sexta-feira, 5 de julho de 2013

A dieta que ajuda o organismo a combater o câncer - UM EXEMPLO QUE DEVEMOS SEGUIR....

A dieta que ajuda o organismo a combater o câncer


Confira algumas dicas de alimentação que a atriz americana Kris Carr segue para fortalecer seu sistema imunológico e impedir o desenvolvimento de um tipo raro de câncer, que foi diagnosticado há cinco anos.

Laura Lopes

Depois que descobriu que tinha câncer, Kris adotou uma dieta radical, baseada apenas em alimentos de origem vegetal e, de preferência, crus.

"Aqui é minha farmácia", aponta a atriz americana Kris Carr para um hipermercado de frutas e verduras orgânicas. Lá, ela encontra alimentos ricos em enzimas e oxigênio, essenciais à saúde - e tão ausentes na dieta do americano médio, acostumado a comer carne, laticínios e alimentos processados. Ela tem um tipo de câncer muito raro, (hemangioendoteliom a epitelóide), que atacou o tecido dos vasos sanguíneos de seu fígado e pulmões. Para seu bem, a doença evolui lentamente. O médico recomendou que a atriz levasse a vida normalmente e se concentrasse em fortalecer seu sistema imunológico. E ela levou isso a sério. Passou de praticante leiga do vegetarianismo a especialista sobre o poder dos alimentos. No livro Câncer - e agora? (Crazy Sexy Cancer Tips), lançado no Brasil pela Globo Livros (mesma editora que publica ÉPOCA), ela dá algumas dicas que aprendeu em mais de cinco anos de pesquisas e experiência. Hoje, garante que sua imunidade está muito mais forte que na época do diagnóstico. Entenda mais sobre como os alimentos a ajudaram nisso.

Exercícios ajudam na cura

As regras
1. Estreite seus laços com a natureza e a horta
2. Malhe o corpinho (quem pratica exercícios consegue se curar oito vezes mais rápido do que quem tem um rotina sedentária)
3. Escolha os alimentos alcalinos corretos - prefira os que contêm oxigênio e enzimas
4. Beba água
5. Faça uma lavagem de cólon a cada 12 meses (somente um cólon limpo e saudável é capaz de absorver os nutrientes dos alimentos e eliminar resíduos e toxinas)
6. Controle o estresse e abuse do prazer
7. Durma. Durma. Durma.




Alimentos crus

Kris é adepta da raw food (cozinha crua) porque, aos 50ºC, as enzimas (e vitaminas) dos alimentos são desnaturadas, ou seja, não servirão mais como tal - e o organismo precisará reconstruí-las, gastando uma energia danada para isso. Os alimentos cozidos representam uma enorme pressão ao organismo: assim como o açúcar refinado, carboidratos, conservantes e produtos químicos, eles aumentam o número de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue, como se o corpo estivesse sendo atacado por um organismo estranho. "Eu quero que meu organismo se concentre em abater células cancerígenas, e não salgadinhos industrializados e balas cheias de corante!"

A atriz se tornou especialista em câncer e nos tratamentos alternativos para a doença

Dieta alcalina

A dieta americana padrão, rica em carnes, pães, laticínios, alimentos cozidos e processados, cafeína e álcool, produz acidez no organismo, que pode causar uma série de problemas à saúde. Kris explica: o sangue tem pH próximo a 7 (neutro). O pH baixo, ácido, sufoca o organismo, tirando sua reserva de oxigênio. Uma alimentação alcalina, por outro lado, inunda o corpo de oxigênio, mantendo-o saudável e cheio de disposição. Segundo Kris, quem come carne tem mais probabilidade de ter câncer - o que é reconhecido pelo Insituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.

Preparar e comer

1. Prepare suas refeições como num ritual de amor próprio.
2. Tente não ingerir líquidos durante as refeições - eles diluem o suco gástrico.
3. Não misture proteína com amido na mesma refeição. Essa combinação leva mais tempo para ser digerida no estômago. Além disso, não misture frutas com outros alimentos, principalmente melão.
4. Dê preferência aos grãos integrais e lembre-se: tudo o que é branco é processado.
5. Há raladores especiais para que vegetais, como abóbora e abobrinha, fiquem no formato de macarrão. O bom é que eles podem ser comidos crus.

Faxina na despensa

1. Tudo o que é branco e processado: rua!
2. Leia os rótulos. Caso haja algum ingrediente cujo nome você é incapaz de pronunciar, seu corpo será incapaz de digeri-lo.
3. Se a data de validade for superior à expectativa de vida de um ser humano, com certeza se trata de um produto que vai diminuir a sua data de validade.
4. Diga adiós aos óleos hidrogenados, às gorduras animais cozidas, aos corantes artificiais, flavorizantes, lixos light e refrigerantes.
5. Enquanto estiver na luta contra o tal C (câncer), evite qualquer tipo de açúcar refinado e reduza o consumo de frutas. Muitos médicos alternativos acreditam que o açúcar não apenas debilita o sistema imunológico como também alimenta as células cancerígenas! Isso porque aumenta a glicemia, aumentando o nível de insulina - hormônio que ajuda na divisão celular, seja de células cancerígenas ou normais. Ou seja, quanto mais açúcar, mais insulina e, portanto, mais chance das células cancerosas se multiplicarem.

Alimentos orgânicos não contêm agrotóxicos, que são um veneno para o organismo

Lista de compras

.Grãos e massas - milhete, quinua, trigo-sarraceno, macarrão do tipo soba, grãos ou macarrão kamut
.Nozes e sementes cruas - as assadas são rançosas. Amêndoas, nozes pecan ou comuns, macadâmia, avelãs, pinhão, sementes de abóbora, girassol e linhaça, gergelim, manteiga crua de amêndoas, tahini (pasta feita de gergelim).
.Algas - nori, dulse, arame, hijiki.
.Vegetais - todos! Eles duram mais se conservados em saquinhos.
.Frutas - as com baixo teor de açúcar, como o mirtilo, são melhores que as com muito açúcar, como banana. Coma com moderação.
.Pães - os germinados são melhores, pois facilitam a digestão e têm mais nutrientes. Tortilhas são ótimas para fazer wraps. Para comer cereais, misture leite de amêndoas, arroz ou aveia.
.Adoçante - estévia é uma erva poderosa que não contém açúcar, vendida em sachês. Você também pode usar agave, mas é bem doce.
.Óleos para temperar salada - óleo de linhaça e azeite de oliva prensado a frio. Azeites embalados em vidro escuro costumam ser de melhor qualidade.
.Temperos - misture ervas frescas e orgânicas.
.Lanches e comidas rápidas - bolinhos de espelta (ou trigo rústico) ou de açúcar mascavo, homus, azeitonas, produtos à base de soja, pipoca de panela e barrinhas de cereal orgânicas.
.Acessórios - espremedor, processador, secador de salada, liquidificador e uma faca bem afiada! Rótulos - não se esqueça de ler os rótulos! Fique atento a ingredientes ácidos, como levedura, ácido cítrico, vinagre, amendoim e xarope de milho.

Saiba mais

»Aprenda algumas receitas curativas

*Néctar das Deusas
"Faço esta receita todas as manhãs, religiosamente! Este suco é o segredo para uma boa saúde, uma bela disposição e para ficar resplandecente."
Pepino (uso dois para ficar mais docinho), talo de brócolis, broto de ervilha-de-cheiro, broto de girassol ou ambos e couve. Bata no liquidificador e parta para o abraço.

*Batata-doce sagrada
Fatie batata-doce em rodelas finas e coloque-as em uma assadeira. Salpique tahini e alecrim fresco por cima. Deixe assar por cerca de 20 a 25 minutos. Tempere com sal marinho.

*Maionese natural
Várias xícaras de macadâmia, pinhão ou castanha-de-caju, limão, sal marinho, grãos de mostarda seca ou moída, cúrcuma e páprica. Bata tudo no liquidificador. Se ficar muito grosso, coloque um pouquinho de água filtrada.

*Molho Caesar vegan e sexy
Tahini, azeite de oliva, óleo de linhaça, água, missô amarelo, alga dulse (vermelha) e alho. "Este molho pode ficar um pouquinho pesado, por isso é importante usar água para deixá-lo mais ralo. Eu uso dois tipos de óleo em proporções iguais e acrescente uma colherada de missô e uma de tahini. Como o missô é bem salgado, talvez você prefira usar menos. Adoro alho (é um antibiótico natural, afina e limpa o sangue), então coloco dois dentes. Mas cuidado, garota! A maioria das pessoas prefere apenas um."

Resumo

- Coma apenas produtos de origem vegetal e orgânicos (que não possuem agrotóxicos - "se eles são capazes de matar um inseto, imaginem o que fazem nas suas entranhas").
- Ingira alimentos integrais e verdes ricos em clorofila.
- Beba montes de água fresca e filtrada.
- Coma alimentos de origem vegetal com ácidos graxos ômega-3, como a linhaça.
- Consuma uma quantidade moderada, porém adequada, de calorias e pouco açúcar (oriundo de fontes integrais).
- Pelos menos 80% da sua alimentação deve ser composta de comida crua.
- Faça exercícios diariamente.
- Tome um suplemento de enzimas e nutrientes vindos de superalimentos, como espirulina e cloreta.
- Além de tudo isso, eu também tomo vitamina B12, o único nutriente que não pode ser encontrado em uma dieta vegetariana radical.

Fonte: Revista Época Online - Out/2008

Fonte:
http://misturaviva.blogspot.com/2008/10/dieta-que-ajuda-o-organismo-combater-o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário