segunda-feira, 15 de abril de 2013

TAOÍSMO - CONHECENDO UM POUCO MAIS.....

TAOÍSMO



Taoísmo - 7° Raio - o Violeta, Chakra da Alma. O raio da transmutação e da liberdade da justiça e da misericórdia. O Raio de Saint Germain, de Kuan Yin. As qualidades de Deus que trazem ao homem: Liberdade, Justiça, Tolerância, Misericórdia, Perdão, Ritual de vida, Invocação do Fogo Sagrado, Ação do fluir da Luz, Energia, Diplomacia, Tato, Postura, Ciência da Alquimia, Transmutação da Lei da transcendência, Profecia, .Amor, Compaixão e Oração para servir ao Próximo, Gratidão, Dedicação, Reflexão e Serviço Espiritual.



A religião do Taoísmo nos é de pouco acesso. Trata-se porém de uma das maiores tradições religiosas dentro do imenso mundo chinês. Apesar de nosso pouco acesso, há de se reconhecer duas espécies ou melhor, duas maneiras, pelas quais o Taoísmo pode ser observado. Há por um lado o Taoísmo como religiosidade popular, com seus cultos, suas ações e práticas religiosas, de piedade individual e familiar, de templos e ritos, de oferendas e sacrifícios. Por outro lado há o Taoísmo como forma de pensamento e vida a partir de uma determinada compreensão filosófica. Este é o Taoísmo como filosofia de vida, e esta forma foi elaborada sobretudo por dois grandes mestres chineses: Lao-Tse e Chuang Tzu. O primeiro deles teria vivido lá pelo século quinto antes de Cristo e o segundo pelo século quarto antes de Cristo.


Por um lado há pois uma prática religiosa popular, cheia de ações, muitas delas relacionadas ao próprio corpo, como exercícios de respiração, prática sexual, comida, exercícios de relaxamento, de combinação de cores, etc. ou então relacionadas a lugares nos quais se fazem ações religiosas. Por outro lado há uma maneira de compreender a vida, um modo de pensar: claramente uma filosofia de vida, sem se referir necessariamente a práticas de religiosidade. A ambas as formas se dá o nome de Taoísmo. Seriam ambos a mesma coisa, apenas observado por um ponto de vista diferente? Seriam duas coisas diferentes e independentes? O fato é que existem as duas coisas.


O Taoísmo como filosofia de vida teria sido desenvolvido pelos mestres Lao-Tse e Chuang Tzu. Como a palavra Lao-Tse quer dizer “velho mestre” não se sabe se de fato existiu. O que a tradição nos diz dele é que escreveu um livro, o Tao Te King. Neste livro está a base filosófica do Taoísmo. Ele é composto de 81 pequenos capítulos, com afirmações muito profundas e às vezes difíceis de serem entendidas. Este livro tornou-se muito conhecido em todo o mundo e é, depois da Bíblia, o livro mais traduzido da história da humanidade. Temos no Brasil diversas traduções dele. Nele há afirmações muito interessantes, como por exemplo: “Quem conhece os outros é inteligente; quem conhece a si mesmo é sábio. Quem vence os outros é forte; quem vence a si mesmo é poderoso”. O segundo mestre é um discípulo do primeiro e também deixou um escrito, o chamado “Livro de Chuang Tzu”. Nele estão pequenas histórias do cotidiano, muitas vezes até engraçadas, mas que deixam ensinamentos práticos para a vida.


Alguns conceitos básicos do Taoísmo talvez nos ajudem a termos uma idéia melhor do que é esta filosofia de vida.
a) O TAO. Esta palavra, que é inclusive a origem do nome da religião, quer dizer caminho, no sentido de caminho a ser seguido. No TAO se reconhece ao ordem de todo o universo. Ele é o caminho individual, mas também o caminho para o todo. Para os taoístas, o caminho a ser descoberto e seguido é o caminho da simplicidade. A ordem do universo é a simplicidade. Quanto mais complexa for a organização das coisas, menor chance tem ela de dar certo. As coisas têm um caminho natural, e este é que deve ser descoberto e seguido. O ser humano não deve pois fazer o caminho, construir o seu caminho. Deve sim descobrir e seguir o caminho que lhe é natural. Este conceito teria sido elaborado quando a sociedade chinesa estava em decadência. E aí os mestres do Taoísmo fazem a proposta da volta à simplicidade.

b) O wu-wei. Esta expressão quer dizer “não fazer” ou a “não ação”. O wu wei não é a mera inatividade, mas sim a ação perfeita. É a ação feita em perfeita harmonia com o todo, em perfeita harmonia com a natureza, em perfeita harmonia com a pessoa e sua situação. É totalmente livre, porque nela não há nenhuma força ou violência. O Taoísmo crê que existe uma maneira natural de ser e de agir. Esta maneira de agir é tão harmônica e tão equilibrada, que ela não irá se chocar com nada. Ela é simples e natural. É como a água de um rio: quando ela encontra o seu caminho natural, ela corre em harmonia. Assim também o ser humano deve descobrir sempre o seu caminho natural. Com isso ele irá agir sem qualquer violência, mas irá sempre alcançar o objetivo de sua ação.


c) O Yin e Yang. Outros dois conceitos muito importantes do Taoísmo são os conceitos yin e yang. Estes dois conceitos surgiram há muitos séculos antes de Cristo e foram acolhidos e trabalhados pelo Taoísmo. A idéia é que todo o universo existe na tensão entre dois pólos, ou duas forças: o polo yin e o polo yang. Eles são a polaridade a partir da qual surgiu o universo, na base de todas as coisas está esta polaridade. Elas são, por exemplo, as forças do feminino (yin) e do masculino (yang). Todos os elementos da natureza podem ser classificados como yin ou yang. Originalmente yin e yang designavam o lado sombreado e o lado ensolarado de uma montanha. Assim, fundamentado nesta teoria, tudo o que está ligado à terra é feminino e do âmbito de yin. Tudo o que está ligado ao céu é de yang e é masculino, pois o céu e a terra, o sol e a lua têm sua origem de yin e yang. Yang é a força de iniciar, de dar começo, algo dinâmico, que se expande, é redondo, se movimenta, é masculino e fecundante. As associações elementares com yin, por outro lado, são: algo que se completa, estático, conservador, includente, quadrado, tranqüilo, feminino, que dá à luz. A idéia destes dois princípios foi estendida a outros âmbitos, vindo a designar aspectos complementares em grupos sociais e a complementariedade sexual. Por trás dos conceitos de yin e yang está tanto a idéia de forças contrárias, como também a idéia da complementariedade, da interdependência, da confluência. Tudo o que existe, está ligado a estes dois princípios.

Para os taoístas, o ser humano deve pois descobrir seu caminho (TAO), agir de maneira perfeita e natural (wu-wei), percebendo que nele há forças que são contraditórias e complementares (yin e yang).


O Ch'i

A palavra mais usada e abusada no Taoísmo é Ch’i, ou qi. Pode ser traduzida por "energia", "poder vital", "poder interior", ou simplesmente alento. Muitos estudiosos sugerem que é uma palavra que não poderia ser traduzida. A letra escrita que representa Ch’i na sua forma antiga mostra água se transformando em vapor, e significa "nuvens de vapor". E quando um chinês quer falar "respiração", ele usa a palavra Ch’i. se uma pessoa está doente, o médico confirma que o Ch’i da pessoa está funcionando mal. Ch’i é o que pode mudar de uma hora para outra , e causar a mudança, ao mesmo tempo; o que pode algumas vezes ser visto e outras vezes não...

O Ch’i está presente em tudo no universo, e é também o TAO. O Ch’i forma a essência da existência e a compreensão da evolução cósmica. Nós já sabemos que yin e yang são usados para explicar todas as mudanças, mas eles não são mais do que o próprio Ch’i, chamado yinch’i e yangch’i.

O Ch’i interage com o Jing, ou essência. Ele é considerado a origem do corpo. Sem esse Jing, o corpo não existe, e não pode fabricar Ch’i.

Para manter a saúde, é essencial resguardar o Jing da pessoa. Por isso se compreende por que os médicos chineses se interessam muito pela vida sexual do paciente. Quando muito Jing é perdido, não consegue ser reposto pelo corpo, que carece de sua fonte essencial.

O Ch’i, como uma transformação de Jing, pode ser transformado ou refinado em Shen, que significa a consciência e a inconsciência, ou melhor, o espírito.

O Taoísmo tem esse nome porque mostra como viver de acordo com o Tao, a fonte de todas as coisas, indo ao sabor da corrente, não lutando contra a maré. "O Tao nada faz, mas ao mesmo tempo nada deixa de ser feito."

As forças opostas são independentes e cada um contém a semente ou potencial da outra. O yin está associado à escuridão, à água e ao feminino; o yang, à luz, à atividade, ao ar e ao masculino. O Taoísmo, como outros cultos orientais, assume uma equação entre o mundo exterior e o mundo interior. O homem e o mundo são funções um do outro, o que normalmente uma pessoa comum não percebe. Para que isso se manifeste, existe um "know-how" de dois estágios: o primeiro é o uso apropriado do sexo; o segundo é desenvolver uma estrutura interior meditativa, um "corpo sutil" feito de energias, fazendo com que cada um entre em harmonia com o Todo.
Isso no Tao é experimentado como tranqüilidade total.


Tai Chi

O Taoísmo é a religião que mais trata da saúde: a longa vida ou a imortalidade é um de seus objetivos. Aqui, o ideograma chinês da longevidade.
O TAI CHI É A PRÓPRIA EXPRESSÃO DO TAOÍSMO

O Tai chi incorpora os princípios taoístas do Tao Te-Ching. Inspirado na luta de uma águia com uma cobra, observada uma vez por um mestre taoísta, consiste em concentrar a energia, extraindo a força da terra e o ch’i do céu.

Dizem que a história do Tai chi vem da crença do elixir da longa vida, na época da dinastia Han.
O preparo desse elixir foi tentado pelos alquimistas da época, causando várias baixas na família imperial, pois se utilizavam do cinabre, um composto altamente venenoso.

A busca então se dirigiu para o interno, para as disciplinas mentais e físicas.


Feng Shui
A prática do Feng Shui, ou geomancia, com todo o equilíbrio do yin e do yang dentro e fora da casa em que moramos, e a circulação do Ch’i pelo ambiente, são muito praticados na China ( e atualmente no mundo inteiro). Manifestação popular da visão taoísta, o Feng Shui é poderosamente mágico e determina construções, local de habitação para mortos e vivos, a adequação ou não de cômodos para viver, dormir e trabalhar.


Acunpuntura

Os desenhos do microcosmo interno podem ser vistos como um rio fluindo através de cadeias de montanhas (a coluna vertebral), e os textos médicos taoístas o mostram correndo diretamente através da coluna e do cérebro. Os taoístas sabem manter esses caminhos e passagens em equilíbrio, e consequentemente manter a saúde.
Quando trata de um paciente, o médico acupunturista pode consultar um instrumento que mede o espaço e o tempo, para encontrar a localização exata do Shen, ou espírito.
Se ele inserir a agulha incorretamente, no lugar em que o espirito está morando, ele se arrisca a matar o paciente, em vez de curá-lo.
O Shen, ou espírito, circula constantemente através do corpo e é mais ativo em certas áreas, e em certos momentos; seu movimento é relacionado com a atividade do Sol, da Lua e das estrelas.

Comer, beber, dormir, trabalhar e sexo são consideradas atividades normais, se estão em equilíbrio. O que comemos, e em que quantidades, precisa ser ajustado às nossas circunstâncias. Às vezes dormir o suficiente ou além da conta é fundamental para resgatar a saúde e o equilíbrio.
Muito trabalho e muita tensão vão produzir um mal funcionamento do corpo; falta de sexo faz a pessoa se sentir miserável; para outros, o sexo de determinadas maneiras pode levar a sérias doenças.

Quer o que façamos, se o fazemos em condições perigosas ou exageradas, isso Vai afetar nossa saúde. Os textos taoístas discutem dietas e alimentos que curam.
O objetivo é Ter controle da própria saúde. A região abdominal é a área da água, enquanto a cabeça é a área do fogo.


Fonte: http://www.espiritnet.com.br/tao2.htm
Prof. Volney J. Berkenbrock

Nenhum comentário:

Postar um comentário