sábado, 18 de maio de 2013

RESPIRAÇÃO E YOGA

YOGA




O termo Yoga tem origem no sânscrito, gênero masculino. Surgiu há mais de 5000 anos na Índia e foi transmitido por tradição oral até meados do ano 400 A. C., quando foi codificado por Patanjali nos Yôga Sútra. Patanjali dizia em seus ensinamentos: “SABER  RELAXAR BEM é SABER VIVER BEM”. A tradução literal da palavra YOGA: integração, união, e a prática está sempre relacionada à força, poder e energia. Os efeitos sobre o corpo, sua flexibilidade muscular, aumento de vitalidade e administração do stress fazem-se sentir muito rapidamente. O Yoga é o equilíbrio perfeito entre o corpo e a mente, autosuficiência, bem estar e satisfação. Através do Yoga há maior vigor, mais vitalidade, bem como serenidade, tornando a vida com o mundo externo mais fácil de ser vivida.
Fazer Yoga não significa apenas fazer exercícios físicos como uma ginástica aeróbica.
A diferença entre exercício físico tradicional e o ásana (ásana é toda posição firme e agradável). Se for só exercício físico não é Yoga.
Tem que ter três fatores:
• posição física
• respiração coordenada
• atitude interior
Uma das características do Yoga são as regras gerais de execução, justamente por constituírem o alicerce da auto-suficiência.
Essas regras são:
• respiração coordenada
• permanência no exercício
• repetição
• localização da consciência
• mentalização
• ângulo didático
• compensação
• segurança
Em particular a prática do Yoga traz um grande trabalho de encontro com o ser humano e o seu interior, uma vez que, na vida agitada do nosso século, a chamada PAUSA na corrida diária é inexistente. E é nessa PAUSA que surgem descobertas maravilhosas: a capacidade de melhor convivência com o próximo , mais tolerância, maior paz e amor como tudo e todos.
A movimentação, postura, exercícios respiratórios, atitude mental, dão e darão uma dimensão diferente, mais iluminada, alegre e feliz.
O Yoga não é para ser lido, é sobretudo para ser compreendido, vivido e sentido.
No descobrimento do seu corpo, a sua vida!
Não existe melhor Mestre do que a sua consciência interior.
Os caminhos mais místicos do Yoga, às vezes, não são compatíveis com os enfoques ocidentais; mas você não precisa necessáriamente ser um místico para galgar o cume da montanha do seu verdadeiro “EU”. Para esclarecimento:
      *  Hatha Yoga – Yoga do corpo físico
      *  Raja-Yoga – Yoga da paz espiritual
      *  Karma Yoga – Yoga da ação, do trabalho
      *  Bhakti Yoga – Yoga da renúncia da abstenção
      *  Jnana-Yoga – Yoga do caminho filosófico
A senda do Yoga compreende oito membros, esses não podem, não devem ser separados, pois estão profundamente entrelaçados formando um “TODO”.
São os oito membros:
1. Yama
2. Niyama
3. Ásanas – exercícios corporais
4. Pranayama – cultura respiratória
5. Prathyara – recolhimento interior
6. Dharana – concentração absoluta
7. Dhyana – meditação
8. Samadhi – estado de paz total
(sendo Yama e Nyama os valores positivo e negativo)
Desejo que o Yoga faça nascer em você o interesse maior em que você receba os benefícios dessa prática indiana tão jovem quanto milenar.
Pax!!!




A IMPORTÂNCIA DA RESPIRAÇÃO






O respirar é uma das coisas que deve ser cuidada porque ela é uma das mais importantes. Se você não está respirando totalmente, você não pode viver totalmente. Assim quase sempre você estará contendo alguma coisa, mesmo no amor. Mesmo falando, você estará contendo. Você não se  comunicará completamente; alguma coisa sempre permanecerá incompleta.
Uma vez que a respiração esteja perfeita tudo o mais entra nos trilhos. Respiração é vida. Mas as pessoas ignoram isso, elas não se preocupam com ela de nenhuma maneira, elas não prestam nenhuma atenção nela. E toda mudança que  vai acontecer, vai acontecer através da mudança em sua respiração. Se  por muitos anos você esteve respirando erradamente, respirando superficialmente, então a sua musculatura de tornou fixa, então não é apenas uma questão de sua vontade. É como se alguém não se movesse por anos: as pernas ficaram mortas, os músculos se encolheram, o sangue não circula mais. De repente a pessoa decide um dia ir para uma longa caminhada, está bonito, um pôr do sol. Mas ele não pode se mover; apenas por pensar não vai acontecer. Agora muito esforço será necessário para trazer estas pernas mortas para a vida novamente.
A passagem da respiração tem uma certa musculatura em volta dela, e se você esteve respirando erradamente, então a musculatura se tornou fixa. Agora levará um certo tempo para mudá-la pelo seu próprio esforço.
Quase todo mundo respira erradamente, porque toda a sociedade está baseada em condicionamentos, noções e atitudes muito erradas. Por exemplo: uma criança pequena está chorando e a mãe diz para ela não chorar. O que a criança fará? Porque o choro está vindo e a mãe disse para não chorar. Ela vai começar a segurar a respiração porque este é o único jeito de parar o choro. Se você segura sua respiração, tudo para, choro lágrimas, tudo. Então mais e mais isso se tornará uma coisa fixa, não fique com raiva, não chore, não faça isso, não faça aquilo. A criança aprende que se ela respira superficialmente então ela permanece no controle.

E a respiração muda continuamente com as emoções. Quando você está com raiva, sua respiração é desritmada, assimétrica. Quando você está na luxúria sexual, sua respiração é quase insana. Quando você está calmo e quieto, satisfeito, sua respiração tem uma qualidade musical; sua respiração é quase uma canção. Quando você está se sentindo em casa na existência, quando você não tem desejo e você está se sentindo contente, de repente a respiração quase pára. Quando você está em um estado de admiração, maravilha mento, a respiração  pára por um momento. E estes são os grandes momentos da vida, porque somente nesses momentos da vida quando a respiração quase pára você está em completa afinidade com a existência: você está em Deus e Deus está em você.
A sua experiência de respirar tem que ser mais e mais aprofundada, esmiuçada, observada, olhada, analisada. Veja como a sua respiração muda com  suas emoções e vice-versa, como as suas emoções mudam sua respiração. Por exemplo: quando você está com medo, olhe a mudança na sua respiração. E  então, um dia, tente mudar a respiração para o mesmo padrão como quando você estava com medo. E você ficará surpreso que se você muda a sua respiração para exatamente  o que ela era quando você estava assustado, o medo surgirá em você imediatamente. Olhe a sua respiração quando você está profundamente em amor com alguém; segurando a mão dele, abraçando o seu amado, olhe a sua respiração. E então, um dia, apenas sentado silenciosamente embaixo  de uma árvore, observe a si mesmo novamente respirando do mesmo jeito. Repita o padrão… Respire da mesma forma como se você estivesse abraçando seu amado e você ficará surpreso; toda a existência se torna o seu amado. Novamente existe um grande amor surgindo em você. Eles vão juntos. Por isso no Yoga, no Tantra, no Tao, em todos estes três sistemas e ciências da consciência humana e da expansão da consciência humana – respirar é um dos fenômenos chaves. Todos eles trabalham na respiração.
Todo o sistema de meditação depende de uma certa qualidade da respiração. Simplesmente olhe a sua respiração, sem mudá-la.Simplesmente olhe. Mas você ficará surpreso; no momento que você olha para a sua respiração, ela muda, porque estar alerta tem seu próprio ritmo. O observar irá trazer o seu próprio tipo de respiração, ela vem por si mesma. E lenta lentamente você ficará surpresa; quanto mais alerta você se torna, menos você respira. A respiração se torna mais longa, mais profunda.
Respire lentamente, quietamente, longas e profundas respirações e de repente você verá a vigilância surgindo em você. É como se cada emoção tem uma polaridade em seu sistema de respiração; ela pode ser disparada pela sua respiração.
E lembrem-se cada respiração sua não é apenas uma, respiração. Ela é também um pensamento, uma emoção, uma fantasia. E isso será entendido apenas se você observar a sua respiração por alguns dias. Quando você está distraído, observe; sua respiração será distraída também. Quando você não está distraído, quando você está sentado silenciosamente sem nenhuma distração, sua respiração será calma, silenciosa, rítmica; ela terá a qualidade de uma música sutil. E aquela qualidade é o meio exato, porque você não está fazendo nada, e, entretanto não está adormecido. Você não está nem ativo e nem passivo. Você está equilibrado. E neste momento de equilíbrio você está o mais próximo da realidade, de Deus, do paraíso.
A sua respiração não é apenas respiração, porque a respiração é a sua vida; ela contém tudo o que a vida contém…




OS BENEFÍCIOS DA RESPIRAÇÃO NASAL


Em seu livro “Ciência Hindu Yogue da respiração”. Ramacháraca  menciona: “Não deveria ser necessário dizer ao estudante que o método normal de respiração é o de tomar o ar através das fossas nasais; porém, a ignorância deste simples fato, entre os povos civilizados, é surpreendente… Muitas enfermidades, às quais está sujeito o homem civilizado, indubitavelmente são causadas pelo hábito comum de respirar pela boca.”
Entre os princípios benéficos resultantes diretamente da respiração nasal, podemos citar:
 
a) Na inspiração:
- O ar é filtrado nas fossas nasais, onde fica retida grande parte das partículas em suspensão.
- Os germes e vírus, contidos no ar, são igualmente, retidos nas fossas nasais, onde sofrem a ação anti-séptica do mundo aí existente.

- Quando a quantidade de partículas ou micróbios, em suspensão no ar, for excessiva a ponto de irritar as fossas nasais, provoca-se um estímulo que resulta no espiro, o qual expulsa energeticamente as partículas irritantes.
 
- O ar pré-aquecido, ou, de forma mais ampla, sofre uma regulação térmica, para chegar aos tecidos delicados dos pulmões em uma temperatura adequada, prevenindo-se, assim, inúmeras enfermidades pulmonares. Tanto os ares frios, como o ar excessivamente quente, causam danos aos tecidos que revestem os espaços internos das vias e órgãos respiratórios. Cita-se por exemplo, a fumaça quente aspirada pelo fumante, a qual, no seu trajeto para os pulmões, destrói as células ciliadas que recobrem as paredes internas dos tubos respiratórios (traquéia e brônquios). São estas células que, quando sãs, através do seu movimento ciliar constante, ajudam a eliminar as impurezas que chegam aos pulmões. Quando destruídas, esta função inexiste, resultante na tosse rouquenha permanente dos fumantes inveterados.
 
- O ar tem sua umidade regulada, de modo que  atinja os pulmões sem causar desequilíbrios na umidade dos tecidos internos.
- Estando equilibrados todos os aspectos acima referidos, o ar chega as paredes alveolares em condições ótimas, que favorecem o intercâmbio com os capilares sanguíneos, para a realização das trocas gasosas.
 
b) Na expiração:
- O ar auxilia a expelir as partículas e germes que, eventualmente, tenham sido retidos nas fossas nasais, ajudando a mantê-las limpas.
- O ar expelido devolve às fossas nasais a temperatura e a umidade emprestada para seu pré-aquecimento, mantendo-as aquecidas e úmidas, o que favorece a perfeita irrigação sanguínea local, condição indispensável à manutenção do bom desempenho de suas funções protetoras.





BENEFÍCIOS DA RESPIRAÇÃO COMPLETA “O PENSAMENTO É MESTRE DOS SENTIDOS,E A RESPIRAÇÃO É MESTRE DOS PENSAMENTOS.”





O ato mecânico da respiração pode ser analisado em três fases distintas:
a) Respiração inferior ou abdominal, também chamada respiração diafragmática: contraindo-se, desce, provocando a expansão da base dos pulmões, que enchem de ar. Na seqüência dos movimentos de inspiração e expiração, as costelas permanecem imóveis, e apenas se manifesta o movimento rítmico natural do abdome, que se salienta, durante a inspiração, e se retrai na expiração.
b) Respiração média ou costal: é a  fase em que atuam os músculos intercostais, afastando as costelas e dilatando a caixa torácica como um fole, enchendo de ar a região média dos pulmões.
c) Respiração superior ou clavicular: é a fase em que os músculos erguem as clavículas, provocando o enchimento de ar na parte superior dos pulmões. Se compararmos as quantidades de ar inspiradas em cada fase, observaremos que a respiração diafragmática corresponde a maior volume, seguindo-se a fase costal e, por último, a fase clavicular. Se, porém, atentarmos para o esforço despendido na execução de cada fase do movimento, concluiremos que, em seu estado natural, a respiração diafragmática requer o mínimo esforço, comparativamente.
Cabe, aqui, uma explicação: os compêndios que abordam a anatomia e a mecânica da respiração são unânimes em afirmar que o principal músculo respiratório é o diafragma. E estão corretos, apenas salientando-se que, devido aos hábitos civilizados, a maioria dos humanos já não utiliza o diafragma convenientemente. Cinturões apertados, ou qualquer peça do vestuário, que restrinjam ou impossibilitem a expansão do abdome, tornam inoperante aquele músculo.
Com o passar do tempo, ele cai perdendo sua elasticidade e capacidade de contração, reduzindo consideralmente sua ação no movimento respiratório, além de provocar outras deficiências, conforme veremos a seguir.
Pois bem, e o que vem a ser a respiração completa?
Chama-se respiração completa, também conhecida por respiração yogue, já que o Yoda lhe dá especial atenção, ao ato respiratório que inclui, na respiração, as três fases do movimento acima analisado, na seguinte ordem: fase inferior, média e superior, e cuja expiração resulta do simples relaxamento da musculatura, devolvendo ao tórax e abdome as suas posições naturais de repouso.
Relacionaremos, a seguir, os principais benefícios decorrentes da respiração completa. Antes porém, queremos citar que esta respiração se compõe, acima de tudo, de movimentos naturais, e que o ser humano, por ter adquirido hábitos contrários à natureza, se afastou de tal modo dela que, para retornar, tem que se submeter a disciplinas reeducativas. Van Lysebeth recorda que a respiração ideal deve ser PROFUNDA, LENTA, SILENCIOSA, CÔMODA.
A respiração completa expande os pulmões à sua máxima capacidade, melhorando consideravelmente os intercâmbios gasosos (absorção de oxigênio e eliminação de gás carbônico), já que o grande volume de ar inspirado faz com que o movimento seja lento (diminuição da freqüência respiratória), permitindo melhor adaptação da pressão do sangue venoso à do ar alveolar.
Segundo investigações feitas por P. Heger, quando o pulmão contém mais ar é quando, também contém mais sangue. Daí resulta em complementação ao citado no item anterior, uma melhora no rendimento das funções respiratórias, em decorrência de maior afluxo de sangue aos tecidos alveolares.
O movimento contínuo e ritmado de vaivém do diafragma funciona como uma bomba aspirante – permanente para a circulação venosa da porção inferior do corpo humano, da seguinte maneira: a veia cava inferior que recolhe ao átrio direito do coração. Todo o sangue proveniente da região abdominal e dos membros inferiores cruza o diafragma antes de chegar ao coração, quando o diafragma se contrai, durante a inspiração, o seu movimento descendente provoca tensões nas paredes da veia cava inferior, impulsando o sangue ao coração, durante a expiração, o diafragma sobe, e as  paredes da veia se relaxam, permitindo que se encha novamente de sangue. Por este motivo, alguns autores denominam o diafragma de coração de circulação venosa. O  sangue venoso é literalmente succionado das vísceras abdominais, prevenindo-se, assim, o seu congestionamento.
Além dos benefícios diretos decorrentes da ativação da corrente sangüínea, os órgãos abdominais são continuamente massageados pela ação mecânica do diafragma, decorrendo estímulos muito benéficos ao bom desempenho das funções gástricas.
Aumento da resistência geral do corpo a doenças, em conseqüência da melhora respiratória e circulatória, bem como do melhor desempenho das funções gástricas.
Pasteur citou: “Diminua a resistência orgânica por qualquer meio, e verá os micróbios, até então inofensivos, converterem-se em agentes de infecção.”
RESPIRAR É VIVER. RESPIRE BEM E VIVA MELHOR. Aprenda a respirar corretamente a recompensa será maravilhosa:
- O corpo volta a ser forte e são, o excesso de gordura desaparece.
- O rosto resplandece, os olhos cintilam, um encanto particular desprende-se de toda a personalidade.
- A voz fica suave e melodiosa.
- A pessoa fica livre da enfermidade.
- A digestão é feita com facilidade.
- Todo o corpo purifica-se, e o espírito concentra-se facilmente.
- A prática constante desperta as forças espirituais latentes, traz a felicidade e a paz.

Mudando a maneira de respirar, mudamos o trabalho do cérebro e ganhamos controle sobre o sistema metabólico e a saúde mental, secreções, ondas cerebrais, etc.





Equilíbrio



Todo o trabalho do Yoga baseia-se na busca do equilíbrio entre o Micro e o Macrocosmo. Mediante uma Cultura Psico-física, o discípulo estimula o desenvolvimento dos centros neurofluídicos ( chakras), que no ser humano corresponde à glândulas endócrinas ou plexos e despertam, ao assimilar a energia vital, o poder de projetar sua individualidade até as esferas superiores.
São chamados yogues aqueles para quem o ouro ou uma simples pedra têm o mesmo valor, os que são indiferentes ao prazer e à dor, permanecendo unidos com as Esferas Superiores da Existência na convicção de que o conhecimento elimina as dúvidas e as ilusões da existência material.
Para cumprir com os princípios yoguísticos não é necessário retira-se do mundo, nem abster-se do alimento e do repouso, mas permanecer em perfeito equilíbrio sem nenhuma classe de exageros. Naturalmente, é preciso tomar algumas precauções antes de empreender o caminho da Realização Espiritual. Isto é: o estudante de Yoga tem de ser prudente e respeitar regras bem definidas.
Não existem limitações com respeito ao sexo, à idade, nem restrições por causa de doenças ou defeitos físicos, para quem deseja transformar sua vida, ser dono de seu destino, controlar os vícios, dominar as paixões, fazer-se imune à infecções e indisposições e, em resumo, praticar esta antiga ciência chamada “YOGA”.
Sendo a “HATHA YOGA” um treinamento psico-físico, devemos atualizá-la nestes dois planos e, portanto, primeiro subjugar o corpo físico, veículo indispensável de todas as nossas ações.
É mais lógico pensar, primeiro, em controlar o corpo, objetivamente, visto que devemos atuar com ele nesta vida.
Seria perigoso, apesar do conhecimento teórico, passar violentamente à ação direta sobre os centros que nunca foram excitados e efetuar os exercícios com um organismo, não treinado. É mais sensato seguir e começar pela ginástica, sem nenhuma concentração mental, treino preliminar que assegura uma correta resistência muscular.




Benefícios em todas as áreas


O Yoga proporciona uma flexibilidade espantosa e um exelente fortalecimento muscular. Com suas técnicas biológicas beneficia a coluna vertebral, os sistemas nervoso, endócrino, respiratório e circulatório.
Os Ásanas ( técnicas orgânicas ) promovem a regulagem do peso por estimulação da tireóide; melhor irrigação cerebral pelas posições invertidas; consciência corporal, coordenação motora e elasticidade dos tecidos.
Os kriyás ( atividades de purificação das mucosas) promovem a higiene interna das mucosas do estômago, dos intestinos, dos brônquios, etc.
Os pranaiamas ( técnicas respiratórias ) fornecem uma cota extra de energia vital, aumentam a capacidade pulmonar, controlam as emoções, permitem o contato do consciente com o inconsciente e ajudam a conseguir o domínio da musculatura lisa.
Os Mantras ( vocalização de sons e ultra-sons ), em primeira instância aplicam vibração vocálica para desesclerosar meridianos energéticos; em segunda instância, permitem ajustar os impulsos de introversão/extroversão e dinamizar chakras; em terceira intância, ajudam a obter o aquietamento das ondas mentais para conquistar uma boa concentração e meditação.
O Yoganidrá ( técnica de descontração ) é o modulo de relaxamento, que auxilia a todos os anteriores e, juntamente com os demais angas da prática, implode o stress.
O samyama ( concentração, meditação e outros estados mais profundos ) proporciona a megalucidez e o outoconhecimento.
Estes efeitos, e muitos outros, são simples conseqüências de técnicas. Ocorrem como resultado natural de estarmos exercitando uma filosofia de vida saudável. Se aprendemos a respirar melhor, relaxar melhor, dormir melhor, comer melhor, excretar melhor, fazer exercícios moderados, trabalhar melhor a coluna e manisfestar uma sexualidade melhor, os frutos só podem ser o incremento da saúde e a redução de estados enfermicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário