar a alma em consideração e se a cabeça e o corpo devem ser saudáveis é necessário começar pela mente, pois o grande erro de nossos dias ao tratarmos o corpo humano é que os médicos separam a alma do corpo”.

O QUE SIGNIFICA REIKI?
O Reiki é uma arte milenar de cura pela imposição das mãos, aproxima o indivíduo do corpo Físico e de sua consciência. Ajuda no tratamento de todas as doenças. É um método muito simples, seguro e está ao alcance de todos. Equilibra nossa saúde Física, Emocional, Mental e Espiritual.

Reiki é o nome dado aqui no ocidente ao Sistema de Cura Natural criado no Japão em torno de 1900, pelo Sensei Mikao Usui.

Reiki é uma palavra japonesa formada por dois ideogramas kanjis: Rei e Ki.

Rei – Expressa a energia universal ilimitada e inesgotável.

Ki – Constitui uma parte desta energia, nossa força vital pessoal. Assim, Reiki significa a junção da energia universal com a nossa força vital.
Esta energia se conhece em outras culturas. Exemplo, os chineses a chamam de Chi, os endez de Prana, os cristãos de Luz, a Força Divina, os russos de Bioplasma.

O Reiki é energia absoluta, inesgotável e que preenche todo o espaço que nos rodeia.
Reiki é a força que flui em todo ser vivo; é a mesma que flui no homem, nos animais, vegetais e minerais.

baseado nos conhecimentos da medicina tradicional e do budismo, o Sensei Mikao Usui redescobriu o reiki. Método simples de cura natural pela imposição das mãos que sem exercícios complicados ou longos ensinamentos, pudesse recuperar, harmonizar e estimular a cura dos seres vivos.

O Reiki não é um sistema religioso, não tem preconceitos nem restrições. Pode ser aprendido e praticado por todos.

O Reiki auxilia nos tratamentos da medicina tradicional, porém não elimina a necessidade de um encaminhamento ao médico quando for necessário.

O Reiki é uma das terapias alternativas reconhecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), Órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).

A energia Reiki não é positiva nem negativa. Ela é a maior vibração de energia vital, a disposição de um ser humano. Esta vibração tem uma qualidade divina e por isso nada exclui.

A energia Reiki nunca é enviada ou forçada para dentro do corpo - ela é atraída, “puxada” pelo receptor. É uma energia inteligente.

COMO FUNCIONA O REIKI?

Com os desequilíbrios físicos, emocionais e mentais, que acontecem em nossas vidas diariamente, vamos adquirindo tensões, bloqueios energéticos devido ao grande desgaste da Energia “Ki” e acabamos debilitados e às vezes até doentes.

Ao recebermos a energia Reiki produz-se um relaxamento profundo, aumenta a freqüência vibratória do corpo, desintoxica e dissolve os bloqueios energéticos. Com a liberação das tensões e dos bloqueios energéticos normaliza-se o fluxo da Energia Vital “Ki” em todos os níveis – Físico, Emocional, Mental e Espiritual .

Pode acontecer que num processo de tratamento com o Reiki, sentimentos reprimidos venham à superfície para limpezas necessárias ao crescimento pessoal do indivíduo; causando, por exemplo, dores fortes de cabeça, enjôos, vômitos, diarréias, dores de ouvido, etc.

No plano físico, depois deste processo, todos os órgãos começam a trabalhar harmoniosamente; necessitando apenas de muita paciência consigo mesmo, para desenvolver uma melhor qualidade de vida.

A terapia Reiki pode ser aplicada sem restrições e para recebê-la não precisa de conhecimento prévio. Deve-se apenas ter o coração aberto, para se beneficiar desta “energia” e fazer a si mesmo um firme propósito de melhora e disposição de caminhar ao encontro da harmonia e das transformações curadoras que estarão ao seu alcance.

Lembre-se que o Universo coloca a energia a nossa disposição, o crescimento evolutivo ao nosso alcance, porém a escolha é nossa. Reiki é “consciência total”, é uma técnica efetiva para ajudar a si mesmo e criar um “jeito especial de ver a vida”!

REIKI é vida contínua, é o caminho para a luz interior!

História dos Mestres Reiki
Mestre Mikao Usui Pelo conhecimento que temos é impossível traçar o início humano do que agora chamamos REIKI.

Um homem, contudo, Mestre MIKAO USUI, é considerado o “redescobridor” do processo de iniciação ao caminho espiritual ao Raio Reiki.
Acredita-se que ele tenha nascido em 1865 e que tenha feito sua transição em 1926. Há dois relatos históricos a respeito de Mestre Mikao Usui: um afirma que ele era um monge budista que morava em Kyoto, Japão e que durante 28 anos procurou descobrir como Buda curava através do amor divino. Outro relato afirma que ele era reitor de uma universidade cristã em Kyoto que se demitiu para tentar descobrir como Jesus curava. Essa busca teria se iniciado na Universidade de Chicago.

Ambos relatos se fundem nos estudos dos sutras japoneses e chineses e depois finalmente, nos sutras sanscríticos do Tibete. Tendo descoberto as informações técnicas de que precisava a respeito da cura, faltava-lhe contudo, o poder físico e espiritual de que necessitava para curar. Isso levou-o a uma peregrinação ao Monte Kuri Yama, onde jejuou e meditou durante 21 dias. No vigésimo primeiro dia, pouco antes do amanhecer, foi atingido no meio da testa por um poderoso raio de luz. Do arco-íris de cores que visualizou, saíram quatro símbolos do Raio Reiki. Uma voz lhe disse: “Estas são as chaves da cura. Aprenda-as, não as esqueça e não permita que se percam”. (Usamos essas cores e símbolos no processo de harmonização).

Mestre Chujiro Hayashi

Dr. Chujiro Hayashi, um oficial da Marinha aposentado, fundou a primeira clínica REIKI em Tóquio, Japão. Ele conhecera Mestre Usui quando este andava pelas ruas com uma tocha acesa à luz do dia, para que as pessoas focalizassem a atenção na Luz e elevassem a consciência em preparação ao REIKI. Dr. Hayashi foi um dos dezessete Mestres iniciados REIKI e manter acesa a tocha REIKI. Na clínica, Dr. Hayashi iniciou treze mestres.

Com a aproximação da II Guerra Mundial, contudo, Dr. Hayashi decidiu iniciar mulheres – sua esposa e Hawayo Takata, uma japonesa do Havaí, a fim de que a tradição REIKI fosse preservada.

Mestre Hawayo Takata

Hawayo Takata foi curada na Clínica Reiki do Dr. Hayashi, enquanto visitava seus pais no Japão. Ela propôs que lhe ensinassem REIKI em troca de um ano de serviço na clínica, para ser iniciada como mestre. Sua fé e coragem preservaram a tradição REIKI para todos nós. Na década de 70, Mestre Takata começou a treinar outros mestres e, na época de sua transição, em dezembro de 1980, havia treinado 22 Master Teachers (Mestres Instrutores). Foi ela quem trouxe Reiki para o ocidente.

Os sucessores da Sra. Takata se espalharam por toda a América e Europa. Porém com o passar do tempo, seus ensinamentos foram sendo modificados, talvez pelo fato de que estes foram passados verbalmente e não como são passados no Japão, por anotações escritas em aulas e “seladas”. Alguns professores incorporaram ao Reiki, suas próprias filosofias culturais ou modalidades de cura. Alguns adotaram símbolos novos e mantras. Daí as várias “linhagens” ou sistemas de Reiki encontradas no Ocidente.

A Usui Shiki Ryoho, criada por Mikao Usui, continua até os dias de hoje ensinando e praticando o Reiki no Japão. Usui foi seu primeiro presidente e desde então houve cinco presidentes sucessivos – sr. Ushida, sr. Aketomi, sr. Watanabe, sr. Wanami e a presidente atual, sra. Kimiko Koyama, com 91 anos de idade e que pratica Reiki desde aproximadamente 21 anos.

É importante salientar que seja por meio da lenda ou de suas verdadeiras raízes, o objetivo principal do Reiki é ajudar, harmonizar pessoas e que as bases estruturais dos ensinamentos de Mikao Usui devem ser honrados e respeitados.


OS NÍVEIS DO REIKI
O aprendizado de REIKI se divide em quatro níveis: REIKI I, REIKI II, REIKI III-A e REIKI III-B (Mestrado).

Reiki I
Desperta principalmente a abertura do corpo físico para que ele se torne receptivo à grande quantidade de energia vital que irá receber. O aluno recebe o treinamento básico e aprende as posições das mãos para transmitir REIKI para si e para os outros.
Reiki II
Vai atuar no mental e no emocional. Conduz o iniciado a uma abertura psíquica atuando principalmente nos corpos sutis do participante. A intuição e a capacidade de cura ficam muito ampliadas, proporcionando um crescimento no nível vibratório maior do que o experimentado no nível I.
Na iniciação do segundo grau, o aluno recebe os símbolos sagrados e os mantras correspondentes. As energias de cura se tornam mais intensificadas e o aluno aprenderá a trabalhar com os símbolos do REIKI, independente do tempo e do espaço. Trata-se de curar à distância, usando o processo de cura mental.

Reiki III-A – O Mestre Interior
Este grau é o início do caminho da iluminação. O aluno recebe o Símbolo Sagrado do Mestre que amplia e intensifica os efeitos dos símbolos recebidos no segundo nível.
O terceiro nível leva o aluno a encontrar sua verdade mais real, através de um aprendizado consciente e constante.

Reiki III-B – O Mestrado
Este nível é o do mestre REIKI ou professor, também chamado de Espiritual. A pessoa é sintonizada como mestre REIKI, recebendo os conhecimentos e a permissão divina de como iniciar novos praticantes de Reiki. Adquire a grande responsabilidade do mestre Reiki de transmitir conhecimentos, amor, luz, harmonia e respeito ao Universo.

REIKI NOS ANIMAIS
s animais podem receber Reiki e quando doentes costumam receber esta energia de cura natural com muito carinho. Podemos aplicar Reiki em todos os animais principalmente nos domésticos, que nos fazem companhia em nossos lares, cachorros, gatos etc.
Os animais são muito sensíveis, abertos e receptivos não possuindo os bloqueios intelectuais que podem dificultar o fluir da energia.
Nos animais de grande porte, podemos dar o tratamento de Reiki à distância que você aprende no nível II.

SEGUNDO NÍVEL DE REIKI
No Nível II do Reiki o aluno é sintonizado na freqüência de três Símbolos.
E com eles transmitir a energia à distância, ultrapassando limites de tempo e espaço.
Com o Reiki de nível II podemos enviar a energia de cura natural para o passado e para o futuro,e neste nível estimula a cura e o equilíbrio físico,emocional, mental e espiritual. Uma nova consciência nasce com o uso constante da energia reiki e seus símbolos,ninguém permanece a mesma pessoa, e as portas do cosmo se abrem para um grande mergulho no inconsciente, na pura Sabedoria Divina, no caminho sagrado da descoberta de si mesmo, para poder também compreender o outro.

OS SÍMBOLOS

Os símbolos devem ser vistos, usados e vivenciados pela própria alma, pois sua linguagem é diretamente ligada à essência humana, que tem muitas simbologia. Os símbolos sempre foram usados, desde o início da humanidade, como forma de comunicação entre os seres. Hoje, muitas simbologias ainda não foram decodificadas, mas o próprio Reiki, através de seus símbolos já descobertos, abrem canais para que o ser humano tenha acesso aos seus registros de inconsciente e possam tentar compreender a si mesmo e ao universo. A união entre mantra (som) e yantra (desenho), os símbolos são direcionadores de energia Reiki tão importante para despertar o que já sabemos.

São direcionadores da energia Reiki tão importante, os símbolos são sagrados e desperta a sabedoria que existe em nós.

"Creio que existe Um Ser Supremo - O Infinito Absoluto - A Força Divina que governa o mundo e o Universo. Trata-se de um poder espiritual invisível que vibra, e todos os outros poderes se tornam insignificantes a seu lado.

Portanto é o absoluto!
Eu o chamo Reiki.
Sendo uma força universal do grande espírito Divino, pertence a todos os que buscam e querem aprender a arte da cura."

Mestra Hawayo Takata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário