sábado, 1 de junho de 2013

PODEROSO BRÓCULOS - Sabia que os bróculos combatem o cancro da mama?

Sabia que os bróculos combatem o cancro da mama?


Mais uma excelente razão para comer bróculos e couve-flor: estudo recente revela que mulheres com cancro de mama que comem estes vegetais podem ter uma vida mais longa e vencer o combate contra a doença.

“Quanto mais vegetais crucíferos (couves, bróculos, couve flor e repolho) comer, melhor” afirma Sarah Nechuta, da Universidade de Vanderbilt, Nashville, EUA.
Não custa muito, diz Nechuta, basta incluir na alimentação diária 150 gramas de vegetais crucíferos, o que equivale a uma chávena cheia.

Um dos maiores estudos relacionando cancro da mama com crucíferos foi realizado na China e envolveu 5 mil pessoas com a doença diagnosticada entre 2002 e 2006 e idade entre 20 e 75 anos
Todas as participantes preencheram, durante 3 anos, questionários detalhados da sua alimentação, sendo divididos em grupos, consoante a quantidade de vegetais crucíferos que consumiam.

De acordo com os resultados, mulheres que comeram cerca de 150 gramas diárias dos vegetais em questão tiveram 42% mais probabilidades de sobreviver, 42% menos de chance de morrer de outra causa e a probabilidade do cancro de mama voltar diminuiu em 19%.
Segundo Sarah Nechuta, os vegetais crucíferos contêm grandes quantidades de uma substância chamada glucosinolato, a qual quando ingerida, é convertida em substâncias com alto poder anticancerígeno, como o isotiocianato e o indol.
Neste estudo foram também tidos em consideração factores que afectam a probabilidade de cancro da mama tais como idade, estágio da doença, tratamentos, exercícios físico e alimentação.
É importante ressalvar que este estudo não demonstra que os crucíferos são os principais responsáveis pela sobrevivência à doença.
As mulheres alvo da pesquisa, relativamente aos restantes elementos da amostra, podem ter diferentes características e hábitos que afectam a resistência à doença, como por exemplo vida mais saudável ou maior consumo de vegetais.



Adaptado de Comer brócolis combate câncer de mama? em  hypescience.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário